(Daniel 7:1) (Daniel 7:2-7) (Daniel 7:8-9) (Daniel 7:10-12) (Daniel 7:13-14) (Daniel 7:15) (Daniel…

1 No primeiro ano de Belsazar, rei da Babilônia, Daniel teve um sonho, e certas visões passaram por sua mente, estando ele deitado em sua cama. Ele escreveu o resumo do seu sonho.

2 Daniel disse: “Na minha visão à noite, eu vi os quatro ventos do céu agitando o grande mar.

3 Quatro grandes animais, cada um diferente dos outros, subiram do mar.

4 “O primeiro parecia um leão, e tinha as asas de águia. Eu o observei até que as suas asas foram arrancadas, e ele foi erguido do chão de modo que levantou-se sobre dois pés como um homem, e recebeu coração de homem.

5 “A seguir vi um segundo animal, que tinha a aparência de um urso. Ele foi erguido por um dos seus lados, e na boca, entre os dentes, tinha três costelas. E lhe foi dito: ‘Levante-se e coma quanta carne puder! ’

6 “Depois disso, vi um outro animal, que se parecia com um leopardo. E nas costas tinha quatro asas, como asas de uma ave. Esse animal tinha quatro cabeças, e recebeu autoridade para governar.

7 “Na minha visão à noite, vi ainda um quarto animal, aterrorizante, assustador e muito poderoso. Tinha grandes dentes de ferro, com as quais despedaçava e devorava suas vítimas, e pisoteava tudo o que sobrava. Era diferente de todos os animais anteriores, e tinha dez chifres.

8 “Enquanto eu estava refletindo nos chifres, vi um outro chifre, pequeno, que surgiu entre eles; e três dos primeiros chifres foram arrancados para dar lugar a ele. Esse chifre possuía olhos como os olhos de um homem e uma boca que falava com arrogância.

9 “Enquanto eu olhava, “tronos foram postos no lugar, e um ancião se assentou. Sua veste era branca como a neve; o cabelo era branco como a lã. Seu trono ardia em fogo, e as rodas do trono estavam todas incandescentes.

10 E saía um rio de fogo, de diante dele. Milhares de milhares o serviam; milhões e milhões estavam diante dele. O tribunal iniciou o julgamento, e os livros foram abertos.

11 “Continuei a observar por causa das palavras arrogantes que o chifre falava. Fiquei olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo foi destruído e atirado no fogo.

12 E foi tirada a autoridade dos outros animais, mas eles tiveram permissão para viver por um período de tempo.

13 “Na minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de um homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença.

14 A ele foram dados autoridade, glória e reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.

15 “Eu, Daniel, fiquei agitado em meu espírito, e as visões que passaram pela minha mente me aterrorizaram.

16 Então me aproximei de um dos que ali estavam e lhe perguntei o significado disso tudo. “E ele me respondeu, dando-me a interpretação:

17 ‘Os quatro grandes animais são quatro reinos que se levantarão na terra.

18 Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para sempre; sim, para todo o sempre’.

19 “Então eu quis saber o significado do quarto animal, diferente de todos os outros e o mais aterrorizante, com seus dentes de ferro e garras de bronze, o animal que despedaçava e devorava suas vítimas, e pisoteava tudo o que sobrava.

20 E também quis saber sobre os dez chifres da sua cabeça e sobre o outro chifre que surgiu para ocupar o lugar dos três chifres que caíram, o chifre que era maior do que os demais e que tinha olhos e uma boca que falava com arrogância.

21 Enquanto eu observava, esse chifre guerreava contra os santos e os derrotava,

22 até que o ancião veio e pronunciou a sentença a favor dos santos do Altíssimo, e chegou a hora de eles tomarem posse do reino.

23 “Ele me deu a seguinte explicação: ‘O quarto animal é um quarto reino que aparecerá na terra. Será diferente de todos os outros reinos e devorará a terra inteira, despedaçando-a e pisoteando-a.

24 Os dez chifres são dez reis que sairão desse reino. Depois deles um outro rei se levantará, e será diferente dos primeiros reis.

25 Ele falará contra o Altíssimo, oprimirá os seus santos e tentará mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues nas mãos dele por um tempo, tempos e meio tempo’.

26 “Mas o tribunal o julgará, e o seu poder será tirado e totalmente destruído para sempre.

27 Então a soberania, o poder e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão entregues nas mãos dos santos, o povo do Altíssimo. O reino dele será um reino eterno, e todos os governantes o adorarão e lhe obedecerão.

28 “Esse é o fim da visão. Eu, Daniel, fiquei aterrorizado por causa de meus pensamentos, e meu rosto empalideceu, mas guardei essas coisas comigo”.

Daniel

O Primeiro Animal (Daniel 7:4)

O primeiro animal, semelhante a um leão, simboliza o império babilônico. Suas asas de águia representam sua rapidez e domínio. A perda de suas asas indica o declínio do império, enquanto a postura ereta e o coração humano sugerem sua evolução em uma forma mais humana.

O Segundo Animal (Daniel 7:5)

O segundo animal, assemelhando-se a um urso, representa o império medo-persa. As três costelas em sua boca simbolizam os três reinos conquistados por ele.

O Terceiro Animal (Daniel 7:6)

O terceiro animal, semelhante a um leopardo, representa o império grego. As quatro asas nas costas representam sua expansão rápida, enquanto as quatro cabeças simbolizam seus quatro generais que o dividiram após a morte de Alexandre, o Grande.

O Quarto Animal (Daniel 7:7)

O quarto animal, o mais terrível, representa o império romano. Seus dentes de ferro simbolizam seu poder militar, enquanto seus pés de argila representam sua fraqueza interna. Os dez chifres representam os dez reinos que surgiram de sua divisão após a Queda de Roma.## O Leão Alado (Daniel 7:4)

  • O primeiro animal visto por Daniel assemelha-se a um leão alado, simbolizando a potência e o domínio do Império Babilônico (Daniel 7:4).
  • Suas asas são retiradas, representando a perda de poder, e ele adota características humanas, refletindo a ascensão do Império Medo-Persa (Daniel 7:4).

O Urso Trilateral (Daniel 7:5)

  • O segundo animal surge como um urso com três costelas em sua boca, simbolizando o Império Medo-Persa (Daniel 7:5).
  • A ele é ordenado que consuma muita carne, retratando sua natureza expansionista e conquistas territoriais (Daniel 7:5).

O Leopardo Quadricefálico (Daniel 7:6)

  • O terceiro animal assume a forma de um leopardo com quatro cabeças, representando o Império Grego sob Alexandre, o Grande (Daniel 7:6).
  • Suas cabeças múltiplas indicam os generais que sucederam Alexandre após sua morte (Daniel 7:6).## Interpretação dos Quatro Animais (Daniel 7:1-7)

A visão de Daniel começa com quatro animais emergindo do mar, cada um com características distintas. O primeiro se assemelha a um leão com asas de águia (v. 4) simbolizando um reino poderoso e expansivo. O segundo animal, um urso (v. 5), representa um reino focado na aquisição de território e recursos. O terceiro, um leopardo com asas (v. 6), representa um reino veloz e ágil, conquistando rapidamente novas terras.

O quarto animal, o mais terrível (v. 7), simboliza um reino opressor e cruel, descrito com dentes de ferro (v. 7), que despedaça e devora suas vítimas. Seus dez chifres (v. 7) representam dez reis que governarão sob sua autoridade.

O Chifre Pequeno (Daniel 7:8-12)

Entre os dez chifres, surge um pequeno (v. 8), que é o chifre profano. Este chifre faz guerra contra os santos (v. 21) e profere palavras arrogantes contra o Altíssimo (v. 25), perseguindo o povo de Deus. No entanto, seu poder será tirado e totalmente destruído para sempre (v. 26).

O Julgamento do Ancião (Daniel 7:9-10)

A visão de Daniel também revela um Ancião (v. 9) sentado em um trono, sua veste branca como a neve (v. 9). Este Ancião representa Deus, que julgará os reinos da Terra. Milhares de milhares o servem, e livros são abertos para o julgamento (v. 10).

O Filho do Homem (Daniel 7:13-14)

No clímax da visão, alguém semelhante a um filho de homem (v. 13) vem com as nuvens do céu. Ele recebe domínio, glória e reino (v. 14) e seu governo é eterno (v. 14), estabelecendo o Reino de Deus na Terra. Este Filho do Homem é uma representação de Jesus Cristo, o Salvador e Rei.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo