1 Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.
2 Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos.
3 Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo.
4 Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5 Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6 Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.
7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.
8 Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito;
9 a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito;
10 a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.
11 Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.
12 Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
13 Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
14 O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.
15 Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
16 E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.
19 Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 Assim, há muitos membros, mas um só corpo.
21 O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você! ” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês! “
22 Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis,
23 e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial,
24 enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta,
25 a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
26 Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
27 Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
28 Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.
29 São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres?
30 Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?
31 Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.
1 Coríntios
Ignorância sobre Dons Espirituais (1 Coríntios 12:1-2)
Paulo adverte os coríntios para não serem ignorantes sobre os dons espirituais, pois eles são essenciais para a edificação da igreja. Reconhecendo sua natureza pagã passada, ele enfatiza que a verdadeira adoração de Jesus só é possível pelo Espírito Santo.
Diversidade de Dons, Unidade de Espírito (1 Coríntios 12:4-11)
Apesar da diversidade de dons (sabedoria, conhecimento, fé, cura, milagres, profecia, discernimento, línguas), o Espírito que os concede é o mesmo. Cada dom é concedido com um propósito específico, visando ao bem comum da igreja.
O Corpo de Cristo (1 Coríntios 12:12-27)
A igreja é comparada a um corpo com muitos membros, cada um com funções diferentes. Assim como os membros do corpo dependem uns dos outros, os cristãos devem trabalhar juntos em harmonia, valorizando e honrando cada dom. Paulo destaca a importância da interdependência, compaixão e cuidado mútuo dentro do corpo.
Hierarquia e Funções na Igreja (1 Coríntios 12:28-31)
Deus estabelece diferentes funções dentro da igreja para promover sua edificação. Apóstolos, profetas, mestres, aqueles que realizam milagres, etc., são todos essenciais para o corpo. No entanto, Paulo enfatiza que nenhum dom é superior a outro, pois todos contribuem para a unidade e maturidade da igreja. Ele também aconselha a buscar os melhores dons, ou seja, aqueles que mais edificam e fortalecem o corpo.## Dons Espirituais e Unidade (1 Coríntios 12:12-14)
O versículo 12 compara a igreja ao corpo humano, destacando sua unidade em meio à diversidade. Assim como um corpo tem muitos membros, mas forma uma única unidade, os cristãos, embora possuindo dons diferentes, são unidos como membros de um corpo, sob a liderança de Cristo (12).
O versículo 13 enfatiza que todos os cristãos, independentemente de suas origens ou status social, são batizados em um só Espírito, tornando-se parte do mesmo corpo. Isso cria uma comunidade inclusiva onde as diferenças são transcendidas pela unidade espiritual em Cristo (13).
O versículo 14 afirma que o corpo não é composto por um único membro, mas por muitos. Cada membro tem uma função diferente, e todos são essenciais para o funcionamento adequado do corpo (14).
Diversidade de Dons (1 Coríntios 12:8-11)
O versículo 8 destaca a diversidade de dons concedidos pelo Espírito Santo. Esses dons incluem a palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, dons de cura, poder para operar milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedades de línguas e interpretação de línguas (8).
O versículo 9 explica que cada dom é dado para o bem comum, ou seja, para edificar a igreja e ajudar os outros (9).
O versículo 10 afirma que todos esses dons são realizados pelo mesmo Espírito, que os distribui a cada indivíduo conforme Sua vontade (10).
O versículo 11 enfatiza a diversidade dentro da unidade, mostrando que, embora o Espírito seja o mesmo, os dons manifestados são variados (11).