(Êxodo 1:1-22)

1 São estes, pois, os nomes dos filhos de Israel que entraram com Jacó no Egito, cada um com a sua respectiva família:

2 Rúben, Simeão, Levi e Judá;

3 Issacar, Zebulom e Benjamim;

4 Dã, Naftali, Gade e Aser.

5 Ao todo, os descendentes de Jacó eram setenta; José, porém, já se encontrava no Egito.

6 Ora, morreram José, todos os seus irmãos e toda aquela geração.

7 Os israelitas, porém, eram férteis, proliferaram, tornaram-se numerosos e fortaleceram-se muito, tanto que encheram o país.

8 Então subiu ao trono do Egito um novo rei, que nada sabia sobre José.

9 Disse ele ao seu povo: “Vejam! O povo israelita é agora numeroso e mais forte que nós.

10 Temos de agir com astúcia, para que não se tornem ainda mais numerosos e, no caso de guerra, aliem-se aos nossos inimigos, lutem contra nós e fujam do país”.

11 Estabeleceram, pois, sobre eles chefes de trabalhos forçados, para os oprimir com tarefas pesadas. E assim os israelitas construíram para o faraó as cidades-celeiros de Pitom e Ramessés.

12 Todavia, quanto mais eram oprimidos, mais numerosos se tornavam e mais se espalhavam. Por isso os egípcios passaram a temer os israelitas,

13 e os sujeitaram a cruel escravidão.

14 Tornaram-lhes a vida amarga, impondo-lhes a árdua tarefa de preparar o barro e fazer tijolos, e executar todo tipo de trabalho agrícola; em tudo os egípcios os sujeitavam a cruel escravidão.

15 O rei do Egito ordenou às parteiras dos hebreus, que se chamavam Sifrá e Puá:

16 “Quando vocês ajudarem as hebréias a dar à luz, verifiquem se é menino. Se for, matem-no; se for menina, deixem-na viver”.

17 Todavia, as parteiras temeram a Deus e não obedeceram às ordens do rei do Egito; deixaram viver os meninos.

18 Então o rei do Egito convocou as parteiras e lhes perguntou: “Por que vocês fizeram isso? Por que deixaram viver os meninos? “

19 Responderam as parteiras do faraó: “As mulheres hebréias não são como as egípcias. São cheias de vigor e dão à luz antes de chegarem as parteiras”.

20 Deus foi bondoso com as parteiras; e o povo ia se tornando ainda mais numeroso, cada vez mais forte.

21 Visto que as parteiras temeram a Deus, ele concedeu-lhes que tivessem suas próprias famílias.

22 Por isso o faraó ordenou a todo o seu povo: “Lancem ao Nilo todo menino recém-nascido, mas deixem viver as meninas”.

Êxodo

Filhos de Israel no Egito (Êxodo 1:1-5)

Os versículos iniciais de Êxodo registram os nomes dos filhos de Israel que vieram ao Egito com Jacó: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Benjamim, Dã, Naftali, Gade e Aser. Esses doze homens se tornariam os progenitores das doze tribos de Israel. José, o décimo primeiro filho de Jacó, já estava no Egito quando seus irmãos chegaram.

Multiplicação e Oposição (Êxodo 1:6-12)

Com o passar do tempo, José e todos os seus irmãos, bem como toda a geração daqueles primeiros israelitas, morreram. No entanto, o povo israelita continuou a crescer e se multiplicar, tornando-se “numeroso e forte”. Isso despertou medo no coração do novo rei do Egito, que “nada sabia sobre José”. Temendo que os israelitas se tornassem mais fortes e se aliassem aos inimigos do Egito em tempos de guerra, o Faraó ordenou que os israelitas fossem oprimidos com trabalhos forçados.

Escravidão e Crueldade (Êxodo 1:13-14)

Os egípcios impuseram uma “cruel escravidão” sobre os israelitas, forçando-os a preparar barro, fazer tijolos e realizar trabalhos agrícolas árduos. Eles “tornaram amarga a vida” dos israelitas, subjugando-os completamente.

Salvação das Parteiras (Êxodo 1:15-21)

Diante da ordem do Faraó de matar todos os meninos hebreus recém-nascidos, as parteiras hebreias Sifrá e Puá desobedeceram corajosamente. Elas temeram a Deus mais do que ao homem e permitiram que os meninos vivessem. Deus recompensou sua fé ao “conceder-lhes que tivessem suas próprias famílias”.## A Família de Israel no Egito (Êxodo 1:1-5)

Deus abençoou a família de Israel no Egito, tornando-a numerosa e forte. José já estava lá, e seus descendentes aumentaram para setenta. Esta bênção preparou o caminho para o cumprimento do plano de Deus para seu povo.

O Novo Faraó e a Opressão de Israel (Êxodo 1:6-14)

Um novo faraó ascendeu ao trono, desconhecendo as contribuições de José. Temendo o crescente poder de Israel, ele os oprimiu com trabalhos forçados, tornando suas vidas amargas. A crueldade do faraó foi um lembrete da malignidade do pecado e da importância da confiança em Deus em tempos de provação.

As Parteiras Tementes a Deus (Êxodo 1:15-21)

Diante da ordem do faraó de matar os meninos hebreus, as parteiras Sifrá e Puá temeram a Deus e desobedeceram ao rei. Elas salvaram os meninos e, por isso, Deus as abençoou com famílias próprias. A história das parteiras destaca a importância de seguir a vontade de Deus, mesmo em face da oposição.

A Ordem Cruel do Faraó (Êxodo 1:22)

O faraó, enfurecido pela desobediência das parteiras, ordenou que todos os meninos recém-nascidos fossem lançados no Nilo. Esta ordem bárbara revelou a profundidade da depravação humana e a necessidade de intervenção divina para libertar o povo de Israel da escravidão.## Os Filhos de Israel no Egito

Os filhos de Israel, descendentes de Jacó, entraram no Egito com seus respectivos grupos familiares (Êxodo 1:1-5). Inicialmente, eles eram um pequeno grupo, mas graças à sua fertilidade e prosperidade, tornaram-se numerosos e fortes, preenchendo o país com sua presença (Êxodo 1:7).

A Ascensão de um Novo Faraó

Um novo faraó ascendeu ao trono do Egito, desconhecendo as contribuições de José para a nação (Êxodo 1:8). Temendo o crescente poder dos israelitas, ele influenciou seu povo a vê-los como uma ameaça (Êxodo 1:9-10).

A Escravidão dos Israelitas

Para controlar a população israelita, o faraó os submeteu à escravidão, forçando-os a trabalhar em tarefas árduas, como preparar barro e fazer tijolos, e a executar outras atividades agrícolas (Êxodo 1:11-14). A vida deles se tornou amarga e cheia de opressão.

A Ordem de Matar os Meninos Hebreus

Na tentativa desesperada de controlar o aumento da população israelita, o faraó ordenou às parteiras hebreias, Sifrá e Puá, que matassem todos os meninos recém-nascidos (Êxodo 1:15-16). No entanto, as parteiras temiam a Deus e desobedeceram às ordens do faraó, salvando as vidas dos bebês (Êxodo 1:17-21).

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo