Diretrizes Alimentares de Deuteronômio (Deuteronômio 14:1-29)

1 Filhos sois do SENHOR vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto.

2 Porque és povo santo ao Senhor teu Deus; e o Senhor te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo.

3 Nenhuma coisa abominável comereis.

4 Estes são os animais que comereis: o boi, a ovelha, e a cabra.

5 O veado e a corça, e o búfalo, e a cabra montês, e o texugo, e a camurça, e o gamo.

6 Todo o animal que tem unhas fendidas, divididas em duas, que rumina, entre os animais, aquilo comereis.

7 Porém estes não comereis, dos que somente ruminam, ou que têm a unha fendida: o camelo, e a lebre, e o coelho, porque ruminam mas não têm a unha fendida; imundos vos serão.

8 Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres.

9 Isto comereis de tudo o que há nas águas; tudo o que tem barbatanas e escamas comereis.

10 Mas tudo o que não tiver barbatanas nem escamas não o comereis; imundo vos será.

11 Toda a ave limpa comereis.

12 Porém estas são as que não comereis: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,

13 E o abutre, e o falcão, e o milhafre, segundo a sua espécie.

14 E todo o corvo, segundo a sua espécie.

15 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião, segundo a sua espécie.

16 E o bufo, e a coruja, e a gralha,

17 E o cisne, e o pelicano, e o corvo marinho,

18 E a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.

19 Também todo o inseto que voa, vos será imundo; não se comerá.

20 Toda a ave limpa comereis.

21 Não comereis nenhum animal morto; ao estrangeiro, que está dentro das tuas portas, o darás a comer, ou o venderás ao estranho, porquanto és povo santo ao Senhor teu Deus. Não cozerás o cabrito com leite da sua mãe.

22 Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.

23 E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias.

24 E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado;

25 Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus;

26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;

27 Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.

28 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;

29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.

Deuteronômio

Filhos do Senhor, Povo Santo (Deuteronômio 14:1-2)

Deus exorta Seu povo a se abster de mutilações e autoflagelações em luto, enfatizando que eles são povo santo separados para Ele. A passagem destaca a escolha divina de Israel e seu chamado a uma vida de santidade e separação do mundo.

Distinção entre Animais Puros e Impuros (Deuteronômio 14:3-8)

Deus estabelece uma distinção entre animais puros e impuros, com base em critérios específicos relacionados às suas características anatômicas e hábitos alimentares. Aqueles com unhas fendidas e que ruminam, como bois e ovelhas, são permitidos para consumo, enquanto aqueles que não atendem a esses critérios, como camelos, lebres e porcos, são considerados impuros e proibidos.

Regras Dietéticas para Aves e Insetos (Deuteronômio 14:9-20)

Quanto às criaturas aquáticas, a lei permite o consumo de peixes com barbatanas e escamas, enquanto proíbe aqueles sem essas características. Para aves, uma lista de espécies impuras é fornecida, incluindo águias, abutres e corvos. Insetos voadores também são proibidos com exceção das aves consideradas limpas.

Regras Dietéticas para Animais Mortos e Ofertas (Deuteronômio 14:21)

A lei orienta o povo a evitar comer animais mortos e doar ou vender esses animais a estrangeiros. É estritamente proibido cozinhar um cabrito no leite de sua mãe. Além disso, é instruído a dar dízimos de produtos agrícolas e primogênitos de animais ao Senhor, como uma expressão de gratidão e reconhecimento de Sua soberania.## Identificação como Povo Santo (Deuteronômio 14:1-2)

Deus estabelece a identidade especial dos israelitas como seu povo santo, escolhido dentre todas as nações. Eles são instruídos a não se automutilar ou fazer cortes em seus corpos em luto, pois isso é incompatível com seu status de povo separado para Deus.

Alimentos Limpos e Impuros (Deuteronômio 14:3-21)

Deus fornece diretrizes claras sobre quais animais e aves são puros e impuros para consumo. Animais com cascos fendidos e que ruminam são puros, enquanto aqueles que não os possuem, como camelos e porcos, são impuros. Peixes com barbatanas e escamas também são puros, enquanto insetos são considerados impuros. Os israelitas devem comer apenas alimentos puros, evitando aqueles que são impuros para manter sua santidade.

Dízimos e Oferendas (Deuteronômio 14:22-29)

Os israelitas são obrigados a dar dízimos de suas colheitas e rebanhos para sustentar os levitas, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas. Ao oferecer esses dízimos, eles reconhecem a provisão e bênçãos de Deus e demonstram sua gratidão por sua herança.## Diretrizes Alimentares de Deuteronômio (Deuteronômio 14:1-29)

Filhos do Senhor (Deuteronômio 14:1-2)

Deus chama Seu povo de “filhos” (v. 1), enfatizando seu relacionamento especial com Ele. Eles são um “povo santo” (v. 2), separados para Seu propósito e cuidado. Portanto, eles devem evitar práticas pagãs de automutilação e luto, reconhecendo o domínio de Deus sobre suas vidas.

Animais Puros e Impuros (Deuteronômio 14:3-8)

  • Animais Puros: os que têm a unha fendida e ruminam (v. 6): boi, ovelha, cabra, veado, corça, búfalo, cabra montês, texugo, camurça e gamo.
  • Animais Impuros: os que ruminam ou têm a unha fendida, mas não ambos (v. 7): camelo, lebre, coelho, porco. Estes são considerados imundos e não devem ser consumidos.

Frutos do Mar Puros e Impuros (Deuteronômio 14:9-10)

  • Frutos do Mar Puros: os que têm barbatanas e escamas (v. 9): peixes em geral.
  • Frutos do Mar Impuros: os que não têm barbatanas nem escamas (v. 10): mariscos, crustáceos.

Aves Pur e Impuras (Deuteronômio 14:11-18)

  • Aves Puras: aves em geral, exceto as listadas como impuras.
  • Aves Impuras: águia, quebrantosso, xofrango, abutre, falcão, milhafre, corvo, avestruz, mocho, gaivota, gavião, bufo, coruja, gralha, cisne, pelicano, corvo marinho, cegonha, garça, poupa, morcego.

Insetos e Animais Mortos (Deuteronômio 14:19-21)

  • Insetos: todos os insetos voadores são considerados impuros e não devem ser comidos (v. 19).
  • Animais Mortos: não devem ser consumidos, mas podem ser dados aos estrangeiros ou vendidos (v. 21).

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo