Quinquagésimo sexto livro da Bíblia e décimo sétimo do Novo Testamento, neste livro acompanhamos as palavras de incentivo e os conselhos dados pelo apóstolo Paulo a Tito em relação a igreja. A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Paulo; ele escreveu enquanto estava em Nicópolis, na Macedônia.
Ao longo dos três capítulos podemos entender que Tito foi designado para orientar os cristãos que estavam na ilha de Creta, local onde havia pouco conhecimento sobre as doutrinas do Senhor. O apóstolo escreve a Tito a fim de o aconselhar e guiar durante sua missão.
Um dos principais conselhos dados por Paulo a ele foi em relação a escolha de bons anciãos ou presbíteros para a igreja em Creta e o modo como eles deveriam ser instruídos. “Porque convém que o presbítero seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes”. (Tito 1:7-9)
O apóstolo também o alerta sobre ter cuidado com os enganadores, que transmitem falsos ensinamentos e “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra”. (Tito 1:16)
Paulo também dá instruções para os idosos, para que sejam sãos na fé e sirvam de exemplo para os mais jovens e aconselha os jovens a serem moderados. Além disso, o apóstolo aconselha os cristãos a manterem-se fiéis à Palavra do Senhor.
Portanto, neste livro podemos acompanhar as instruções dadas pelo apóstolo Paulo a Tito, para que a igreja em Creta tivesse bons anciãos e que levasse corretamente os ensinamentos do Senhor. Além disso, Paulo aconselha a todos a viverem sãos na fé, afastando-se de falsas doutrinas.
Qualificações dos Anciãos (Tito 1:7-9)
Paulo enfatiza a importância de escolher anciãos ou presbíteros irrepreensíveis para liderar a igreja em Creta. Eles devem ser homens exemplares, livres de vícios e caracterizados por virtudes como hospitalidade, bondade, moderação e justiça. Além disso, devem ter um firme conhecimento da doutrina e ser capazes de ensinar e refutar heresias.
Responsabilidade dos Anciãos (Tito 1:7-9)
Os anciãos são responsáveis por “governar bem a casa de Deus” (Tito 1:7). Como despenseiros da fé, eles devem garantir que os ensinamentos do Senhor sejam transmitidos com precisão e fidelidade. Seu papel é tanto admoestar os crentes quanto convencer aqueles que se opõem à sã doutrina.
Cuidado com Falsos Mestres (Tito 1:16)
Paulo adverte Tito sobre os enganadores que se infiltram nas igrejas, professando conhecer a Deus, mas negando-o com suas ações. Esses indivíduos são “abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra” (Tito 1:16). Eles distorcem as Escrituras e levam os crentes ao erro.
Permanecendo na Verdade (Tito 1:16)
Para combater os falsos mestres, Paulo exorta os crentes a “reter a fiel palavra, que é conforme a doutrina” (Tito 1:9). Ao permanecerem firmes na verdade, eles podem resistir aos ensinamentos heréticos e manter a pureza da fé. A Palavra de Deus é a âncora da igreja, protegendo-a de desvios e mantendo-a no caminho da retidão.## Instruções para os Anciãos (Tito 1:7-9)
“Porque convém que o presbítero seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.” (Tito 1:7-9)
O apóstolo Paulo enfatiza as qualidades essenciais dos anciãos da igreja, que devem ser irrepreensíveis, piedosos e exemplares. Eles devem ser modelos de fé, conduta e conhecimento doutrinário. Apenas indivíduos que atendam a esses critérios devem ser escolhidos para liderar e guiar a congregação.
Cuidado com os Enganadores (Tito 1:16)
“Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.” (Tito 1:16)
Paulo adverte contra falsos mestres que fazem alegações vazias de conhecer e seguir a Deus, mas cujas ações contradizem suas palavras. Eles são repulsivos, desobedientes e incapazes de produzir boas ações. Tito é instruído a confrontar esses enganadores e expor suas falsidades.
Instruções para Idosos, Jovens e Cristãos (Tito 2:2-10)
Tito 2:2-7
Os anciãos devem ser sãos na fé, moderados, reverentes e exemplares para os jovens. Os jovens devem ser sóbrios e respeitosos, enquanto as mulheres idosas devem ensinar as jovens a serem santas e amáveis.
Tito 2:8-10
Os crentes devem manter uma doutrina sadia e ser irrepreensíveis em sua conduta, para silenciar os oponentes e glorificar a Deus. Eles devem ser submissos às autoridades, diligentes no trabalho e exemplares em todas as áreas da vida.