26 Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
Gálatas
Todos Filhos de Deus pela Fé
Gálatas 3:26
Enfatiza que, pela fé em Cristo Jesus, todos somos filhos de Deus. Essa filiação é uma dádiva graciosa de Deus, concedida a todos que acreditam em seu Filho.
O Significado da Filiação
A filiação em Deus tem implicações profundas. Como filhos de Deus, somos:
- Herdeiros do Reino de Deus: Temos direito à herança eterna que Deus preparou para seus filhos (Romanos 8:16-17).
- Membros da família de Deus: Somos incorporados à família celestial, unidos a Deus e uns aos outros pelo amor de Cristo (João 1:12-13).
- Objects of God’s Love: Somos amados por Deus como seus próprios filhos, apesar de nossas falhas e imperfeições (1 João 4:9-10).
Responsabilidades da Filiação
Embora a filiação em Deus seja um privilégio, ela também traz responsabilidades. Somos chamados a:
- Viver de acordo com o nosso chamado: Devemos viver uma vida que reflita nosso status como filhos de Deus, demonstrando amor, obediência e humildade (1 João 2:6).
- Dar testemunho de Cristo: Como filhos de Deus, somos testemunhas do seu amor e graça, proclamando o evangelho e vivendo vidas transformadas (Atos 1:8).
- Persevere na fé: Apesar das provações e tentações, devemos permanecer firmes na nossa fé em Cristo, sabendo que somos eternamente amados e protegidos por Deus (Romanos 8:28-39).## Filhos de Deus por Meio da Fé
Gálatas 3:26 (NVI)
Versículo: “Pois todos vocês são filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus.”
Através da fé em Jesus Cristo, os crentes tornam-se filhos de Deus. Essa filiação não é baseada em méritos ou obras, mas sim na graça e misericórdia de Deus, que nos adota como seus filhos por meio de Cristo.
A Família de Deus
Ao se tornarem filhos de Deus, os crentes são incorporados à sua família. Eles têm acesso ao amor, à proteção e à provisão do Pai celestial. Recebem o Espírito Santo, que os orienta e os capacita. Como irmãos e irmãs em Cristo, os crentes formam uma comunidade unida, apoiando e encorajando uns aos outros.
Herdeiros da Promessa
Como filhos de Deus, os crentes são herdeiros das promessas de Deus. Eles têm a esperança de vida eterna, acesso à graça e perdão ilimitados e a promessa do reino de Deus. São chamados a viver vidas que agradam a Deus, sabendo que são amados e aceitos como seus filhos.
Implicações Práticas
A filiação divina traz implicações práticas para a vida dos crentes. Ela os leva à gratidão, à obediência e ao serviço. Eles reconhecem que são amados e valorizados por Deus, e esse amor os impulsiona a viver vidas que honram seu Pai celestial. Buscam viver de acordo com a vontade de Deus, seguindo seus mandamentos e buscando sua glória.## A Paternidade de Deus para os Crentes (Gálatas 3:26)
Herdeiros por meio da Fé
Gálatas 3:26 declara: “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.” Por “fé em Cristo Jesus”, Paulo refere-se ao ato de confiar e depender totalmente de Cristo para a salvação. Ao crer em Jesus, os crentes recebem o direito de se tornarem filhos e herdeiros de Deus.
Adotados na Família de Deus
Romanos 8:15 esclarece que: “Pois não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!” Os crentes não são meros servos de Deus, mas filhos adotados em Sua família. Eles têm acesso direto a Deus como seu Pai amoroso e podem confiar em Seu cuidado e proteção.
Um Privilégio Precioso
1 João 3:1 enfatiza a preciosidade deste privilégio: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus.” Ser filho de Deus é um dom inestimável que traz consigo bênçãos e responsabilidades. Os crentes devem viver de acordo com sua vocação e honrar o nome de seu Pai celestial.