Instruções de Deuteronômio sobre Obediência e Benção (Deuteronômio 8:1-20)

1 Tenham o cuidado de obedecer toda a lei que eu hoje lhes ordeno, para que vocês vivam, multipliquem-se e tomem posse da terra que o Senhor prometeu, com juramento, aos seus antepassados.

2 Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

3 Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhe que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.

4 As roupas de vocês não se gastaram e os seus pés não incharam durante esses quarenta anos.

5 Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina.

6 Obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, andando em seus caminhos e dele tendo temor.

7 Pois o Senhor, o seu Deus, os está levando a uma boa terra, cheia de riachos e tanques de água, de fontes que jorram nos vales e nas colinas;

8 terra de trigo e cevada, videiras e figueiras e romãzeiras, azeite de oliva e mel;

9 terra onde não faltará pão e onde não terão falta de nada; terra onde as rochas têm ferro e onde você poderá escavar cobre nas colinas.

10 Depois que tiverem comido até ficarem satisfeitos, louvem ao Senhor, o seu Deus, pela boa terra que lhe deu.

11 Tenham o cuidado de não se esquecer do Senhor, do seu Deus, deixando de obedecer aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus decretos que hoje lhes ordeno.

12 Não aconteça que, depois de terem comido até ficarem satisfeitos, de terem construído boas casas e nelas morado,

13 de aumentarem os seus rebanhos, a sua prata e o seu ouro, e todos os seus bens,

14 o seu coração fique orgulhoso e vocês se esqueçam do Senhor, do seu Deus, que os tirou do Egito, da terra da escravidão.

15 Ele os conduziu pelo imenso e pavoroso deserto, por aquela terra seca e sem água, de serpentes e escorpiões venenosos. Ele tirou água da rocha para vocês,

16 e o sustentou no deserto com maná, que os seus antepassados não conheciam, para humilhá-los e prová-los, a fim de que tudo fosse bem com vocês.

17 Não digam, pois, em seu coração: “A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza”.

18 Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.

19 Mas se vocês se esquecerem do Senhor, do seu Deus, e seguirem outros deuses, prestando-lhes culto e curvando-se diante deles, asseguro-lhes hoje que vocês serão destruídos.

20 Por não obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, vocês serão destruídos como o foram as outras nações que o Senhor destruiu perante vocês.

Deuteronômio

O Caminho para a Bênção (Deuteronômio 8:1-6)

Deus instrui Seu povo a obedecer Sua lei para que eles possam viver, se multiplicar e herdar a terra prometida (v. 1). Ele lhes lembra como os conduziu pelo deserto, humilhando-os e provando-os para revelar suas intenções (v. 2). O maná que Ele forneceu demonstrou que o homem vive não apenas de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus (v. 3). Suas roupas e sapatos permaneceram intactos por quarenta anos, demonstrando Sua provisão e cuidado (v. 4). Assim como um pai disciplina seu filho, Deus disciplina Seu povo para seu próprio bem (v. 5). Ao obedecer a Seus mandamentos, eles andariam em Seus caminhos e O temeriam (v. 6).

A Boa Terra Prometida (Deuteronômio 8:7-10)

Deus conduz Seu povo para uma terra fértil e abundante, repleta de água e vegetação (v. 7). A terra é rica em grãos, frutas e minerais (v. 8-9). Deus os abençoaria com fartura, para que eles pudessem louvá-Lo pela boa terra que Ele lhes deu (v. 10). Esta bênção estava condicionada à sua obediência e lembrete contínuo do cuidado de Deus.

Advertências contra o Orgulho e o Esquecimento (Deuteronômio 8:11-20)

Deus os adverte contra o esquecimento de Suas bênçãos e a tentação de se orgulharem de seus próprios sucessos (v. 11-14). Ele os lembra de Seu livramento do Egito e das provações que eles enfrentaram no deserto (v. 15-16). Eles não deveriam atribuir sua riqueza à sua própria capacidade, mas sim reconhecer a mão de Deus por trás de suas realizações (v. 17-18). O esquecimento de Deus e a idolatria levariam à destruição, assim como aconteceu com outras nações (v. 19-20). A obediência contínua e a fidelidade a Deus eram essenciais para sua prosperidade e bênção contínuas.## Humilhação e Provação no Deserto (Deuteronômio 8:1-3)

Deus lembra os israelitas de sua jornada de 40 anos pelo deserto, um período de humilhação e provação. O deserto tinha como objetivo testar sua obediência e revelar a verdadeira condição de seus corações. Apesar da fome e da adversidade, Deus os sustentou com maná, demonstrando que o homem não vive apenas de pão, mas de cada palavra que procede da boca do Senhor.

Disciplina do Senhor (Deuteronômio 8:5)

Como um pai disciplina seu filho, Deus também disciplina aqueles que ele ama. A disciplina é uma prova de seu amor e cuidado, um meio de nos moldar e nos levar ao caminho da justiça. Deus deseja que sejamos santos e retos, e sua disciplina é essencial para nosso crescimento espiritual.

Terra Prometida (Deuteronômio 8:7-10)

Deus prometeu aos israelitas uma terra abundante e próspera, mas somente se permanecessem fiéis a ele. Ele os guiaria a uma terra com água abundante, alimentos diversos e riquezas minerais. Deus os exortava a serem gratos pela terra e a louvá-lo por suas bênçãos.

Perigo da Prosperidade (Deuteronômio 8:11-18)

Deus adverte os israelitas sobre o perigo da prosperidade. Ele sabia que a abundância poderia levar ao orgulho e ao esquecimento. Ele os instruiu a lembrar de seus humildes começos e dos sofrimentos que haviam suportado no deserto. A prosperidade não deveria levá-los a confiarem em sua própria capacidade ou a se esquecerem de Deus.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo