Herança das Filhas de Zelofeade e Sucessão de Moisés (Números) (Números 26:33; 27:1-11)

1 E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José; e estes são os nomes delas; Maalá, Noa, Hogla, Milca, e Tirza;

2 E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:

3 Nosso pai morreu no deserto, e não estava entre os que se congregaram contra o Senhor no grupo de Coré; mas morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos.

4 Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.

5 E Moisés levou a causa delas perante o Senhor.

6 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:

7 As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas.

8 E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha.

9 E, se não tiver filha, então a sua herança dareis a seus irmãos.

10 Porém, se não tiver irmãos, então dareis a sua herança aos irmãos de seu pai.

11 Se também seu pai não tiver irmãos, então dareis a sua herança a seu parente, àquele que lhe for o mais chegado da sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será por estatuto de direito, como o Senhor ordenou a Moisés.

12 Depois disse o Senhor a Moisés: Sobe a este monte de Abarim, e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel.

13 E, tendo-a visto, então serás recolhido ao teu povo, assim como foi recolhido teu irmão Arão;

14 Porquanto, no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes ao meu mandado de me santificar nas águas diante dos seus olhos (estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim).

15 Então falou Moisés ao Senhor, dizendo:

16 O Senhor, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação,

17 Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor.

18 Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele.

19 E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe as tuas ordens na presença deles.

20 E põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.

21 E apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o Senhor; conforme a sua palavra sairão, e conforme a sua palavra entrarão, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação.

22 E fez Moisés como o Senhor lhe ordenara; porque tomou a Josué, e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação;

23 E sobre ele impôs as suas mãos, e lhe deu ordens, como o Senhor falara por intermédio de Moisés.

Números

Herança das Filhas de Zelofeade e Sucessão de Moisés

As Filhas de Zelofeade e a Lei da Herança (Números 27:1-11)

  • As filhas de Zelofeade se apresentaram diante de Moisés e dos líderes de Israel, reivindicando a herança de seu pai falecido.
  • Segundo a lei existente, apenas os filhos homens herdavam a propriedade do pai. No entanto, as filhas argumentaram que elas não deveriam ser privadas da herança porque seu pai não teve filhos homens.
  • Deus concordou com o pedido das filhas e declarou que a herança de Zelofeade deveria ser passada para elas.
  • Esta decisão estabeleceu um precedente legal para que as filhas herdassem a propriedade de seus pais na ausência de filhos homens, quebrando a tradição patrilinear.

A Morte de Moisés e a Sucessão de Josué** (Números 27:12-23)

  • Deus instruiu Moisés a subir ao Monte Nebo para ver a Terra Prometida, mas não permitiu que ele entrasse nela.
  • Moisés pediu a Deus que nomeasse um sucessor para liderar Israel.
  • Deus escolheu Josué, filho de Num, para suceder Moisés.
  • Moisés impôs as mãos sobre Josué e o ungiu como novo líder de Israel.
  • Eleazar, o sacerdote, seria o conselheiro de Josué, consultando Deus através do Urim e Tumim.## Herança das Filhas de Zelofeade (Números 26:33; 27:1-11)

O Pedido das Filhas (Números 27:1-4)

As filhas de Zelofeade se apresentaram diante de Moisés, Eleazar e a congregação, alegando que seu pai havia morrido sem deixar filhos. Elas solicitaram uma herança entre os irmãos de seu pai, pois queriam que o nome de Zelofeade fosse preservado dentro de sua família.

A Decisão do Senhor (Números 27:5-7)

Moisés levou o caso das filhas ao Senhor, que respondeu favoravelmente ao pedido delas. O Senhor instruiu que elas recebessem uma herança entre os irmãos de seu pai e que a herança de Zelofeade fosse passada para elas.

Lei da Herança (Números 27:8-11)

O Senhor estabeleceu uma lei de herança para os israelitas, determinando que se alguém morresse sem deixar filhos, sua herança seria dada à sua filha. Se não houvesse filhas, a herança seria passada para seus irmãos e, na ausência deles, para os irmãos de seu pai. Se não houvesse irmãos de seu pai, a herança seria dada ao parente mais próximo da família.

Sucessão de Moisés (Números 27:12-23)

A Ordem do Senhor (Números 27:12-14)

O Senhor ordenou a Moisés que subisse ao Monte Abarim para ver a terra que havia sido prometida aos israelitas. O Senhor também informou a Moisés que ele seria reunido ao seu povo, assim como seu irmão Arão.

O Pedido de Moisés (Números 27:15-17)

Moisés pediu ao Senhor que colocasse um homem sobre a congregação para guiá-los e evitar que se tornassem como ovelhas sem pastor.

A Escolha de Josué (Números 27:18-23)

O Senhor escolheu Josué, filho de Num, para ser o sucessor de Moisés. Moisés impôs as mãos sobre Josué e deu-lhe os mandamentos do Senhor. Josué seria obediente a Eleazar, o sacerdote, que buscaria orientação do Senhor por meio do Urim e Tumim.## As Filhas de Zelofeade e a Herança (Números 26:33; 27:1-11)

Cinco irmãs, Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza, pleitearam perante Moisés, Eleazar e os líderes de Israel para que lhes fosse concedida a herança de seu pai, Zelofeade, que havia morrido sem deixar filhos. (Números 26:33; 27:1-5)

Deus respondeu favoravelmente ao seu pedido, estabelecendo uma lei para que as filhas herdassem a propriedade de seu pai na ausência de filhos. (Números 27:6-8) Esta lei foi posteriormente expandida para incluir irmãos, tios e parentes mais distantes, garantindo assim que a herança não fosse perdida para a família. (Números 27:9-11)

A Morte de Moisés e a Sucessão de Josué (Números 27:12-23)

Deus ordenou a Moisés que subisse ao Monte Nebo e visse a Terra Prometida antes de morrer. Moisés, consciente de sua mortalidade, pediu a Deus que nomeasse um sucessor para liderar o povo de Israel. (Números 27:12-16)

Deus escolheu Josué, um homem cheio do espírito de Deus, para ser o sucessor de Moisés. Moisés impôs as mãos sobre Josué, simbolizando a transferência de autoridade e liderança. Josué seria guiado por Eleazar, o sacerdote, que consultaria Urim e Tumim para receber orientação divina. (Números 27:18-23)

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo