Filipenses (Filipenses 3:1-21)

1 Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.

2 Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão!

3 Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

4 embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais:

5 circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu;

6 quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.

7 Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

8 Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

9 e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

10 Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

11 para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

12 Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.

13 Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,

14 prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

15 Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá.

16 Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.

17 Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos.

18 Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo.

19 Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.

20 A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

21 Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.

Filipenses

Alegria no Senhor (Filipenses 1:1-2)

O apóstolo Paulo exorta os filipenses a se alegrarem no Senhor, expressando seu amor e preocupação por eles. Ele enfatiza que repetir as mesmas coisas para sua segurança não é cansativo para ele, mas essencial para seu crescimento espiritual.

Cuidado com os Falsos Professores (Filipenses 1:2)

Paulo alerta sobre falsos professores que espalham doutrinas errôneas. Ele os chama de “cães” e “que praticam o mal”, enfatizando a importância de se manter afastado de tais influências.

A Verdadeira Circuncisão (Filipenses 1:3)

Paulo afirma que a verdadeira circuncisão é espiritual, não física. Os verdadeiros crentes adoram pelo Espírito de Deus, glorificando-se em Cristo e não confiando em sua própria justiça.

O Valor da Fé (Filipenses 1:4-11)

Paulo reconhece suas próprias credenciais religiosas e realizações, mas enfatiza que tudo se tornou perda em comparação com o conhecimento de Cristo. Ele busca alcançar a justiça pela fé em Cristo, não pela obediência à lei.## O Contraste entre a Verdadeira e a Falsa Circuncisão (Fil 3:1-3)

1 Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês. (v. 1)

Paulo exorta os filipenses a se alegrarem em Cristo, pois sua segurança está nele. Ele reitera o que escreveu antes, o que não é cansativo para ele e traz segurança aos irmãos.

2 Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão! (v. 2)

3 Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne. (v. 3)

Paulo alerta contra os falsos mestres, chamando-os de “cães” e aqueles que “praticam o mal”. Ele enfatiza que a verdadeira circuncisão é espiritual, não física, e vem através da adoração em espírito e da confiança em Cristo.

A Excelência do Conhecimento de Cristo (Fil 3:8-11)

8 Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. (v. 8)

Paulo conta as realizações de sua vida anterior como nada comparado ao conhecimento de Cristo. Ele abandonou tudo para ganhar a Cristo e ser encontrado nele.

9 […] a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. (v. 9)

10 Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte (v. 10)

11 para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos. (v. 11)

Paulo anseia por conhecer Cristo mais profundamente, experimentar seu poder e participar de seus sofrimentos. Ele busca a ressurreição dos mortos, não confiando em sua própria justiça, mas na que vem por meio da fé em Cristo.

A Perseguição pela Meta (Fil 3:12-16)

12 Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. (v. 12)

13 Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, (v. 13)

14 prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. (v. 14)

15 Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. (v. 15)

16 Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos. (v. 16)

Paulo reconhece que ainda não atingiu a perfeição, mas persegue a meta de conhecer Cristo e receber o prêmio do chamado celestial. Ele exorta os filipenses a manterem o foco e viverem de acordo com o conhecimento que possuem.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo