(Gênesis 29:1-35)

1 Então Jacó seguiu viagem e chegou à Mesopotâmia.

2 Certo dia, olhando ao redor, viu um poço no campo e três rebanhos de ovelhas deitadas por perto, pois os rebanhos bebiam daquele poço, que era tapado por uma grande pedra.

3 Por isso, quando todos os rebanhos se reuniam ali, os pastores rolavam a pedra da boca do poço e davam água às ovelhas. Depois recolocavam a pedra em seu lugar, sobre o poço.

4 Jacó perguntou aos pastores: “Meus amigos, de onde são vocês? ” “Somos de Harã”, responderam.

5 “Vocês conhecem Labão, neto de Naor? “, perguntou-lhes Jacó. Eles responderam: “Sim, nós o conhecemos”.

6 Então Jacó perguntou: “Ele vai bem? ” “Sim, vai bem”, disseram eles, “e ali vem sua filha Raquel com as ovelhas”.

7 Disse ele: “Olhem, o sol ainda vai alto e não é hora de recolher os rebanhos. Dêem de beber às ovelhas e levem-nas de volta ao pasto”.

8 Mas eles responderam: “Não podemos, enquanto os rebanhos não se agruparem e a pedra não for removida da boca do poço. Só então daremos de beber às ovelhas”.

9 Ele ainda estava conversando, quando chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, pois ela era pastora.

10 Quando Jacó viu Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, aproximou-se, removeu a pedra da boca do poço e deu de beber às ovelhas de seu tio Labão.

11 Depois Jacó beijou Raquel e começou a chorar bem alto.

12 Então contou a Raquel que era parente do pai dela e filho de Rebeca. E ela foi correndo contar tudo a seu pai.

13 Logo que Labão ouviu as notícias acerca de Jacó, seu sobrinho, correu ao seu encontro, abraçou-o e o beijou. Depois, levou-o para casa, e Jacó contou-lhe tudo o que havia ocorrido.

14 Então Labão lhe disse: “Você é sangue do meu sangue”. Já fazia um mês que Jacó estava na casa de Labão,

15 quando este lhe disse: “Só por ser meu parente você vai trabalhar de graça? Diga-me qual deve ser o seu salário”.

16 Ora, Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o da mais nova, Raquel.

17 Lia tinha olhos meigos, mas Raquel era bonita e atraente.

18 Como Jacó gostava muito de Raquel, disse: “Trabalharei sete anos em troca de Raquel, sua filha mais nova”.

19 Labão respondeu: “Será melhor dá-la a você do que a algum outro homem. Fique aqui comigo”.

20 Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava.

21 Então disse Jacó a Labão: “Entregue-me a minha mulher. Cumpri o prazo previsto e quero deitar-me com ela”.

22 Então Labão reuniu todo o povo daquele lugar e deu uma festa.

23 Mas quando a noite chegou, deu sua filha Lia a Jacó, e Jacó deitou-se com ela.

24 Labão também entregou sua serva Zilpa à sua filha, para que ficasse a serviço dela.

25 Quando chegou a manhã, lá estava Lia. Então Jacó disse a Labão: “Que foi que você me fez? Eu não trabalhei por Raquel? Por que você me enganou? “

26 Labão respondeu: “Aqui não é costume entregar em casamento a filha mais nova antes da mais velha.

27 Deixe passar esta semana de núpcias e lhe daremos também a mais nova, em troca de mais sete anos de trabalho”.

28 Jacó concordou. Passou aquela semana de núpcias com Lia, e Labão lhe deu sua filha Raquel por mulher.

29 Labão deu a Raquel sua serva Bila, para que ficasse a serviço dela.

30 Jacó deitou-se também com Raquel, que era a sua preferida. E trabalhou para Labão outros sete anos.

31 Quando o Senhor viu que Lia era desprezada, concedeu-lhe filhos; Raquel, porém, era estéril.

32 Lia engravidou, deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Rúben, pois dizia: “O Senhor viu a minha infelicidade. Agora, certamente o meu marido me amará”.

33 Lia engravidou de novo e, quando deu à luz outro filho, disse: “Porque o Senhor ouviu que sou desprezada, deu-me também este”. Pelo que o chamou Simeão.

34 De novo engravidou e, quando deu à luz mais um filho, disse: “Agora, finalmente, meu marido se apegará a mim, porque já lhe dei três filhos”. Por isso deu-lhe o nome de Levi.

35 Engravidou ainda outra vez e, quando deu à luz mais outro filho, disse: “Desta vez louvarei ao SENHOR”. Assim deu-lhe o nome de Judá. Então parou de ter filhos.

Gênesis

Encontro entre Jacó e Raquel (Gênesis 29:1-12)

Jacó, fugindo de Esaú, chega à Mesopotâmia e encontra um poço coberto por uma pedra. Ao ver Raquel, filha de Labão, seu tio, removendo a pedra, ele se apresenta e dá de beber às ovelhas dela.

Amor de Jacó por Raquel (Gênesis 29:13-20)

Labão recebe Jacó em sua casa e, percebendo seu amor por Raquel, oferece-lhe sua mão em casamento em troca de sete anos de trabalho. Jacó, ansioso por estar com Raquel, concorda imediatamente.

Engano de Labão (Gênesis 29:21-25)

Na noite de núpcias, no entanto, Labão engana Jacó, dando-lhe Lia, sua filha mais velha, em vez de Raquel. Ao reclamar, Jacó é informado do costume local de casar a filha mais velha primeiro.

Segundo Casamento de Jacó (Gênesis 29:26-30)

Jacó concorda em trabalhar mais sete anos por Raquel e passa a semana de núpcias com Lia. Labão então concede Raquel a Jacó, junto com sua serva Bila. Jacó trabalha por mais sete anos para Labão e tem filhos com ambas as esposas.## Encontro de Jacó com Raquel (Gênesis 29:1-12)

Jacó, após uma longa jornada, chega à Mesopotâmia e encontra um poço com três rebanhos de ovelhas. Ao perguntar aos pastores sobre Labão, seu tio, recebe a notícia de que Raquel, filha de Labão, está chegando com as ovelhas. Jacó então remove a pedra que cobria o poço e dá água aos animais de Labão, revelando sua força e bondade. Ao encontrar Raquel, ele a reconhece como parente e a beija, derramando lágrimas de emoção.

Contrato de Trabalho (Gênesis 29:13-20)

Jacó é recebido calorosamente por Labão, que o acolhe em sua casa. Labão propõe um pagamento pelo trabalho de Jacó e, como Jacó é apaixonado por Raquel, oferece trabalhar sete anos em troca de sua mão em casamento. Labão aceita, pois prefere dar sua filha a Jacó do que a qualquer outro homem.

Engano e Desapontamento (Gênesis 29:21-25)

Após sete anos de trabalho, Jacó reivindicou Raquel como sua esposa. No entanto, Labão o engana, dando-lhe sua filha mais velha, Lia, em vez de Raquel. Jacó, enganado pela escuridão, deita-se com Lia. Labão justifica seu engano com o costume local de casar primeiro a filha mais velha. Jacó, desapontado e furioso, é forçado a trabalhar mais sete anos por Raquel.

Preferência e Rivalidade (Gênesis 29:26-35)

Jacó, apesar de ter sido enganado, cumpre seu acordo e trabalha mais sete anos por Raquel. Labão dá a Raquel sua serva Bila como concubina. Jacó se deita com ambas as mulheres, mas prefere Raquel. Lia, sentindo-se negligenciada, é consolada pelo Senhor com o nascimento de quatro filhos: Rúben, Simeão, Levi e Judá.## Jacó Conhece Raquel (Gênesis 29:1-12)

Jacó embarca em uma jornada para a Mesopotâmia e encontra três rebanhos de ovelhas reunidos em torno de um poço. Ele pergunta aos pastores sobre sua origem e Labão, seu tio. Quando Raquel, filha de Labão, chega com as ovelhas, Jacó prontamente remove a pedra do poço e dá água aos animais. Depois de se identificar como primo e beijar Raquel, ele conta a Labão sobre sua chegada e é recebido em sua casa.

Jacó Trabalha por Raquel (Gênesis 29:13-20)

Labão oferece hospitalidade a Jacó, que permanece em sua casa por um mês. Labão então pergunta a Jacó sobre seu salário, e Jacó se oferece para trabalhar sete anos em troca da mão de Raquel. Labão aceita, pois prefere dar Raquel a Jacó do que a um estranho. Jacó trabalha diligentemente por sete anos, cheio de amor por Raquel.

O Engano de Labão (Gênesis 29:21-25)

Quando Jacó completa seu serviço, ele pede para se casar com Raquel. Labão dá uma festa e, à noite, entrega Lia, a filha mais velha, a Jacó. No dia seguinte, Jacó percebe o engano e confronta Labão. Labão se defende, dizendo que é costume local casar primeiro a filha mais velha. Jacó concorda em casar com Lia, mas exige Raquel também em troca de mais sete anos de trabalho.

Raquel é a Preferida (Gênesis 29:26-30)

Labão concorda com o pedido de Jacó. Após a semana de casamento com Lia, Labão dá Raquel a Jacó. Labão também dá a Raquel sua serva Bila. Jacó ama Raquel mais do que Lia e trabalha outros sete anos para Labão.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo