(Gênesis 34:1-31)

1 E saiu Diná, filha de Lia, que esta dera a Jacó, para ver as filhas da terra.

2 E Siquém, filho de Hamor, heveu, príncipe daquela terra, viu-a, e tomou-a, e deitou-se com ela, e humilhou-a.

3 E apegou-se a sua alma com Diná, filha de Jacó, e amou a moça e falou afetuosamente à moça.

4 Falou também Siquém a Hamor, seu pai, dizendo: Toma-me esta moça por mulher.

5 Quando Jacó ouviu que Diná, sua filha, fora violada, estavam os seus filhos no campo com o gado; e calou-se Jacó até que viessem.

6 E saiu Hamor, pai de Siquém, a Jacó, para falar com ele.

7 E vieram os filhos de Jacó do campo, ouvindo isso, e entristeceram-se os homens, e iraram-se muito, porquanto Siquém cometera uma insensatez em Israel, deitando-se com a filha de Jacó; o que não se devia fazer assim.

8 Então falou Hamor com eles, dizendo: A alma de Siquém, meu filho, está enamorada da vossa filha; dai-lha, peço-vos, por mulher;

9 E aparentai-vos conosco, dai-nos as vossas filhas, e tomai as nossas filhas para vós;

10 E habitareis conosco; e a terra estará diante de vós; habitai e negociai nela, e tomai possessão nela.

11 E disse Siquém ao pai dela, e aos irmãos dela: Ache eu graça em vossos olhos, e darei o que me disserdes;

12 Aumentai muito sobre mim o dote e a dádiva e darei o que me disserdes; dai-me somente a moça por mulher.

13 Então responderam os filhos de Jacó a Siquém e a Hamor, seu pai, enganosamente, e falaram, porquanto havia violado a Diná, sua irmã.

14 E disseram-lhe: Não podemos fazer isso, dar a nossa irmã a um homem não circuncidado; porque isso seria uma vergonha para nós;

15 Nisso, porém, consentiremos a vós: se fordes como nós; que se circuncide todo o homem entre vós;

16 Então dar-vos-emos as nossas filhas, e tomaremos nós as vossas filhas, e habitaremos convosco, e seremos um povo;

17 Mas se não nos ouvirdes, e não vos circuncidardes, tomaremos a nossa filha e ir-nos-emos.

18 E suas palavras foram boas aos olhos de Hamor, e aos olhos de Siquém, filho de Hamor.

19 E não tardou o jovem em fazer isto; porque a filha de Jacó lhe contentava; e ele era o mais honrado de toda a casa de seu pai.

20 Veio, pois, Hamor e Siquém, seu filho, à porta da sua cidade, e falaram aos homens da sua cidade, dizendo:

21 Estes homens são pacíficos conosco; portanto habitarão nesta terra, e negociarão nela; eis que a terra é larga de espaço para eles; tomaremos nós as suas filhas por mulheres, e lhes daremos as nossas filhas.

22 Nisto, porém, consentirão aqueles homens, em habitar conosco, para que sejamos um povo, se todo o homem entre nós se circuncidar, como eles são circuncidados.

23 E seu gado, as suas possessões, e todos os seus animais não serão nossos? Consintamos somente com eles e habitarão conosco.

24 E deram ouvidos a Hamor e a Siquém, seu filho, todos os que saíam da porta da cidade; e foi circuncidado todo o homem, de todos os que saíam pela porta da sua cidade.

25 E aconteceu que, ao terceiro dia, quando estavam com a mais violenta dor, os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada, e entraram afoitamente na cidade, e mataram todos os homens.

26 Mataram também ao fio da espada a Hamor, e a seu filho Siquém; e tomaram a Diná da casa de Siquém, e saíram.

27 Vieram os filhos de Jacó aos mortos e saquearam a cidade; porquanto violaram a sua irmã.

28 As suas ovelhas, e as suas vacas, e os seus jumentos, e o que havia na cidade e no campo, tomaram.

29 E todos os seus bens, e todos os seus meninos, e as suas mulheres, levaram presos, e saquearam tudo o que havia em casa.

30 Então disse Jacó a Simeão e a Levi: Tendes-me turbado, fazendo-me cheirar mal entre os moradores desta terra, entre os cananeus e perizeus; tendo eu pouco povo em número, eles ajuntar-se-ão, e serei destruído, eu e minha casa.

31 E eles disseram: Devia ele tratar a nossa irmã como a uma prostituta?

Gênesis

O Engano de Siquém (Gênesis 34:1-4)

Diná, filha de Lia, é sequestrada por Siquém
Diná, filha de Jacó, foi violada por Siquém, filho do príncipe heveu Hamor. Siquém ficou apaixonado por Diná e pediu a seu pai para negociar seu casamento com ela.

Siquém pede Diná em casamento
Hamor propôs a Jacó uma aliança entre as duas famílias, oferecendo dar suas filhas em casamento aos filhos de Jacó e recebendo as filhas deles em troca.

Jacó se cala até a volta dos filhos
Apesar de ficar sabendo da violação de Diná, Jacó não tomou nenhuma atitude imediata, optando por esperar o retorno de seus filhos do campo.

A Circuncisão Enganosa (Gênesis 34:13-17)

Os filhos de Jacó concordam com a circuncisão sob condições
Os filhos de Jacó aceitaram a oferta de Siquém, mas exigiram que todos os homens da cidade também fossem circuncidados. Eles viam a circuncisão como um sinal de aliança com o Deus de Israel.

Todos os homens da cidade são circuncidados
Acreditando nas intenções pacíficas dos homens, todos os homens da cidade concordaram em se circuncidar. Eles viam isso como uma oportunidade de se tornarem parte da nação escolhida de Deus.

A Vingança de Simeão e Levi (Gênesis 34:25-31)

Simeão e Levi matam os homens da cidade
No terceiro dia após a circuncisão, quando os homens estavam vulneráveis, Simeão e Levi, irmãos de Diná, invadiram a cidade e mataram todos os homens, incluindo Hamor e Siquém.

Jacó repreende os filhos
Jacó ficou furioso com a vingança de seus filhos, temendo que provocasse a ira dos povos vizinhos e levasse à destruição de sua família. Ele lamentou que eles o fizessem “cheirar mal” diante dos habitantes da terra.## O Crime de Siquém (Gênesis 34:1-2)

Diná é Violada (Gênesis 34:1-2)
Diná, filha de Jacó, sai da tenda para visitar as filhas de Siquém e é sequestrada por ele. Ele se deita com ela e a humilha, violando seu corpo e sua honra.

A Proposta de Hamor (Gênesis 34:3-12)

Siquém Pede Diná em Casamento (Gênesis 34:3-4)
Siquém se apaixona por Diná e pede a seu pai, Hamor, que a tome por esposa. Hamor propõe uma aliança entre os dois povos, oferecendo suas filhas e terras em troca.

Condição: Circuncisão (Gênesis 34:13-15)
Os filhos de Jacó fingem concordar, mas impõem uma condição: todos os homens da cidade de Siquém devem ser circuncidados. Eles sabem que esta é uma prática dolorosa e arriscada, e esperam usá-la como uma desculpa para se vingar mais tarde.

A Circuncisão Massacre (Gênesis 34:16-30)

Circuncisão em Massa (Gênesis 34:16-24)
Os homens de Siquém concordam com a condição e são circuncidados. No entanto, eles não estão cientes do plano vingativo dos filhos de Jacó.

Morte e Saque (Gênesis 34:25-30)
Três dias após a circuncisão, quando os homens estão mais vulneráveis, Simeão e Levi atacam a cidade e matam todos os homens, incluindo Hamor e Siquém. Eles saquearam a cidade e levaram as mulheres e crianças como escravas.

A Ira de Jacó (Gênesis 34:31)

Desaprovação de Jacó (Gênesis 34:31)
Quando Jacó descobre as ações de seus filhos, ele fica furioso. Ele teme que suas ações os tornem alvos de represálias das tribos vizinhas. Ele os repreende, acusando-os de tê-lo feito parecer mau aos olhos dos habitantes da terra.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo