14 Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,
15 e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.
Hebreus
Corpo de Carne e Sangue (Hebreus 2:14)
O versículo 14 afirma que Jesus Cristo assumiu a natureza humana, “pessoas de carne e sangue”. Isso significa que Ele compartilhou nossas fraquezas e limitações físicas, tornando-Se verdadeiramente um de nós. Ao fazer isso, Ele demonstrou Sua profunda compreensão de nossa condição humana.
Vitória sobre a Morte (Hebreus 2:14b)
O propósito da encarnação de Cristo foi libertar-nos do medo da morte. Ao morrer na cruz, Ele derrotou “aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo”. O próprio Jesus conquistou o poder da morte, tornando possível nossa ressurreição e vida eterna.
Libertação do Medo da Morte (Hebreus 2:15)
O versículo 15 descreve o impacto da vitória de Cristo sobre a morte. Ele libertou aqueles que estavam “escravizados pelo medo da morte”. O medo da morte é uma sombra que paira sobre nossas vidas, mas em Cristo encontramos libertação desse temor paralisante. Ele nos dá esperança e confiança de que a morte não é o fim, mas apenas um portal para a vida eterna.## A Encarnação de Cristo como Nossa Libertação da Morte (Hebreus 2:14)
“Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana” (Hebreus 2:14).
Jesus Cristo, o Filho de Deus, assumiu nossa natureza humana, tornando-se carne e sangue como nós. Ele se identificou com nossa fraqueza e mortalidade, tornando-se capaz de nos redimir do pecado e da morte.
A Vitória de Cristo sobre a Morte (Hebreus 2:14)
“Para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo” (Hebreus 2:14).
Na cruz, Cristo desferiu um golpe mortal sobre o diabo, que detinha o poder da morte. Ele venceu o pecado e o poder das trevas, abrindo caminho para nossa libertação do domínio da morte.
Libertação do Medo da Morte (Hebreus 2:15)
“E libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte” (Hebreus 2:15).
Por meio da vitória de Cristo, somos libertos do medo que a morte costumava despertar em nós. Ele nos dá a esperança de vida eterna e a certeza de que a morte não tem mais domínio sobre nós.## Cristo, o Libertador da Morte (Hebreus 2:14-15)
14. Participação na Humanidade (Hebreus 2:14a)
- Visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana…
- Jesus Cristo compartilhou a natureza humana, tornando-se vulnerável à morte. Ao fazê-lo, Ele se identificou com nossas fraquezas e lutas.
15. Derrota do Diabo (Hebreus 2:14b)
- …para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo…
- Através de Sua morte na cruz, Cristo venceu o pecado e Satanás, que detém o poder da morte. Ele nos libertou do controle do maligno e da escravidão do medo.
15. Libertação do Medo (Hebreus 2:15b)
- …e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.
- A morte não tem mais poder sobre aqueles que creem em Cristo. Ele quebrou as correntes do medo e nos concedeu liberdade e esperança na vida eterna.