Decreto de Dario sobre o Templo de Jerusalém (Esdras 6:1-22)

1 Então o rei Dario deu ordem, e buscaram nos arquivos, onde se guardavam os tesouros em babilônia.

2 E em Acmeta, no palácio, que está na província de Média, se achou um rolo, e nele estava escrito um memorial que dizia assim:

3 No primeiro ano do rei Ciro, este baixou o seguinte decreto: A casa de Deus, em Jerusalém, se reedificará para lugar em que se ofereçam sacrifícios, e seus fundamentos serão firmes; a sua altura de sessenta côvados, e a sua largura de sessenta côvados;

4 Com três carreiras de grandes pedras, e uma carreira de madeira nova; e a despesa se fará da casa do rei.

5 Além disso, os utensílios de ouro e de prata da casa de Deus, que Nabucodonosor transportou do templo que estava em Jerusalém, e levou para babilônia, serão restituídos, para que voltem ao seu lugar, ao templo que está em Jerusalém, e serão postos na casa de Deus.

6 Agora, pois, Tatenai, governador dalém do rio, Setar-Bozenai, e os seus companheiros, os afarsaquitas, que habitais dalém do rio, apartai-vos dali.

7 Deixai que se faça a obra desta casa de Deus; que o governador dos judeus e os seus anciãos reedifiquem esta casa de Deus no seu lugar.

8 Também por mim se decreta o que haveis de fazer com os anciãos dos judeus, para a reedificação desta casa de Deus, a saber: que da fazenda do rei, dos tributos dalém do rio se pague prontamente a despesa a estes homens, para que não interrompam a obra.

9 E o que for necessário, como bezerros, carneiros, e cordeiros, para holocaustos ao Deus dos céus, trigo, sal, vinho e azeite, segundo o rito dos sacerdotes que estão em Jerusalém, dê-se-lhes, de dia em dia, para que não haja falta.

10 Para que ofereçam sacrifícios de cheiro suave ao Deus dos céus, e orem pela vida do rei e de seus filhos.

11 Também por mim se decreta que todo o homem que mudar este decreto, se arrancará um madeiro da sua casa, e, levantado, o pendurarão nele, e da sua casa se fará por isso um monturo.

12 O Deus, pois, que fez habitar ali o seu nome derrube a todos os reis e povos que estenderem a sua mão para mudar o decreto e para destruir esta casa de Deus, que está em Jerusalém. Eu, Dario, baixei o decreto; com diligência se faça.

13 Então Tatenai, o governador dalém do rio, Setar-Bozenai e os seus companheiros, assim fizeram diligentemente, conforme ao que decretara o rei Dario.

14 E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido. E edificaram e terminaram a obra conforme ao mandado do Deus de Israel, e conforme ao decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia.

15 E acabou-se esta casa no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado do rei Dario.

16 E os filhos de Israel, os sacerdotes, os levitas, e o restante dos filhos do cativeiro, fizeram a dedicação desta casa de Deus com alegria.

17 E ofereceram para a dedicação desta casa de Deus cem novilhos, duzentos carneiros, quatrocentos cordeiros, e doze cabritos por expiação do pecado de todo o Israel; segundo o número das tribos de Israel.

18 E puseram os sacerdotes nas suas turmas e os levitas nas suas divisões, para o ministério de Deus, em Jerusalém, conforme ao que está escrito no livro de Moisés.

19 E os filhos do cativeiro celebraram a páscoa no dia catorze do primeiro mês.

20 Porque os sacerdotes e levitas se purificaram como se fossem um só homem, todos estavam limpos; e mataram o cordeiro da páscoa para todos os filhos do cativeiro, e para seus irmãos, os sacerdotes, e para si mesmos.

21 Assim comeram a páscoa os filhos de Israel que tinham voltado do cativeiro, com todos os que com eles se apartaram da imundícia dos gentios da terra, para buscarem o Senhor Deus de Israel;

22 E celebraram a festa dos pães ázimos por sete dias com alegria; porque o Senhor os tinha alegrado, e tinha mudado o coração do rei da Assíria a favor deles, para lhes fortalecer as mãos na obra da casa de Deus, o Deus de Israel.

Esdras

Versículo 1: O Decreto de Dario

(Esdras 6:1-2)

O rei Dario ordena que sejam pesquisados os arquivos do tesouro real em Babilônia. Em Acmeta, na província da Média, é encontrado um rolo contendo o decreto original do rei Ciro, que autoriza a reconstrução do Templo de Jerusalém.

Versículo 3-5: As Especificações do Templo

(Esdras 6:3-5)

O decreto de Dario especifica que o Templo deve ter 60 côvados de altura e 60 côvados de largura, com três camadas de grandes pedras e uma camada de madeira nova. Além disso, os utensílios de ouro e prata levados por Nabucodonosor devem ser devolvidos ao Templo.

Versículo 6-12: Instruções para Tatenai e Setar-Bozenai

(Esdras 6:6-12)

Dario ordena que Tatenai, governador além do rio, e Setar-Bozenai, cessem suas interferências na reconstrução do Templo. Ele instrui que as despesas sejam cobertas pelos tributos reais e que as ofertas necessárias para os sacrifícios sejam fornecidas regularmente. Ele também ameaça punição severa para qualquer um que descumpra este decreto.

Versículo 13-22: A Conclusão do Templo e a Dedicação

(Esdras 6:13-22)

Tatenai e Setar-Bozenai obedecem ao decreto de Dario, e os anciãos dos judeus completam a reconstrução do Templo. Ele é dedicado com alegria e sacrifícios, e os sacerdotes e levitas são designados aos seus deveres. Os filhos do cativeiro celebram a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos, e o coração do rei da Assíria é inclinado a apoiá-los.## Busca pelos Decretos no Arquivo
(Esdras 6:1-2)

O rei Dario ordenou uma busca pelos decretos sobre o templo de Jerusalém nos arquivos de Babilônia. Em Acmeta, foi encontrado um rolo com um decreto emitido por Ciro no primeiro ano do seu reinado, autorizando a reconstrução do templo.

Renovação do Decreto por Dario

(Esdras 6:3-12)

Dario confirmou o decreto de Ciro e ordenou que as despesas da reconstrução fossem pagas pelos tributos além do rio. Ele também instruiu que os materiais necessários, como animais para sacrifícios, fossem fornecidos diariamente. Dario declarou que qualquer tentativa de interferir na obra seria punida severamente.

Conclusão da Obra e Dedicatória

(Esdras 6:13-22)

Os anciãos dos judeus prosseguiram com a reconstrução com a ajuda dos profetas Ageu e Zacarias. O templo foi concluído no sexto ano do reinado de Dario. Os israelitas celebraram a dedicação do templo com alegria, oferecendo sacrifícios e celebrando a Páscoa. Eles purificaram-se e se comprometeram a seguir o Senhor, afastando-se das práticas pagãs.## Descoberta do Decreto de Ciro (Esdras 6:1-2)

O rei Dario ordenou uma busca nos arquivos de Babilônia, onde um documento foi encontrado no palácio de Acmeta, na Média. Este rolo continha um decreto emitido por Ciro no primeiro ano de seu reinado: “A casa de Deus, em Jerusalém, se reedificará” (Esdras 6:3).

Termos do Decreto (Esdras 6:3-5)

O decreto especificava as dimensões do templo: 60 côvados de altura e largura, com três fileiras de grandes pedras e uma camada de madeira. Os custos seriam cobertos pelo rei. Além disso, os utensílios de ouro e prata levados por Nabucodonosor deveriam ser devolvidos ao templo (Esdras 6:5).

Instruções para Funcionários (Esdras 6:6-12)

Tatenai e outros governadores foram instruídos a facilitar a obra e fornecer os recursos necessários, como sacrifícios de animais e mantimentos. O decreto ameaçava punição severa para aqueles que interferissem na construção (Esdras 6:11) e proclamava a proteção divina sobre o templo (Esdras 6:12).

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo