Jesus Manifesta-se aos Discípulos Após Ressuscitar (João 21:1-25)

Campartilhe:

1 Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim:

2 Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.

3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.

4 E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.

5 Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.

6 E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.

7 Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.

8 E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes.

9 Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão.

10 Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.

11 Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede.

12 Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.

13 Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.

14 E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.

15 E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.

16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

18 Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.

19 E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me.

20 E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?

21 Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será?

22 Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.

23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?

24 Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

25 Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.

João

Jesus Manifesta-se aos Discípulos Pela Última Vez
(João 21:14)

Na terceira manifestação de Jesus ressurreto aos discípulos, Ele os encontrou junto ao mar de Tiberíades. Após uma noite infrutífera de pesca, Jesus os instruiu a lançar a rede no lado direito do barco, resultando em uma pesca milagrosa. Este sinal reconhecido pelo “discípulo a quem Jesus amava” (v. 7) revelou a identidade de Jesus para Pedro, que imediatamente saltou no mar para encontrá-Lo.

Apascenta os Meus Cordeiros
(João 21:15-17)

Após o café da manhã, Jesus questionou Pedro sobre seu amor por Ele, e Pedro respondeu afirmando seu amor. Em resposta, Jesus encarregou Pedro de apascentar Seus cordeiros. A repetição tríplice da pergunta e a resposta resultante destacaram a importância da lealdade e do amor de Pedro, bem como sua responsabilidade de cuidar dos seguidores de Jesus.

O Presente e o Futuro
(João 21:18-19)

Jesus profetizou a morte de Pedro, prevendo o martírio que ele enfrentaria (v. 18-19). Ele também predisse o destino do “discípulo a quem Jesus amava”, cuja vida seria poupada até a segunda vinda de Cristo (v. 20-23). Essas palavras encapsulam a coexistência do presente e do futuro, lembrando aos discípulos a inevitabilidade da morte e a esperança da ressurreição.

O Testemunho Perene
(João 21:24-25)

O testemunho do “discípulo a quem Jesus amava”, que é identificado como o próprio João, é apresentado como verdadeiro e confiável (v. 24). Ele testemunhou as maravilhas e ensinamentos de Jesus, e seus registros escritos desses eventos servem como um testemunho duradouro para as gerações futuras. O Evangelho de João é um lembrete da verdade, do amor e da salvação oferecidos por Jesus Cristo.## O Encontro na Praia (João 21:1-14)

Jesus manifesta-se aos discípulos no Mar da Galileia, ordenando-lhes que lancem a rede à direita do barco. O discípulo amado reconhece Jesus, e Pedro, ao ouvi-lo, lança-se ao mar. Eles pescam uma rede cheia de peixes, mostrando a bênção de seguir a orientação do Senhor.

O Banquete na Praia (João 21:15-19)

Após o café da manhã na praia, Jesus questiona Pedro sobre seu amor por Ele. Pedro declara seu amor, e Jesus o encarrega de pastorear as suas ovelhas. Jesus também prediz o martírio de Pedro, enfatizando que ele deve confiar em Deus mesmo nas provações.

A Preocupação de Pedro pelo Discípulo Amado (João 21:20-24)

Pedro observa o discípulo amado e questiona Jesus sobre seu destino. Jesus responde que o futuro deste discípulo é irrelevante para Pedro, que deve focar em seguir a vontade de Deus. O discípulo amado testemunhou esses eventos e registrou-os para que a verdade permanecesse.

A Conclusão (João 21:25)

O autor conclui que muitas outras coisas que Jesus fez não poderiam ser escritas em um livro. Mas mesmo o que foi registrado é suficiente para mostrar a natureza divina de Jesus e a importância de acreditar Nele.## O Terceiro Encontro com os Discípulos (João 21:1-8)

Após ressuscitar, Jesus se manifestou aos discípulos junto ao mar da Galileia. Pedro, Tomé, Natanael e os filhos de Zebedeu estavam juntos quando Jesus os abordou. Apesar de não o reconhecerem inicialmente, Jesus os instruiu a lançar a rede no lado direito do barco, onde eles encontraram uma grande quantidade de peixes.

O Discípulo Amado Reconhece Jesus (João 21:7)

O “discípulo amado”, que se acreditava ser João, reconheceu Jesus e informou a Pedro. Imediatamente, Pedro se lançou ao mar enquanto os outros discípulos remavam até a praia. A rapidez com que Pedro reconheceu Jesus destaca sua devoção e fé.

Um Farto Banquete na Praia (João 21:9-13)

Quando chegaram à praia, os discípulos encontraram brasas e peixe assado. Jesus os convidou a comer e, ao fazê-lo, lembrou seus seguidores da comunhão que tinham com ele. O pão e o peixe podem simbolizar seu próprio corpo e sangue, que ele ofereceu no sacrifício.

O Encargo de Pedro (João 21:15-19)

Após o banquete, Jesus encarregou Pedro de cuidar de seu rebanho. Ele perguntou a Pedro três vezes se ele o amava, refletindo a negação tripla de Pedro antes da crucificação. Cada vez que Jesus perguntava, Pedro respondia afirmativamente, mas a pergunta repetida destacava a importância do amor e da fidelidade.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba as atualizações

Leia mais:

Como Descobrir Numero Cartao Sus

Como Descobrir Número do Cartão SUS O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das principais ações da saúde pública no Brasil, garantindo atendimento médico

Como Descobrir Nome De Fonte

Como Descobrir Nome de Fonte Introdução Ao trabalhar com projetos gráficos e digitais, é comum encontrar fontes que já foram utilizadas em trabalhos alheios. Nesse