Julgamento Final e a Segunda Morte (Apocalipse 20:1-15)

1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.

2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.

3 E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.

6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

7 E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,

8 E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.

9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.

10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

11 E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.

12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Apocalipse

O Julgamento de Satanás (Apocalipse 20:1-3)

O anjo com “a chave do abismo” prenuncia o julgamento de “Satanás” (v. 1). “Amarrado por mil anos”, Satanás será impedido de enganar as nações durante esse período (v. 2). Seu confinamento no abismo simboliza sua derrota e a vitória de Cristo sobre o mal.

O Reino Milenar e a Primeira Ressurreição (Apocalipse 20:4-6)

Após a amarração de Satanás, os tronos são estabelecidos e o julgamento é dado aos justos (v. 4). Os mártires, que se recusaram a adorar a besta ou receber sua marca, vivem e reinam com Cristo por mil anos (v. 4). Eles participam da “primeira ressurreição”, onde são abençoados e isentos da segunda morte (v. 6).

A Libertação de Satanás e a Batalha do Armagedom (Apocalipse 20:7-10)

Ao término dos mil anos, “Satanás será solto da sua prisão” e enganará as nações com seu exército de “Gogue e Magogue” para sitiar o arraial dos santos (vv. 7-9). No entanto, Deus intervém com fogo do céu, destruindo os atacantes e lançando “Satanás”, “a besta” e o “falso profeta” no lago de fogo (v. 10).

O Julgamento Final e a Segunda Morte (Apocalipse 20:11-15)

Um grande trono branco é erguido, representando o julgamento final (v. 11). Os mortos são ressuscitados e julgados “pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (v. 12). “A morte e o inferno” também são lançados no lago de fogo (v. 14), simbolizando a destruição do poder da morte e do domínio do pecado. “Aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (v. 15), experimentando a segunda morte – separação eterna de Deus.## A Prisão do Diabo (Apocalipse 20:1-3)

Um anjo desce do céu com a chave do abismo e uma corrente, prendendo o diabo, a serpente antiga. Ele é amarrado por mil anos e lançado no abismo, selado para não enganar as nações até o fim do período.

O Trono do Julgamento (Apocalipse 20:4-6)

Tronos são colocados e a autoridade para julgar é concedida. Os mártires e aqueles que permaneceram fiéis durante a grande tribulação são ressuscitados e reinam com Cristo durante mil anos. A segunda morte não tem poder sobre eles, pois se tornaram sacerdotes de Deus e de Cristo.

A Soltura e a Batalha Final (Apocalipse 20:7-10)

Após os mil anos, Satanás é solto de sua prisão e enganará as nações, incitando uma batalha contra os santos. Mas o fogo de Deus desce do céu e consome os rebeldes. Satanás, a besta e o falso profeta são lançados no lago de fogo, atormentados eternamente.

O Julgamento Final (Apocalipse 20:11-15)

Um grande trono branco é visto, e aqueles que estão presentes fogem de sua presença. Os mortos são ressuscitados e julgados pelas obras registradas nos livros. O mar, a morte e o inferno libertam seus mortos, e eles também são julgados. A morte e o inferno são lançados no lago de fogo, que representa a segunda morte. Aqueles que não estão inscritos no livro da vida também são lançados no lago de fogo.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo