16 “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa.
17 Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto,
18 para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará”.
Mateus
Revelando a Hipocrisia do Jejum (Mateus 6:16)
Versículo 16: “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa.”
O jejum é uma prática espiritual que deve ser realizada em segredo e com humildade. Os hipócritas usam o jejum como uma demonstração pública de piedade para ganhar a admiração dos outros. No entanto, ao fazer isso, eles perdem o verdadeiro propósito do jejum, que é buscar a face de Deus.
Ocultando a Aparência para Revelar o Coração (Mateus 6:17)
Versículo 17: “Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto”
Em contraste com os hipócritas, que fazem uma exibição pública de seu jejum, aqueles que jejuam genuinamente devem se esforçar para disfarçar sua aparência. O óleo e a água eram usados para melhorar a aparência, então o uso deles durante o jejum simbolizava a intenção de ocultar a abnegação física.
Recompensa Oculta para um Coração Oculto (Mateus 6:18)
Versículo 18: “para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.”
O verdadeiro jejum não se trata de aparência externa, mas de uma conexão interna com Deus. Aqueles que jejuam em secreto e buscam a aprovação de Deus, em vez da admiração dos homens, receberão uma recompensa oculta. Deus vê a sinceridade de seus corações e recompensará aqueles que O buscam com humildade e contrição.## Evitando a Hipocrisia no Jejum (Mateus 6:16)
O versículo 16 adverte contra a hipocrisia no jejum, onde as pessoas demonstram falsamente uma aparência de piedade para receber elogios e reconhecimento humano. Jesus enfatiza que tais indivíduos “já receberam sua plena recompensa” na admiração dos outros, enquanto negligenciam a motivação espiritual genuína.
O Jejum Humilde (Mateus 6:17)
No versículo 17, Jesus instrui os discípulos a jejuar de forma humilde, aplicando óleo em suas cabeças e lavando seus rostos. Isso simboliza a preparação para um tempo de reflexão e comunhão com Deus, em contraste com a ostentação dos hipócritas.
Recompensa Divina (Mateus 6:18)
O versículo 18 promete recompensa divina para aqueles que jejuam com sinceridade, ocultando seu jejum dos outros. Jesus assegura que o “Pai, que vê no secreto”, reconhecerá e recompensará seus esforços espirituais, mesmo que não sejam vistos pelos homens.
Busca da Aprovação Divina
O ensinamento de Jesus sobre o jejum enfatiza a importância de buscar a aprovação de Deus acima da admiração humana. Ele incentiva os discípulos a praticarem a espiritualidade com humildade e sinceridade, evitando a hipocrisia que busca reconhecimento temporário. A recompensa verdadeira vem de um relacionamento íntimo com Deus, que valoriza a motivação e o coração doador.## Não Ostentar a Piedade Diante dos Homens (Mateus 6:16)
- “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando.”
Jesus denuncia os hipócritas que ostentam sua piedade para ganhar o favor dos homens. Eles buscam reconhecimento público e recompensas terrenas, já tendo recebido sua plena recompensa.
Jejuar com Simplicidade e Discrição (Mateus 6:17-18)
- “Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.”
Jesus instrui os verdadeiros crentes a jejuar com simplicidade e discrição. O jejum não é para impressionar os outros, mas para se aproximar de Deus em segredo. Aqueles que buscam a aprovação de Deus serão recompensados secretamente por Ele.