Deus: Verdadeiro e Único (Jeremias 10:1-25)

1 Ouvi a palavra que o SENHOR vos fala a vós, ó casa de Israel.

2 Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis dos sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações.

3 Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado;

4 Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova.

5 São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem.

6 Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande o teu nome em poder.

7 Quem não te temeria a ti, ó Rei das nações? Pois isto só a ti pertence; porquanto entre todos os sábios das nações, e em todo o seu reino, ninguém há semelhante a ti.

8 Mas eles todos se embruteceram e tornaram-se loucos; ensino de vaidade é o madeiro.

9 Trazem prata batida de Társis e ouro de Ufaz, trabalho do artífice, e das mãos do fundidor; fazem suas roupas de azul e púrpura; obra de peritos são todos eles.

10 Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.

11 Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo deste céu.

12 Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus.

13 Fazendo ele soar a sua voz, logo há rumor de águas no céu, e faz subir os vapores da extremidade da terra; faz os relâmpagos para a chuva, e dos seus tesouros faz sair o vento.

14 Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito.

15 Vaidade são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer.

16 Não é semelhante a estes aquele que é a porção de Jacó; porque ele é o que formou tudo, e Israel é a vara da sua herança: Senhor dos Exércitos é o seu nome.

17 Ajunta da terra a tua mercadoria, ó tu que habitas em lugar sitiado.

18 Porque assim diz o Senhor: Eis que desta vez arrojarei como se fora com uma funda aos moradores da terra, e os angustiarei, para que venham a achá-lo, dizendo:

19 Ai de mim por causa do meu quebrantamento! A minha chaga me causa grande dor; e eu havia dito: Certamente isto é enfermidade que eu poderei suportar.

20 A minha tenda está destruída, e todas as minhas cordas se romperam; os meus filhos foram-se de mim, e não existem; ninguém há mais que estenda a minha tenda, nem que levante as minhas cortinas,

21 Porque os pastores se embruteceram, e não buscaram ao Senhor; por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se espalharam.

22 Eis que vem uma voz de rumor, grande tremor da terra do norte, para fazer das cidades de Judá uma assolação, uma morada de chacais.

23 Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos.

24 Castiga-me, ó Senhor, porém com juízo, não na tua ira, para que não me reduzas a nada.

25 Derrama a tua indignação sobre os gentios que não te conhecem, e sobre as gerações que não invocam o teu nome; porque devoraram a Jacó, e devoraram-no e consumiram-no, e assolaram a sua morada.

Jeremias

A Futilidade dos Ídolos (Jeremias 10:3-5)

Ídolos Criados pelo Homem:
Os ídolos são meras criações humanas, feitos de madeira e adornados com metais preciosos. Eles não têm vida ou poder próprio, são como árvores ou estátuas imóveis.

Incapazes de Mal ou Bem:
Ao contrário do Deus vivo, os ídolos não podem causar danos ou benefícios. Eles não podem proteger seus adoradores ou atender suas orações. Sua existência é vazia e sem sentido.

A Majestade de Deus (Jeremias 10:6-10)

Sem Igual:
Deus é único e incomparável. Seu poder e grandeza superam em muito qualquer outra entidade. Ele é o Rei das nações, cujo nome é temido por todos.

Senhor da Natureza:
Deus criou o mundo com sua sabedoria e força. Ele controla os céus, a terra e todas as forças da natureza. Sua grandeza é evidente na beleza e no poder da criação.

O Juízo de Deus (Jeremias 10:11-16)

Ídolos Destinados à Destruição:
Os ídolos que não criaram o céu e a terra serão destruídos. Deus derramará sua indignação sobre aqueles que confiam em falsos deuses.

Israel, a Porção de Deus:
Israel é o povo escolhido de Deus, sua herança. Ao contrário dos ídolos, Deus é fiel e protetor de seu povo. Ele nunca os abandonará ou permitirá que sejam consumidos.## Uma Chamada para Abandonar a Idolatria (Jeremias 10:1-11)

Jeremias denuncia a idolatria das nações, contrastando com a natureza eterna e poderosa de Deus. Ele exorta Israel a não adotar as práticas das nações e a reconhecer a futilidade dos ídolos que não podem falar, andar ou fazer bem ou mal.

A Verdadeira Natureza de Deus (Jeremias 10:12-16)

Jeremias proclama a grandeza de Deus como Criador do universo, que controla os elementos e os fenômenos naturais. Ele é o “Deus vivo e eterno” que não se assemelha aos ídolos feitos pelo homem. O Deus de Israel é o único digno de adoração e temor.

O Julgamento dos Ídolos (Jeremias 10:17-25)

Jeremias anuncia a destruição dos ídolos e daqueles que os adoram. Ele vê o povo de Judá sofrendo as consequências de sua idolatria e adverte que Deus derramará sua ira sobre aqueles que não o conhecem ou invocam seu nome.

O Reconhecimento da Soberania de Deus (Jeremias 10:23)

Jeremias reconhece a soberania de Deus sobre todas as coisas e expressa a compreensão de que o caminho do homem não está plenamente sob seu controle. Ele confia na justiça de Deus em meio ao julgamento e busca misericórdia, pedindo que Deus o discipline com moderação, não em ira.## A Vaidade dos Ídolos (Versículos 1-10)

Jeremias condena a adoração de ídolos, descrevendo-os como objetos inanimados, feitos por mãos humanas, que não podem causar nem bem nem mal (v. 5). Em contraste, Deus é incomparável em poder e glória, governando sobre as nações (v. 6-10).

A Futilidade da Idolatria (Versículos 11-15)

Os deuses falsos dos gentios desaparecerão, pois não criaram os céus e a terra (v. 11). A terra foi estabelecida pelo poder de Deus e Sua sabedoria é evidente na criação (v. 12-13). Os ídolos são obra de mentes humanas enganosas e não possuem vida ou espírito (v. 14-15).

A Verdadeira Adoração (Versículos 16-17)

Jacó, escolhido por Deus, não deve imitar a idolatria das nações (v. 16). Os habitantes de Jerusalém devem se preparar para o julgamento vindouro, reunindo seus pertences e reconhecendo sua necessidade de Deus (v. 17).

O Julgamento Divino (Versículos 18-25)

Deus lançará como uma funda os habitantes da terra, causando angústia (v. 18). O profeta lamenta a devastação de Judá, com seus líderes se afastando de Deus (v. 19-21). Jeremias reconhece que o caminho do homem não é seu próprio, e pede a Deus que o castigue com misericórdia, sem destruí-lo completamente (v. 23-24). Deus derramará Sua indignação sobre aqueles que não O conhecem e não invocam Seu nome, pois destruíram o povo de Israel (v. 25).

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo