(Gênesis 50:1-15)

1 José atirou-se sobre seu pai, chorou sobre ele e o beijou.

2 Em seguida deu ordens aos médicos, que estavam ao seu serviço, que embalsamassem seu pai Israel. E eles o embalsamaram.

3 Levaram quarenta dias completos, pois esse era o tempo para o embalsamamento. E os egípcios choraram sua morte setenta dias.

4 Passados os dias de luto, José disse à corte do faraó: “Se posso contar com a bondade de vocês, falem com o faraó em meu favor. Digam-lhe que

5 meu pai fez-me prestar-lhe o seguinte juramento: ‘Estou à beira da morte; sepulte-me no túmulo que preparei para mim na terra de Canaã’. Agora, pois, peçam-lhe que me permita partir e sepultar meu pai; logo depois voltarei”.

6 Respondeu o faraó: “Vá e faça o sepultamento de seu pai como este o fez jurar”.

7 Então José partiu para sepultar seu pai. Com ele foram todos os conselheiros do faraó, as autoridades da sua corte e todas as autoridades do Egito,

8 e, além deles, todos os da família de José, os seus irmãos e todos os da casa de seu pai. Somente as crianças, as ovelhas e os bois foram deixados em Gósen.

9 Carruagens e cavaleiros também o acompanharam. A comitiva era imensa.

10 Chegando à eira de Atade, perto do Jordão, lamentaram em alta voz, com grande amargura; e ali José guardou sete dias de pranto pela morte do seu pai.

11 Quando os cananeus que lá habitavam viram aquele pranto na eira de Atade, disseram: “Os egípcios estão celebrando uma cerimônia de luto solene”. Por essa razão, aquele lugar, próximo ao Jordão, foi chamado Abel Mizraim.

12 Assim fizeram os filhos de Jacó o que este lhes havia ordenado:

13 Levaram-no à terra de Canaã e o sepultaram na caverna do campo de Macpela, perto de Manre, que Abraão havia comprado de Efrom, o hitita, para que lhe servisse de propriedade para sepultura, juntamente com o campo.

14 Depois de sepultar seu pai, José voltou ao Egito, com os seus irmãos e com todos os demais que o tinham acompanhado.

15 Vendo os irmãos de José que seu pai havia morrido, disseram: “E se José guardar rancor contra nós e resolver retribuir todo o mal que lhe causamos? “

16 Então mandaram um recado a José, dizendo: “Antes de morrer, teu pai nos ordenou

17 que te disséssemos o seguinte: ‘Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus irmãos que o trataram com tanta maldade! ’ Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai”. Quando recebeu o recado, José chorou.

18 Depois vieram seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: “Aqui estamos. Somos teus escravos! “

19 José, porém, lhes disse: “Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus?

20 Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.

21 Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos”. E assim os tranqüilizou e lhes falou amavelmente.

22 José permaneceu no Egito, com toda a família de seu pai. Viveu cento e dez anos

23 e viu a terceira geração dos filhos de Efraim. Além disso, recebeu como seus os filhos de Maquir, filho de Manassés.

24 Antes de morrer José disse a seus irmãos: “Estou à beira da morte. Mas Deus certamente virá em auxílio de vocês e os tirará desta terra, levando-os para a terra que prometeu com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó”.

25 E José fez que os filhos de Israel lhe prestassem um juramento, dizendo-lhes: “Quando Deus intervier em favor de vocês, levem os meus ossos daqui”.

26 Morreu José com a idade de cento e dez anos. E, depois de embalsamado, foi colocado num sarcófago no Egito.

Gênesis

José e o Embalsamamento de Israel (Gênesis 50:1-3)

Após a morte de Jacó, José demonstrou profundo amor e respeito por seu pai, chorando e beijando-o. Ele então ordenou que médicos embalsamassem o corpo de Israel, um processo que levou quarenta dias. Os egípcios também lamentaram a perda, observando um período de luto de setenta dias.

O Pedido de José ao Faraó (Gênesis 50:4-6)

Quando o luto terminou, José pediu permissão ao faraó para retornar a Canaã e sepultar seu pai conforme ele havia ordenado. O faraó concedeu o pedido e José partiu, acompanhado por uma grande comitiva egípcia.

O Pranto em Abel-Mizraim (Gênesis 50:10-11)

Ao chegar à eira de Atade, perto do Jordão, a comitiva lamentou a morte de Jacó com grande amargura. Os cananeus locais, testemunhas do pranto, chamaram o lugar de “Abel-Mizraim” (Luto dos Egípcios), pois era uma demonstração extraordinária de luto.

O Sepultamento em Macpela (Gênesis 50:12-13)

Seguindo os desejos de seu pai, os filhos de Jacó levaram seu corpo para a caverna no campo de Macpela, onde Abraão havia comprado um terreno para a sepultura de sua família. Ali, Jacó foi enterrado ao lado de sua esposa, Lia, e de seus filhos.## O Embalsamamento e o Luto (Gênesis 50:1-3)

José expressou sua profunda tristeza abraçando e beijando seu pai. Ele encarregou os médicos egípcios de embalsamarem Israel, um processo que durou 40 dias. Os egípcios lamentaram por mais 30 dias, demonstrando seu respeito por um homem que havia salvado sua nação da fome. Esta tradição de embalsamamento era uma forma de preservar o corpo para o além-vida, uma crença comum no antigo Egito.

A Permissão para Sepultar (Gênesis 50:4-6)

José pediu permissão ao faraó para enterrar seu pai em Canaã, conforme seu juramento. O faraó concedeu, reconhecendo a importância da sepultura na terra natal para os israelitas. A jornada foi grandiosa, com oficiais, carruagens e cavaleiros egípcios acompanhando a família de José. A comitiva refletia o alto status de José no Egito e seu amor e respeito por seu pai.

O Pranto e o Sepultamento (Gênesis 50:7-14)

Os cananeus testemunharam o lamento da comitiva egípcia e nomearam o local de “Abel Mizraim”, que significa “o lamento dos egípcios”. José sepultou Israel na caverna de Macpela, onde Abraão e seus descendentes também foram enterrados. Isso cumpriu o desejo de Israel de descansar entre seus ancestrais, ligando sua família à Terra Prometida.

Os Medos dos Irmãos e o Perdão (Gênesis 50:15-21)

Os irmãos de José temiam sua vingança após a morte de seu pai. Eles enviaram uma mensagem pedindo perdão, lembrando-o do comando de seu pai. José ficou comovido e os perdoou, destacando que Deus havia transformado seus erros em bênçãos. Este ato de perdão mostrou a maturidade espiritual de José e sua confiança na providência de Deus.## O Embalsamento e o Luto (Gênesis 50:1-3)

José deu ordens aos médicos para que embalsamassem seu pai, Israel. O processo levou quarenta dias, e os egípcios lamentaram sua morte por setenta dias. O embalsamamento era uma prática comum no Egito para preservar os corpos e prepará-los para o enterro.

O Pedido de José (Gênesis 50:4-6)

José solicitou ao faraó permissão para sepultar seu pai em Canaã, conforme o juramento que Jacó havia feito a ele. O faraó concedeu o pedido, e José partiu com uma grande comitiva para a Terra Prometida.

O Sepultamento de Jacó (Gênesis 50:7-13)

A comitiva de José foi composta por uma multidão de egípcios e membros da família de Jacó. Eles lamentaram profundamente sua morte na “Eira de Atade” e sepultaram-no na caverna do campo de Macpela, que Jacó havia comprado para esse propósito.

O Medo dos Irmãos de José (Gênesis 50:15-21)

Após a morte de seu pai, os irmãos de José temeram que ele buscasse vingança pelo mal que lhe haviam causado. Eles enviaram uma mensagem para lembrá-lo das palavras de Jacó sobre perdão, e José os tranquilizou, dizendo que Deus havia transformado o mal em bem.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo