(João 4:1-26), (João 4:27-30), (João 4:31-38), (João 4:39-42), (João 4:43-45), (João 4:46-54)

1 Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João,

2 embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos.

3 Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judéia e voltou uma vez mais à Galiléia.

4 Era-lhe necessário passar por Samaria.

5 Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.

6 Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia.

7 Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”.

8 ( Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. )

9 A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? ” ( Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. )

10 Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

11 Disse a mulher: “O senhor não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva?

12 Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado? “

13 Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez,

14 mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

15 A mulher lhe disse: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”.

16 Ele lhe disse: “Vá, chame o seu marido e volte”.

17 “Não tenho marido”, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: “Você falou corretamente, dizendo que não tem marido.

18 O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade”.

19 Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta.

20 Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”.

21 Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.

22 Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

23 No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

25 Disse a mulher: “Eu sei que o Messias ( chamado Cristo ) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós”.

26 Então Jesus declarou: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”.

27 Naquele momento os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: “Que queres saber? ” ou: “Por que estás conversando com ela? “

28 Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo:

29 “Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? “

30 Então saíram da cidade e foram para onde ele estava.

31 Enquanto isso, os discípulos insistiam com ele: “Mestre, come alguma coisa”.

32 Mas ele lhes disse: “Tenho algo para comer que vocês não conhecem”.

33 Então os seus discípulos disseram uns aos outros: “Será que alguém lhe trouxe comida? “

34 Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.

35 Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita.

36 Aquele que colhe já recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe.

37 Assim é verdadeiro o ditado: ‘Um semeia, e outro colhe’.

38 Eu os enviei para colherem o que vocês não cultivaram. Outros realizaram o trabalho árduo, e vocês vieram a usufruir do trabalho deles”.

39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: “Ele me disse tudo o que tenho feito”.

40 Assim, quando se aproximaram dele, os samaritanos insistiram em que ficasse com eles, e ele ficou dois dias.

41 E por causa da sua palavra, muitos outros creram.

42 E disseram à mulher: “Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo”.

43 Depois daqueles dois dias, ele partiu para a Galiléia.

44 ( Jesus tinha afirmado que nenhum profeta tem honra em sua própria terra. )

45 Quando chegou à Galiléia, os galileus deram-lhe boas-vindas. Eles tinham visto tudo o que ele fizera em Jerusalém, por ocasião da festa da Páscoa, pois também haviam estado lá.

46 Mais uma vez, ele visitou Caná da Galiléia, onde tinha transformado água em vinho. E havia ali um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum.

47 Quando ele ouviu falar que Jesus tinha chegado à Galiléia, vindo da Judéia, procurou-o e suplicou-lhe que fosse curar seu filho, que estava à beira da morte.

48 Disse-lhe Jesus: “Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão”.

49 O oficial do rei disse: “Senhor, vem, antes que o meu filho morra”.

50 Jesus respondeu: “Pode ir. O seu filho continuará vivo”. O homem confiou na palavra de Jesus e partiu.

51 Estando ele ainda a caminho, seus servos vieram ao seu encontro com notícias de que o menino estava vivo.

52 Quando perguntou a que horas o seu filho tinha melhorado, eles lhe disseram: “A febre o deixou ontem, à uma hora da tarde”.

53 Então o pai percebeu que aquela fora exatamente a hora em que Jesus lhe dissera: “O seu filho continuará vivo”. Assim, creram ele e todos os de sua casa.

54 Esse foi o segundo sinal miraculoso que Jesus realizou, depois que veio da Judéia para a Galiléia.

João

O Encontro de Jesus com a Mulher Samaritana (João 4:1-26)

Jesus encontra uma mulher samaritana no poço de Jacó e se envolve em uma conversa profunda com ela. Ele revela a ela que ele é o Messias e compartilha as verdades sobre a adoração verdadeira. A mulher percebe que Jesus conhece seus pecados e reconhece que ele é um profeta. Jesus revela a natureza espiritual da adoração e prediz a vinda do Espírito Santo.

O Chamado dos Discípulos (João 4:27-30)

Os discípulos de Jesus retornam e ficam surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher samaritana. A mulher deixa seu cântaro e vai à cidade, testemunhando sobre o encontro com Jesus. Os samaritanos saem da cidade para encontrar Jesus e o convidam a ficar com eles.

O Alimento Espiritual de Jesus (João 4:31-38)

Os discípulos oferecem comida a Jesus, mas ele se recusa, afirmando que tem alimento que eles não conhecem. Ele explica que sua comida é fazer a vontade de Deus e completar sua obra. Jesus também fala sobre a colheita espiritual, enfatizando que aqueles que semeiam e colhem se alegrarão juntos.

A Fé dos Samaritanos (João 4:39-42)

Por causa do testemunho da mulher samaritana, muitos samaritanos acreditam em Jesus. Eles o convidam a ficar com eles por dois dias e, através de suas palavras, ainda mais samaritanos se tornam crentes. Eles reconhecem Jesus como o “Salvador do mundo”.## A Necessidade de Passar por Samaria (João 4:1-4)

O relato começa com os fariseus alertando Jesus sobre o número crescente de discípulos que João Batista estava batizando. Jesus responde a essa notícia deixando a Judéia e retornando à Galiléia, mas sua rota o leva por Samaria, um território habitado por um povo considerado impuro pelos judeus.

O Encontro com a Mulher Samaritana (João 4:5-26)

Ao meio-dia, Jesus encontra e conversa com uma mulher samaritana no poço de Jacó. Apesar das diferenças sociais e religiosas entre eles, Jesus oferece à mulher “água viva”, um símbolo de vida eterna. A mulher fica intrigada e pergunta a Jesus sobre o Messias que virá. Jesus revela a ela que é o Messias.

Os Samaritanos Crêem em Jesus (João 4:27-42)

Os discípulos de Jesus retornam e ficam surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher samaritana. A mulher deixa seu cântaro e vai testemunhar sobre Jesus na cidade. Muitos samaritanos acreditam nele e o convidam a ficar por dois dias. Durante esse tempo, ainda mais samaritanos acreditam em Jesus depois de ouvir sua pregação.

O Regresso à Galiléia (João 4:43-54)

Depois de Samaria, Jesus parte para a Galiléia, onde é recebido com alegria. Ele visita Caná e realiza um milagre, curando o filho de um oficial do rei. Este milagre fortalece a fé do homem e de sua família em Jesus.## O Encontro na Fonte de Jacó (João 4:1-26)

Jesus, o Doador da Água Viva: (João 4:10-15)

Na fonte de Jacó, Jesus revela sua identidade como aquele que pode saciar a sede espiritual eterna dos seres humanos. Ele oferece “água viva”, que representa o Espírito Santo e a graça de Deus, que trazem satisfação e vida duradoura.

A Discussão sobre Adoração: (João 4:19-24)

A mulher samaritana pergunta sobre os locais de adoração, ao que Jesus responde que a verdadeira adoração não é limitada a um lugar específico. Deus busca adoradores que o adorem “em espírito e em verdade”, reconhecendo sua natureza espiritual e seguindo seus ensinamentos.

Jesus, o Messias Revelado: (João 4:25-26)

Quando a mulher reconhece que o Messias está chegando, Jesus se revela como o próprio Messias. Ele declara: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”. Essa revelação transformadora é um ponto crucial na história do evangelho, pois Jesus confirma abertamente sua identidade messiânica.

Testemunho da Samaritana (João 4:27-30)

O Testemunho da Mulher: (João 4:28-29)

Ao deixar seu cântaro, a mulher samaritana testemunha sobre o encontro dela com Jesus. Ela proclama: “Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?”. Seu testemunho é simples, mas poderoso, pois desperta a curiosidade e a fé das pessoas.

A Resposta do Povo: (João 4:30)

O testemunho da mulher atrai os samaritanos, que “saíram da cidade e foram para onde ele estava”. Os versículos sugerem que a mensagem dela ressoa profundamente em seus corações, abrindo-os para a possibilidade de que Jesus possa ser o salvador que eles estão esperando.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo