Guerra das Quatro Coligações (Gênesis 14:1-24)

1 E aconteceu nos dias de Anrafel, rei de Sinar, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim,

2 Que estes fizeram guerra a Bera, rei de Sodoma, a Birsa, rei de Gomorra, a Sinabe, rei de Admá, e a Semeber, rei de Zeboim, e ao rei de Belá (esta é Zoar).

3 Todos estes se ajuntaram no vale de Sidim (que é o Mar Salgado).

4 Doze anos haviam servido a Quedorlaomer, mas ao décimo terceiro ano rebelaram-se.

5 E ao décimo quarto ano veio Quedorlaomer, e os reis que estavam com ele, e feriram aos refains em Asterote-Carnaim, e aos zuzins em Hã, e aos emins em Savé-Quiriataim,

6 E aos horeus no seu monte Seir, até El-Parã que está junto ao deserto.

7 Depois tornaram e vieram a En-Mispate (que é Cades), e feriram toda a terra dos amalequitas, e também aos amorreus, que habitavam em Hazazom-Tamar.

8 Então saiu o rei de Sodoma, e o rei de Gomorra, e o rei de Admá, e o rei de Zeboim, e o rei de Belá (esta é Zoar), e ordenaram batalha contra eles no vale de Sidim,

9 Contra Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim, e Anrafel, rei de Sinar, e Arioque, rei de Elasar; quatro reis contra cinco.

10 E o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; e fugiram os reis de Sodoma e de Gomorra, e caíram ali; e os restantes fugiram para um monte.

11 E tomaram todos os bens de Sodoma, e de Gomorra, e todo o seu mantimento e foram-se.

12 Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se.

13 Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão.

14 Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã.

15 E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus criados, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.

16 E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.

17 E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei.

18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

19 E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;

20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

21 E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.

22 Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,

23 Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;

24 Salvo tão-somente o que os jovens comeram, e a parte que toca aos homens que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem a sua parte.

Gênesis

A Aliança de Quatro Reis (Gênesis 14:1-22)

Os reis de Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Belá fizeram guerra contra os reis de Elão, Goim, Sinar e Elasar, que os haviam oprimido por doze anos. Os invasores saquearam as cidades da aliança e levaram Ló, sobrinho de Abrão.

A Vitória de Abrão (Gênesis 14:13-16)

Abrão, informado do cativeiro de Ló, reuniu seus criados e os perseguiu. Ele os derrotou em Dã e os perseguiu até Hobá. Abrão recuperou todos os bens e prisioneiros, incluindo Ló.

O Encontro com Melquisedeque (Gênesis 14:17-24)

Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, abençoou Abrão e louvou o Senhor por sua vitória. Abrão reconheceu a supremacia do Senhor e lhe deu o dízimo de todos os espólios. O rei de Sodoma ofereceu recompensas a Abrão, mas ele recusou, afirmando que havia jurado ao Senhor não tomar nada dos bens dos inimigos.Aliança de Quatro Reis (Gênesis 14:1-4)

Os quatro reis, Anrafel, Arioque, Quedorlaomer e Tidal, formaram uma aliança para guerrear contra as cidades de Sodoma e Gomorra. Eles haviam conquistado essas cidades no passado e agora elas estavam se rebelando.

Conquista de Abraão (Gênesis 14:5-16)

  • Derrota dos Refains, Zuzins e Emins (Gênesis 14:5-6): Quedorlaomer e seus aliados conquistaram essas tribos gigantes que habitavam a região.
  • Destruição dos Amalequitas e Amorreus (Gênesis 14:7): Eles também atacaram os amalequitas e amorreus, que foram derrotados.

Batalha no Vale de Sidim (Gênesis 14:8-12)

  • Revolta das Cidades (Gênesis 14:8): Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar se uniram para lutar contra a aliança de reis.
  • Derrota dos Reis (Gênesis 14:10): A batalha ocorreu no Vale de Sidim, que era coberto de poços de betume. Os reis de Sodoma e Gomorra caíram nesses poços e foram derrotados.
  • Saque das Cidades (Gênesis 14:11-12): Os reis vitoriosos saquearam as cidades e levaram Ló, sobrinho de Abraão, como prisioneiro.

Resgate de Ló por Abraão (Gênesis 14:13-16)

  • Notícias da Captura (Gênesis 14:13): Um fugitivo informou a Abraão sobre a captura de Ló.
  • Perseguição e Vitória (Gênesis 14:14-16): Abraão reuniu seus servos e perseguiu os reis até Hobá, recuperando Ló e os bens saqueados.## A Rebelião da Pentápole (Gênesis 14:4-11)

Os reis da Pentápole (Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Belá) rebelaram-se contra Quedorlaomer, rei de Elão, que os tinha subjugado por 12 anos. No 13º ano, eles se recusaram a pagar tributo, o que levou Quedorlaomer e seus aliados a invadir a região.

Os reis da Pentápole uniram forças e travaram uma batalha no Vale de Sidim (Mar Salgado), mas foram derrotados devido ao terreno cheio de poços de betume. Os reis de Sodoma e Gomorra caíram nesses poços e foram capturados, enquanto o restante dos exércitos fugiu.

O Resgate de Ló e os Bens (Gênesis 14:12-16)

O sobrinho de Abrão, Ló, foi capturado pelos invasores. Ao ouvir das notícias, Abrão reuniu 318 de seus servos e perseguiu os reis vitoriosos até Dã. Ele os atacou à noite, derrotou seus exércitos e resgatou Ló e seus bens.

A Bênção de Melquisedeque (Gênesis 14:17-24)

Após a vitória, Abrão retornou ao Vale de Savé, onde foi recebido pelo rei de Sodoma. Melquisedeque, o rei de Salém, também estava presente e abençoou Abrão, reconhecendo-o como “aquele que herdou a promessa”. Melquisedeque era um sacerdote do Deus Altíssimo e prefigurou Jesus Cristo como o sumo sacerdote que abençoa e intercede por seus seguidores.

Abrão deu a Melquisedeque o dízimo de tudo o que tinha conquistado e recusou a oferta do rei de Sodoma de ficar com os bens, jurando que não enriqueceria às custas dos outros.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo