Êxodo 28:1-43

1 Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão.

2 E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento.

3 Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo; para que me administre o ofício sacerdotal.

4 Estas pois são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, uma mitra, e um cinto; farão, pois, santas vestes para Arão, teu irmão, e para seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal.

5 E tomarão o ouro, e o azul, e a púrpura, e o carmesim, e o linho fino,

6 E farão o éfode de ouro, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, de obra esmerada.

7 Terá duas ombreiras, que se unam às suas duas pontas, e assim se unirá.

8 E o cinto de obra esmerada do seu éfode, que estará sobre ele, será da sua mesma obra, igualmente, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido.

9 E tomarás duas pedras de ônix, e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel,

10 Seis dos seus nomes numa pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas gerações;

11 Conforme à obra do lapidário, como o lavor de selos lavrarás estas duas pedras, com os nomes dos filhos de Israel; engastadas ao redor em ouro as farás.

12 E porás as duas pedras nas ombreiras do éfode, por pedras de memória para os filhos de Israel; e Arão levará os seus nomes sobre ambos os seus ombros, para memória diante do Senhor.

13 Farás também engastes de ouro,

14 E duas cadeiazinhas de ouro puro; de igual medida, de obra de fieira as farás; e as cadeiazinhas de fieira porás nos engastes.

15 Farás também o peitoral do juízo de obra esmerada, conforme à obra do éfode o farás; de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido o farás.

16 Quadrado e duplo, será de um palmo o seu comprimento, e de um palmo a sua largura.

17 E o encherás de pedras de engaste, com quatro ordens de pedras; a ordem de um sárdio, de um topázio, e de um carbúnculo; esta será a primeira ordem;

18 E a segunda ordem será de uma esmeralda, de uma safira, e de um diamante;

19 E a terceira ordem será de um jacinto, de uma ágata, e de uma ametista;

20 E a quarta ordem será de um berilo, e de um ônix, e de um jaspe; engastadas em ouro serão nos seus engastes.

21 E serão aquelas pedras segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; serão esculpidas como selos, cada uma com o seu nome, para as doze tribos.

22 Também farás para o peitoral cadeiazinhas de igual medida, obra trançada de ouro puro.

23 Também farás para o peitoral dois anéis de ouro, e porás os dois anéis nas extremidades do peitoral.

24 Então porás as duas cadeiazinhas de fieira de ouro nos dois anéis, nas extremidades do peitoral;

25 E as duas pontas das duas cadeiazinhas de fieira colocarás nos dois engastes, e as porás nas ombreiras do éfode, na frente dele.

26 Farás também dois anéis de ouro, e os porás nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estiver junto ao éfode por dentro.

27 Farás também dois anéis de ouro, que porás nas duas ombreiras do éfode, abaixo, na frente dele, perto da sua juntura, sobre o cinto de obra esmerada do éfode.

28 E ligarão o peitoral, com os seus anéis, aos anéis do éfode por cima, com um cordão de azul, para que esteja sobre o cinto de obra esmerada do éfode; e nunca se separará o peitoral do éfode.

29 Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do Senhor continuamente.

30 Também porás no peitoral do juízo Urim e Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do Senhor: assim Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do Senhor continuamente.

31 Também farás o manto do éfode, todo de azul.

32 E a abertura da cabeça estará no meio dele; esta abertura terá uma borda de obra tecida ao redor; como abertura de cota de malha será, para que não se rompa.

33 E nas suas bordas farás romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, ao redor das suas bordas; e campainhas de ouro no meio delas ao redor.

34 Uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto ao redor,

35 E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário diante do Senhor, e quando sair, para que não morra.

36 Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR.

37 E atá-la-ás com um cordão de azul, de modo que esteja na mitra, na frente da mitra estará;

38 E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniqüidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as ofertas de suas coisas santas; e estará continuamente na sua testa, para que tenham aceitação perante o Senhor.

39 Também farás túnica de linho fino; também farás uma mitra de linho fino; mas o cinto farás de obra de bordador.

40 Também farás túnicas aos filhos de Arão, e far-lhes-ás cintos; também lhes farás tiaras, para glória e ornamento.

41 E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também seus filhos; e os ungirás e consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio.

42 Faze-lhes também calções de linho, para cobrirem a carne nua; irão dos lombos até as coxas.

43 E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no santuário, para que não levem iniqüidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para a sua descendência depois dele.

Êxodo

O Éfode: Um Símbolo da Autoridade Sacerdotal (Êxodo 28:6-12)

O Éfode, uma peça central das vestes sacerdotais, representava a autoridade e o poder do sacerdócio arônico. Era uma vestimenta tecida com fios de ouro, azul, púrpura e carmesim, com duas ombreiras de ouro unidas por um cinto de linho fino. Nas ombreiras, duas pedras de ônix gravadas com os nomes das doze tribos de Israel serviam como um lembrete da responsabilidade do sacerdote de representar o povo diante de Deus.

O Peitoral do Juízo: A Vontade de Deus Revelada (Êxodo 28:15-29)

O Peitoral do Juízo, uma peça retangular de tecido de linho fino, era adornado com doze pedras preciosas, cada uma representando uma das tribos de Israel. Essas pedras serviam como um oráculo, o Urim e o Tumim, por meio do qual Deus comunicava sua vontade ao sacerdote. Ao carregar os nomes das tribos sobre seu coração, o sacerdote Arão representava o povo diante de Deus e levava sua intercessão ao Pai.

O Manto do Éfode: A Glória e o Som do Serviço (Êxodo 28:31-35)

O Manto do Éfode, uma vestimenta azul tecida toda de uma peça, cobria o Éfode e o Peitoral. Sua abertura tecida evitava que se rasgasse, simbolizando a continuidade do sacerdócio. Ao longo das bordas do manto, alternavam-se romãs azuis, roxas e vermelhas com campainhas de ouro. O som das campainhas anunciava a entrada do sacerdote no santuário, enquanto as romãs representavam frutos abundantes, um lembrete de prosperidade e fertilidade.

A Lâmina de Ouro: A Santidade de Deus (Êxodo 28:36-38)

A Lâmina de Ouro era uma placa quadrada de ouro puro com a inscrição “SANTIDADE AO SENHOR” gravada nela. Era presa à mitra, o turbante do sacerdote, e ficava na testa de Arão. Simbolizava a santidade de Deus e o papel do sacerdote como mediador entre Deus e o povo. Ao carregar a Lâmina de Ouro, Arão carregava o lembrete da presença sagrada e da expectativa de santidade naqueles que serviam diante do Senhor.## O Éfode e o Peitoral (Êxodo 28:6-30)

O éfode era uma vestimenta sacerdotal composta por uma túnica sem mangas feita de ouro, azul, púrpura, carmesim e linho fino. Possuía duas ombreiras unidas na parte superior. O cinto era feito do mesmo material e era preso à túnica. O peitoral do juízo era uma peça quadrada de pano, ricamente decorada com pedras preciosas, cada uma representando uma das tribos de Israel. No peitoral, eram colocados o Urim e o Tumim, objetos que eram usados para discernir a vontade de Deus.

O Manto do Éfode e a Mitra (Êxodo 28:31-39)

O manto era uma veste ampla feita de tecido azul. Possuía uma abertura para a cabeça e era adornado com romãs e campainhas de ouro. A mitra era uma espécie de turbante feito de linho fino. Na frente da mitra, havia uma lâmina de ouro com a inscrição “Santidade ao Senhor”.

Vestes e Acessórios Sacerdotais (Êxodo 28:40-43)

Os filhos de Arão também receberiam túnicas especiais, cintos e tiaras. Essas vestimentas simbolizavam a glória e o privilégio do sacerdócio. Eles também usariam calções de linho para cobrir suas pernas e evitar a nudez ritual. Essas vestimentas eram uma representação física da santidade e do serviço sagrado que os sacerdotes tinham perante Deus.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo