José esconde a taça e acusa seus irmãos de roubo (Gênesis 44:1-13)

1 E deu ordem ao que estava sobre a sua casa, dizendo: Enche de mantimento os sacos destes homens, quanto puderem levar, e põe o dinheiro de cada um na boca do seu saco.

2 E o meu copo, o copo de prata, porás na boca do saco do mais novo, com o dinheiro do seu trigo. E fez conforme a palavra que José tinha dito.

3 Vinda a luz da manhã, despediram-se estes homens, eles com os seus jumentos.

4 Saindo eles da cidade, e não se havendo ainda distanciado, disse José ao que estava sobre a sua casa: Levanta-te, e persegue aqueles homens; e, alcançando-os, lhes dirás: Por que pagastes mal por bem?

5 Não é este o copo em que bebe meu senhor e pelo qual bem adivinha? Procedestes mal no que fizestes.

6 E alcançou-os, e falou-lhes as mesmas palavras.

7 E eles disseram-lhe: Por que diz meu senhor tais palavras? Longe estejam teus servos de fazerem semelhante coisa.

8 Eis que o dinheiro, que temos achado nas bocas dos nossos sacos, te tornamos a trazer desde a terra de Canaã; como, pois, furtaríamos da casa do teu senhor prata ou ouro?

9 Aquele, com quem de teus servos for achado, morra; e ainda nós seremos escravos do meu senhor.

10 E ele disse: Ora seja também assim conforme as vossas palavras; aquele com quem se achar será meu escravo, porém vós sereis desculpados.

11 E eles apressaram-se e cada um pôs em terra o seu saco, e cada um abriu o seu saco.

12 E buscou, começando do maior, e acabando no mais novo; e achou-se o copo no saco de Benjamim.

13 Então rasgaram as suas vestes, e carregou cada um o seu jumento, e tornaram à cidade.

14 E veio Judá com os seus irmãos à casa de José, porque ele ainda estava ali; e prostraram-se diante dele em terra.

15 E disse-lhes José: Que é isto que fizestes? Não sabeis vós que um homem como eu pode, muito bem, adivinhar?

16 Então disse Judá: Que diremos a meu senhor? Que falaremos? E como nos justificaremos? Achou Deus a iniqüidade de teus servos; eis que somos escravos de meu senhor, tanto nós como aquele em cuja mão foi achado o copo.

17 Mas ele disse: Longe de mim que eu tal faça; o homem em cuja mão o copo foi achado, esse será meu servo; porém vós, subi em paz para vosso pai.

18 Então Judá se chegou a ele, e disse: Ai! senhor meu, deixa, peço-te, o teu servo dizer uma palavra aos ouvidos de meu senhor, e não se acenda a tua ira contra o teu servo; porque tu és como Faraó.

19 Meu senhor perguntou a seus servos, dizendo: Tendes vós pai, ou irmão?

20 E dissemos a meu senhor: Temos um velho pai, e um filho da sua velhice, o mais novo, cujo irmão é morto; e só ele ficou de sua mãe, e seu pai o ama.

21 Então tu disseste a teus servos: Trazei-mo a mim, e porei os meus olhos sobre ele.

22 E nós dissemos a meu senhor: Aquele moço não poderá deixar a seu pai; se deixar a seu pai, este morrerá.

23 Então tu disseste a teus servos: Se vosso irmão mais novo não descer convosco, nunca mais vereis a minha face.

24 E aconteceu que, subindo nós a teu servo meu pai, e contando-lhe as palavras de meu senhor,

25 Disse nosso pai: Voltai, comprai-nos um pouco de mantimento.

26 E nós dissemos: Não poderemos descer; mas, se nosso irmão menor for conosco, desceremos; pois não poderemos ver a face do homem se este nosso irmão menor não estiver conosco.

27 Então disse-nos teu servo, meu pai: Vós sabeis que minha mulher me deu dois filhos;

28 E um ausentou-se de mim, e eu disse: Certamente foi despedaçado, e não o tenho visto até agora;

29 Se agora também tirardes a este da minha face, e lhe acontecer algum desastre, fareis descer as minhas cãs com aflição à sepultura.

30 Agora, pois, indo eu a teu servo, meu pai, e o moço não indo conosco, como a sua alma está ligada com a alma dele,

31 Acontecerá que, vendo ele que o moço ali não está, morrerá; e teus servos farão descer as cãs de teu servo, nosso pai, com tristeza à sepultura.

32 Porque teu servo se deu por fiador por este moço para com meu pai, dizendo: Se eu o não tornar para ti, serei culpado para com meu pai por todos os dias.

33 Agora, pois, fique teu servo em lugar deste moço por escravo de meu senhor, e que suba o moço com os seus irmãos.

34 Porque, como subirei eu a meu pai, se o moço não for comigo? para que não veja eu o mal que sobrevirá a meu pai.

Gênesis

José acusa os irmãos de roubo (Gênesis 44:1-13)

1. José testa seus irmãos (v. 1-3)

José ordena que seu administrador encha os sacos dos irmãos com trigo e esconda sua taça de prata no saco do mais novo, Benjamim. Com isso, ele pretende testar seus irmãos, que ignoram suas intenções.

2. Perseguição e acusação (v. 4-7)

José envia um servo para perseguir os irmãos e acusá-los de roubo. Ele alega que eles retribuíram o bem com o mal e questiona por que roubariam prata ou ouro da casa de seu senhor.

3. Inocência afirmada (v. 8-10)

Os irmãos negam veementemente as acusações e oferecem devolver o dinheiro encontrado em seus sacos. Eles estão dispostos a se tornar escravos se alguém for encontrado com a taça. José concorda, mas afirma que apenas o dono da taça se tornará seu escravo.

4. Busca e revelação (v. 11-13)

Os irmãos despejam seus sacos e José busca a taça, começando pelo mais velho. Eventualmente, ela é encontrada no saco de Benjamim. Os irmãos ficam desanimados e voltam para a cidade com a taça.## O Plano de José para Testar Seus Irmãos (Gênesis 44:1-6)

O Copo de Prata Escondido (Gênesis 44:1-2):
José ordenou ao seu mordomo que enchesse os sacos dos irmãos com mantimentos e colocasse o dinheiro de cada um na boca do saco. Ele também instruiu que o seu copo de prata especial fosse colocado na boca do saco de Benjamim, o irmão mais novo.

A Perseguição e Acusação (Gênesis 44:4-6):
Quando os irmãos saíram da cidade, José enviou um servo para persegui-los. O servo os alcançou e os acusou de roubarem o copo de prata, que supostamente era usado para adivinhação. Ele questionou por que eles retribuíram o bem com o mal.

A Busca e a Descoberta do Copo (Gênesis 44:7-13)

A Negação dos Irmãos (Gênesis 44:7-8):
Os irmãos ficaram chocados e negaram veementemente a acusação. Eles afirmaram que tinham devolvido o dinheiro encontrado em seus sacos e que nunca furtariam objetos valiosos da casa de José.

A Busca e a Descoberta (Gênesis 44:9-13):
José propôs um teste: aquele que encontrasse o copo em seu saco seria escravo, enquanto os outros poderiam ir em paz. Os sacos foram esvaziados e o copo foi encontrado no saco de Benjamim. Angustiados, os irmãos rasgaram suas roupas e voltaram para a cidade.## Ordem de José para aprisionar Benjamim (Gênesis 44:1-11)

José, como governador do Egito, ordenou ao seu mordomo que enchesse os sacos dos irmãos com comida e colocasse o dinheiro de cada um na boca do seu saco. Ele também instruiu que seu copo de prata fosse colocado no saco do caçula, Benjamim. Pela manhã, os irmãos partiram, mas José ordenou que seu mordomo os perseguisse e os acusasse de roubo. O copo, disse ele, era aquele que ele usava para adivinhação.

Confronto e Busca do Copo (Gênesis 44:12-15)

O mordomo alcançou os irmãos e repetiu as acusações de José. Os irmãos ficaram chocados e negaram qualquer irregularidade, oferecendo até mesmo se tornarem escravos se o copo fosse encontrado com qualquer um deles. O mordomo concordou e fez uma busca, começando pelo saco do mais velho e terminando com o de Benjamim. Para espanto dos irmãos, o copo foi encontrado no saco de Benjamim.

Retorno a José e Intercessão de Judá (Gênesis 44:16-34)

Os irmãos retornaram a José com o copo, desolados e sem saber o que fazer. Judá, o porta-voz, não tentou desculpar o roubo, mas reconheceu que Deus havia revelado a transgressão deles. No entanto, ele implorou a José que tivesse misericórdia e que permitisse que ele ficasse como escravo em vez de Benjamim. Judá destacou o amor do pai por Benjamim e o risco de este morrer de tristeza se o filho mais novo não voltasse.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo