Ensinamentos para Mulheres e Maridos: Papel, Conduta e Respeito (1 Pedro 3:1-22)

1 Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;

2 Considerando a vossa vida casta, em temor.

3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;

4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.

5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;

6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

8 E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.

9 Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.

10 Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.

11 Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.

12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.

13 E qual é aquele que vos fará mal, se fordes seguidores do bem?

14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bemaventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;

15 Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,

16 Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.

17 Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.

18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;

19 No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;

20 Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;

21 Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;

22 O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.

1 Pedro

Responsabilidade das Mulheres (1 Pedro 3:1-6)

As esposas devem se submeter a seus maridos, não por obrigação, mas como um sinal de respeito e amor. Seu comportamento casto e temoroso pode influenciar positivamente os maridos e até mesmo levar à conversão. Elas devem valorizar a pureza interior e a humildade, em vez de adornos externos. O exemplo de Sara mostra que as mulheres piedosas honram seus maridos e não temem adversidades.

Responsabilidade dos Maridos (1 Pedro 3:7)

Os maridos são chamados a tratar suas esposas com compreensão e honra, reconhecendo sua fragilidade. Eles são co-herdeiros da graça de Deus e suas orações não devem ser impedidas pela desconsideração de suas esposas. O relacionamento marido-esposa deve ser marcado pelo amor e respeito mútuos.

Conduta Cristã (1 Pedro 3:8-12)

Todos os crentes devem cultivar a unidade, a compaixão, o amor fraternal e a humildade. Devem evitar a maldade, buscar a justiça, buscar a paz e se concentrar no bem. Deus abençoa os justos e protege aqueles que o seguem. Mesmo em meio à adversidade, os cristãos devem permanecer firmes e não temer o mal.

Sofrimento Por Amor a Deus (1 Pedro 3:13-22)

Seguir a Deus pode levar ao sofrimento, mas os cristãos devem perseverar com alegria. Eles devem confiar que Deus os recompensará pela obediência e fé. O exemplo de Cristo, que sofreu e morreu pelos pecadores, serve como inspiração para perseverar em meio às dificuldades. O batismo simboliza a purificação e renovação, nos unindo a Cristo em sua vitória sobre a morte. Portanto, os cristãos podem viver com esperança e confiança, sabendo que Deus está com eles e que Ele os fortalecerá nas provações.Deveres das Esposas

1 Pedro 3:1-6

Pedro aconselha as esposas a estarem sujeitas aos seus maridos, mas não por medo ou obrigação. Em vez disso, elas devem demonstrar sua submissão através de seu comportamento virtuoso e respeito por seus maridos. Devem ser modestas em sua aparência, adornando-se com qualidades interiores como humildade, mansidão e um espírito quieto, que são preciosos aos olhos de Deus. Como Sara, que obedeceu a Abraão e o honrou, as esposas devem ser filhas da virtude, fazendo o bem e não temendo a adversidade.

Deveres dos Maridos

1 Pedro 3:7

Pedro também instrui os maridos a viverem com suas esposas com sabedoria e compreensão. Eles devem honrá-las como vasos mais fracos e como co-herdeiras da graça da vida. Ao fazer isso, eles garantem que suas orações não sejam impedidas. Além disso, os maridos devem evitar a discórdia e o conflito.

Uma Vida Cristã Exemplar

1 Pedro 3:8-17

Pedro exorta todos os cristãos a viverem em harmonia, compaixão e amor. Eles devem resistir ao mal, abraçar o bem, buscar a paz e seguir os preceitos de Deus. Ao fazer isso, eles experimentarão a bênção e proteção de Deus. Eles devem estar preparados para enfrentar oposição e perseguição, mas devem responder com humildade, mansidão e uma boa consciência.

A Graça de Deus em Cristo

1 Pedro 3:18-22

Pedro conclui lembrando aos cristãos o sacrifício de Cristo na cruz. Jesus, o justo, sofreu pelos injustos para nos reconciliar com Deus. Ele ressuscitou do túmulo, conquistando a morte e o pecado. O batismo, que é uma representação da morte e ressurreição de Cristo, salva-nos pela fé nele. Somos chamados a viver como novas criaturas, imitando a humildade e o amor de Cristo.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo