(Gênesis 27:1-46)

1 Tendo Isaque envelhecido, seus olhos ficaram tão fracos que ele já não podia enxergar. Certo dia chamou Esaú, seu filho mais velho, e lhe disse: “Meu filho! ” Ele respondeu: “Estou aqui”.

2 Disse-lhe Isaque: “Já estou velho e não sei o dia da minha morte.

3 Pegue agora suas armas, o arco e a aljava, e vá ao campo caçar alguma coisa para mim.

4 Prepare-me aquela comida saborosa que tanto aprecio e traga-me, para que eu a coma e o abençoe antes de morrer”.

5 Ora, Rebeca estava ouvindo o que Isaque dizia a seu filho Esaú. Quando Esaú saiu ao campo para caçar,

6 Rebeca disse a seu filho Jacó: “Ouvi seu pai dizer a seu irmão Esaú:

7 ‘Traga-me alguma caça e prepare-me aquela comida saborosa, para que eu a coma e o abençoe na presença do Senhor antes de morrer’.

8 Agora, meu filho, ouça bem e faça o que lhe ordeno:

9 Vá ao rebanho e traga-me dois cabritos escolhidos, para que eu prepare uma comida saborosa para seu pai, como ele aprecia.

10 Leve-a então a seu pai, para que ele a coma e o abençoe antes de morrer”.

11 Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: “Mas o meu irmão Esaú é homem peludo, e eu tenho a pele lisa.

12 E se meu pai me apalpar? Vai parecer que estou tentando enganá-lo, fazendo-o de tolo e, em vez de bênção, trarei sobre mim maldição”.

13 Disse-lhe sua mãe: “Caia sobre mim a maldição, meu filho. Faça apenas o que eu digo: Vá e traga-os para mim”.

14 Então ele foi, apanhou-os e os trouxe à sua mãe, que preparou uma comida saborosa, como seu pai apreciava.

15 Rebeca pegou as melhores roupas de Esaú, seu filho mais velho, roupas que tinha em casa, e colocou-as em Jacó, seu filho mais novo.

16 Depois cobriu-lhe as mãos e a parte lisa do pescoço com as peles dos cabritos,

17 e por fim entregou a Jacó a refeição saborosa e o pão que tinha feito.

18 Ele se dirigiu ao pai e disse: “Meu pai”. Respondeu ele: “Sim, meu filho. Quem é você? “

19 Jacó disse a seu pai: “Sou Esaú, seu filho mais velho. Fiz como o senhor me disse. Agora, assente-se e coma do que cacei para que me abençoe”.

20 Isaque perguntou ao filho: “Como encontrou a caça tão depressa, meu filho? ” Ele respondeu: “O Senhor, o seu Deus, a colocou no meu caminho”.

21 Então Isaque disse a Jacó: “Chegue mais perto, meu filho, para que eu possa apalpá-lo e saber se você é realmente meu filho Esaú”.

22 Jacó aproximou-se do seu pai Isaque, que o apalpou e disse: “A voz é de Jacó, mas os braços são de Esaú”.

23 Não o reconheceu, pois seus braços estavam peludos como os de Esaú, seu irmão; e o abençoou.

24 Isaque perguntou-lhe outra vez: “Você é mesmo meu filho Esaú? ” E ele respondeu: “Sou”.

25 Então lhe disse: “Meu filho, traga-me da sua caça para que eu coma e o abençoe”. Jacó a trouxe, e o pai comeu; também trouxe vinho, e ele bebeu.

26 Então seu pai Isaque lhe disse: “Venha cá, meu filho, dê-me um beijo”.

27 Ele se aproximou e o beijou. Quando sentiu o cheiro de suas roupas, Isaque o abençoou, dizendo: “Ah, o cheiro de meu filho é como o cheiro de um campo que o Senhor abençoou.

28 Que Deus lhe conceda do céu o orvalho e da terra a riqueza, com muito cereal e muito vinho.

29 Que as nações o sirvam e os povos se curvem diante de você. Seja senhor dos seus irmãos, e curvem-se diante de você os filhos de sua mãe. Malditos sejam os que o amaldiçoarem e benditos sejam os que o abençoarem”.

30 Quando Isaque acabou de abençoar Jacó, mal tendo ele saído da presença do pai, seu irmão Esaú chegou da caçada.

31 Ele também preparou uma comida saborosa e a trouxe a seu pai. E lhe disse: “Meu pai, levante-se e coma da minha caça, para que o senhor me dê sua bênção”.

32 Perguntou-lhe seu pai Isaque: “Quem é você? ” Ele respondeu: “Sou Esaú, seu filho mais velho”.

33 Profundamente abalado, Isaque começou a tremer muito e disse: “Quem então apanhou a caça e a trouxe para mim? Acabei de comê-la antes de você entrar e a ele abençoei; e abençoado ele será! “

34 Quando Esaú ouviu as palavras de seu pai, deu um forte grito e, cheio de amargura, implorou ao pai: “Abençoe também a mim, meu pai! “

35 Mas ele respondeu: “Seu irmão chegou astutamente e recebeu a bênção que pertencia a você”.

36 E disse Esaú: “Não é com razão que o seu nome é Jacó? Já é a segunda vez que ele me engana! Primeiro, tomou o meu direito de filho mais velho e agora recebeu a minha bênção! ” Então perguntou ao pai: “O senhor não reservou nenhuma bênção para mim? “

37 Isaque respondeu a Esaú: “Eu o constituí senhor sobre você, e a todos os seus parentes tornei servos dele; a ele supri de cereal e de vinho. Que é que eu poderia fazer por você, meu filho? “

38 Esaú pediu ao pai: “Meu pai, o senhor tem apenas uma bênção? Abençoe-me também, meu pai! ” Então chorou Esaú em alta voz.

39 Seu pai Isaque respondeu-lhe: “Sua habitação será longe das terras férteis, distante do orvalho que desce do alto céu.

40 Você viverá por sua espada e servirá a seu irmão. Mas quando você não suportar mais, arrancará do pescoço o jugo”.

41 Esaú guardou rancor contra Jacó por causa da bênção que seu pai lhe dera. E disse a si mesmo: “Os dias de luto pela morte de meu pai estão próximos; então matarei meu irmão Jacó”.

42 Quando contaram a Rebeca o que seu filho Esaú dissera, ela mandou chamar Jacó, seu filho mais novo, e lhe disse: “Esaú está se consolando com a idéia de matá-lo.

43 Ouça, pois, o que lhe digo, meu filho: Fuja imediatamente para a casa de meu irmão Labão, em Harã.

44 Fique com ele algum tempo, até que passe o furor de seu irmão.

45 Quando seu irmão não estiver mais irado contra você e esquecer o que você lhe fez, mandarei buscá-lo. Por que perderia eu vocês dois num só dia? “

46 Então Rebeca disse a Isaque: “Estou desgostosa da vida, por causa destas mulheres hititas. Se Jacó escolher esposa entre as mulheres desta terra, entre mulheres hititas como estas, perderei a razão de viver”.

Gênesis

O Engano de Jacó (Gênesis 27:1-23)

Isaque, idoso e cego, ordena a Esaú que cace para ele uma refeição saborosa, pois deseja abençoá-lo antes de morrer. Rebeca ouve a conversa e astutamente instrui Jacó, seu filho mais novo, a se disfarçar de Esaú e obter a bênção para si. Jacó obedece, cobrindo-se com peles de cabra e fingindo ser seu irmão peludo.

A Bênção Roubada (Gênesis 27:24-30)

Isaque, enganado pela aparência e cheiro de Jacó, o abençoa como Esaú. Ele concede a Jacó domínio sobre suas nações, terras férteis e suprimentos abundantes. A bênção também inclui proteção contra os inimigos e a garantia da prosperidade. Jacó recebe a bênção sem revelar sua verdadeira identidade.

A Fúria de Esaú (Gênesis 27:31-38)

Quando Esaú retorna da caça e descobre que Jacó recebeu a bênção, ele fica furioso. Ele suplica ao pai por uma bênção, mas Isaque explica que não pode desfazer o que já foi feito. Esaú lamenta sua perda, reconhecendo que Jacó o enganou duas vezes antes. Isaque concede a Esaú uma bênção menor, profetizando que ele viverá por sua espada e servirá a seu irmão Jacó, mas que eventualmente se libertará desse jugo.

A Fuga de Jacó (Gênesis 27:39-46)

Temendo a ira de seu irmão, Jacó decide fugir. Rebeca informa Esaú do plano de Jacó e o aconselha a buscar uma esposa entre suas primas em Harã, para que ela possa evitar que Jacó se case com uma mulher hitita. Rebeca expressa seu desgosto com as mulheres hititas e sua esperança de que Jacó encontre uma esposa piedosa e virtuosa.## A Bênção Roubada

Isaque abençoa o filho errado (vv. 1-29)

Cego e idoso, Isaque confunde Jacó com Esaú e lhe dá a bênção destinada ao filho mais velho. O engano é facilitado pela sagacidade de Rebeca e pela astuta dissimulação de Jacó, que se disfarça com as roupas e a pele de cabrito de seu irmão. Apesar de Esaú chegar primeiro com a caça, a bênção já havia sido concedida a Jacó, que recebe o favor Divino e a promessa de prosperidade e domínio.

Esaú descobre o engano (vv. 30-40)

Enfurecido por ter sido enganado, Esaú implora por uma bênção, mas Isaque lhe concede apenas uma posição menor. O ressentimento de Esaú cresce, e ele planeja matar Jacó. Sua mãe, Rebeca, percebe o perigo e envia Jacó para ficar com seu irmão Labão em Harã até que a ira de Esaú diminua.

O futuro de Esaú e Jacó (vv. 41-46)

Isaque profetiza que Esaú será um guerreiro errante, dependendo de sua espada para sobreviver. No entanto, ele também prevê que Esaú se libertará do domínio de Jacó no futuro. Rebeca, desolada com a possibilidade de perder seus dois filhos, implora a Isaque que encontre uma esposa adequada para Jacó em sua família, longe das mulheres hititas que ela despreza.

Lições Espirituais e Reflexões

  • A importância da fé e da obediência: Jacó confia em Deus para providenciar a caça e segue as instruções de sua mãe, mesmo que inicialmente duvidasse. Sua fé é recompensada com a bênção.
  • As consequências da astúcia e do engano: Embora o engano de Jacó tenha resultado em bênçãos, ele também levou a um conflito familiar e ao ressentimento duradouro de Esaú. O engano nunca é justificado, pois pode prejudicar os relacionamentos e trazer consequências inesperadas.
  • O amor e a sabedoria de uma mãe: Rebeca protege seu filho favorito, Jacó, apesar das consequências. Ela demonstra o poder do amor maternal e a importância da sabedoria para navegar em situações difíceis.
  • Os caminhos misteriosos de Deus: Isaque abençoa Jacó por engano, mas isso acaba se encaixando no plano divino. Deus trabalha de maneiras misteriosas e pode usar até mesmo erros humanos para realizar seus propósitos.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo