(Gênesis 42:1-38)

1 Vendo então Jacó que havia mantimento no Egito, disse a seus filhos: Por que estais olhando uns para os outros?

2 Disse mais: Eis que tenho ouvido que há mantimentos no Egito; descei para lá, e comprai-nos dali, para que vivamos e não morramos.

3 Então desceram os dez irmãos de José, para comprarem trigo no Egito.

4 A Benjamim, porém, irmão de José, não enviou Jacó com os seus irmãos, porque dizia: Para que lhe não suceda, porventura, algum desastre.

5 Assim, entre os que iam lá foram os filhos de Israel para comprar, porque havia fome na terra de Canaã.

6 José, pois, era o governador daquela terra; ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra.

7 E José, vendo os seus irmãos, conheceu-os; porém mostrou-se estranho para com eles, e falou-lhes asperamente, e disse-lhes: De onde vindes? E eles disseram: Da terra de Canaã, para comprarmos mantimento.

8 José, pois, conheceu os seus irmãos; mas eles não o conheceram.

9 Então José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles e disse-lhes: Vós sois espias, e viestes para ver a nudez da terra.

10 E eles lhe disseram: Não, senhor meu; mas teus servos vieram comprar mantimento.

11 Todos nós somos filhos de um mesmo homem; somos homens de retidão; os teus servos não são espias.

12 E ele lhes disse: Não; antes viestes para ver a nudez da terra.

13 E eles disseram: Nós, teus servos, somos doze irmãos, filhos de um homem na terra de Canaã; e eis que o mais novo está com nosso pai hoje; mas um já não existe.

14 Então lhes disse José: Isso é o que vos tenho dito, sois espias;

15 Nisto sereis provados; pela vida de Faraó, não saireis daqui senão quando vosso irmão mais novo vier aqui.

16 Enviai um dentre vós, que traga vosso irmão, mas vós ficareis presos, e vossas palavras sejam provadas, se há verdade convosco; e se não, pela vida de Faraó, vós sois espias.

17 E pô-los juntos, em prisão, três dias.

18 E ao terceiro dia disse-lhes José: Fazei isso, e vivereis; porque eu temo a Deus.

19 Se sois homens de retidão, que fique um de vossos irmãos preso na casa de vossa prisão; e vós ide, levai mantimento para a fome de vossa casa,

20 E trazei-me o vosso irmão mais novo, e serão verificadas vossas palavras, e não morrereis. E eles assim fizeram.

21 Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos, por isso vem sobre nós esta angústia.

22 E Rúben respondeu-lhes, dizendo: Não vo-lo dizia eu: Não pequeis contra o menino; mas não ouvistes; e vedes aqui, o seu sangue também é requerido.

23 E eles não sabiam que José os entendia, porque havia intérprete entre eles.

24 E retirou-se deles e chorou. Depois tornou a eles, e falou-lhes, e tomou a Simeão dentre eles, e amarrou-o perante os seus olhos.

25 E ordenou José, que enchessem os seus sacos de trigo, e que lhes restituíssem o seu dinheiro a cada um no seu saco, e lhes dessem comida para o caminho; e fizeram-lhes assim.

26 E carregaram o seu trigo sobre os seus jumentos e partiram dali.

27 E, abrindo um deles o seu saco, para dar pasto ao seu jumento na estalagem, viu o seu dinheiro; porque eis que estava na boca do seu saco.

28 E disse a seus irmãos: Devolveram o meu dinheiro, e ei-lo também aqui no saco. Então lhes desfaleceu o coração, e pasmavam, dizendo um ao outro: Que é isto que Deus nos tem feito?

29 E vieram para Jacó, seu pai, na terra de Canaã; e contaram-lhe tudo o que lhes aconteceu, dizendo:

30 O homem, o senhor da terra, falou conosco asperamente, e tratou-nos como espias da terra;

31 Mas dissemos-lhe: Somos homens de retidão; não somos espias;

32 Somos doze irmãos, filhos de nosso pai; um não mais existe, e o mais novo está hoje com nosso pai na terra de Canaã.

33 E aquele homem, o senhor da terra, nos disse: Nisto conhecerei que vós sois homens de retidão; deixai comigo um de vossos irmãos, e tomai para a fome de vossas casas, e parti,

34 E trazei-me vosso irmão mais novo; assim saberei que não sois espias, mas homens de retidão; então vos darei o vosso irmão e negociareis na terra.

35 E aconteceu que, despejando eles os seus sacos, eis que cada um tinha o pacote com seu dinheiro no seu saco; e viram os pacotes com seu dinheiro, eles e seu pai, e temeram.

36 Então Jacó, seu pai, disse-lhes: Tendes-me desfilhado; José já não existe e Simeão não está aqui; agora levareis a Benjamim. Todas estas coisas vieram sobre mim.

37 Mas Rúben falou a seu pai, dizendo: Mata os meus dois filhos, se eu não tornar a trazê-lo para ti; entrega-o em minha mão, e tornarei a trazê-lo.

38 Ele porém disse: Não descerá meu filho convosco; porquanto o seu irmão é morto, e só ele ficou. Se lhe suceder algum desastre no caminho por onde fordes, fareis descer minhas cãs com tristeza à sepultura.

Gênesis

Jacó envia seus Filhos ao Egito (Gênesis 42:1-5)

Preocupado com a fome em Canaã, Jacó instrui seus filhos a irem ao Egito para comprar alimentos. No entanto, ele retém Benjamim, o filho mais novo, temendo por sua segurança após a perda de José. Assim, os dez irmãos mais velhos partem em uma jornada para o Egito, onde serão testados e forçados a confrontar seu passado.

José Encontra seus Irmãos (Gênesis 42:6-9)

Ao chegarem ao Egito, os irmãos se curvam diante de José, o desconhecido governador da terra. José os reconhece imediatamente, mas mantém sua verdadeira identidade em segredo. Ele os acusa de serem espias, suspeitando que eles vieram para inspecionar as vulnerabilidades da terra. Os irmãos negam as acusações e afirmam serem homens honestos.

José Testa seus Irmãos (Gênesis 42:10-17)

José continua a fingir desconfiança, exigindo que tragam seu irmão mais novo ao Egito como prova de sua sinceridade. Ele prende Simeão como garantia e envia os outros irmãos para casa com trigo, mas ordena secretamente que seu dinheiro seja devolvido a seus sacos. O objetivo de José é testar seus irmãos e ver se eles se arrependeram de seu comportamento passado.

Os Irmãos Retornam ao Egito (Gênesis 42:18-38)

De volta a Canaã, os irmãos relatam suas experiências a Jacó, que fica angustiado com a exigência de José por Benjamim. Rúben oferece sua própria vida como garantia da segurança de Benjamim, mas Jacó se recusa a deixar seu filho mais novo ir para o Egito. No entanto, a fome se intensifica, forçando Jacó a finalmente ceder e enviar Benjamim com seus irmãos em uma segunda jornada ao Egito.## José Encontra Seus Irmãos (Gênesis 42:1-7)

Vendo a escassez de alimentos, Jacó instrui seus filhos a viajarem ao Egito para comprar mantimentos. Entre os viajantes está José, o governador do Egito, que finge não conhecer seus irmãos para testar sua integridade.

Os Irmãos de José São Acusados de Espionagem (Gênesis 42:8-13)

José confronta seus irmãos, acusando-os de espionagem. Eles negam a acusação, afirmando que são comerciantes procurando alimentos. José insiste que eles são espiões, exigindo que tragam seu irmão mais novo, Benjamim, como prova.

José Testa a Honestidade de Seus Irmãos (Gênesis 42:14-20)

José prende Simeão e ordena que seus irmãos voltem ao Egito com suprimentos de comida. Eles são instruídos a trazer Benjamim para que José possa verificar sua honestidade. Os irmãos enfrentam um dilema, pois temem pela segurança de Benjamim.

Os Remorsos dos Irmãos (Gênesis 42:21-24)

Os irmãos reconhecem seu tratamento injusto com José no passado. Eles percebem que seus sofrimentos atuais são um castigo por terem vendido José como escravo. Rúben lamenta sua falha em proteger José e propõe matar seus próprios filhos se não conseguir trazer Benjamim de volta.## Entrando no Egito em Busca de Mantimento (Gênesis 42:1-5)

Quando a fome assolou Canaã, Jacó soube da abundância de alimento no Egito. Ele instruiu seus filhos para viajarem lá e comprarem suprimentos. No entanto, Jacó reteve Benjamim, o irmão mais novo de José, por medo de que algo ruim acontecesse com ele. Os dez irmãos de José partiram para o Egito em busca de sustento.

O Encontro com José no Egito (Gênesis 42:6-24)

Ao chegarem ao Egito, os irmãos de José se apresentaram ao governador, sem saber que era seu próprio irmão. José os reconheceu, mas agiu como um estranho e os acusou de serem espias. Eles negaram a acusação, mas José insistiu, ordenando que trouxessem seu irmão mais novo como prova de sua inocência. Ele reteve Simeão como garantia.

Consciência e Arrependimento (Gênesis 42:21-24)

Sozinhos, os irmãos refletiram sobre seu passado e reconheceram seu pecado de vender José como escravo. Eles perceberam que a punição de José havia os alcançado. Rúben, o mais velho, lembrou-os de seu aviso para não fazerem mal a José, mas eles não deram ouvidos. José, ouvindo suas palavras através de um intérprete, foi profundamente comovido e se retirou para chorar.

O Retorno com Simeão Detido (Gênesis 42:25-38)

José ordenou que os sacos de trigo dos irmãos fossem preenchidos e que seu dinheiro fosse devolvido. Ele também os forneceu com provisões para a jornada de volta. Os irmãos ficaram confusos e temerosos ao descobrir seu dinheiro em seus sacos. Ao retornarem a Canaã, eles contaram a Jacó sobre os eventos e as palavras do governador egípcio. Jacó ficou profundamente angustiado e se recusou a deixar Benjamim viajar para o Egito.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo