Conselho de Josué ao Israel Vitorioso (Josué 23:1-16)

1 E sucedeu que, muitos dias depois que o SENHOR dera repouso a Israel de todos os seus inimigos em redor, e sendo Josué já velho e entrado em dias,

2 Chamou Josué a todo o Israel, aos seus anciãos, e aos seus cabeças, e aos seus juízes, e aos seus oficiais, e disse-lhes: Eu já sou velho e entrado em dias,

3 E vós já tendes visto tudo quanto o Senhor vosso Deus fez a todas estas nações por causa de vós; porque o Senhor vosso Deus é que tem pelejado por vós.

4 Vede que vos reparti por sorte, em herança às vossas tribos, estas nações que restam, bem como as nações que tenho destruído, desde o Jordão até o grande mar para o pôr-do-sol.

5 E o Senhor vosso Deus as impelirá, e as expelirá de diante de vós; e vós possuireis a sua terra, como o Senhor vosso Deus vos tem prometido.

6 Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda;

7 Para que não entreis no meio destas nações que ainda ficam convosco; e dos nomes de seus deuses não façais menção, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, nem a eles vos inclineis,

8 Mas ao Senhor vosso Deus vos apegareis, como fizestes até o dia de hoje;

9 Pois o Senhor expulsou de diante de vós grandes e fortes nações; e, quanto a vós, ninguém vos tem podido resistir, até o dia de hoje.

10 Um só homem dentre vós perseguirá a mil; pois é o Senhor vosso Deus que peleja por vós, como já vos tem falado.

11 Portanto, guardai diligentemente as vossas almas, para amardes ao Senhor vosso Deus.

12 Porque, se de algum modo vos desviardes, e vos apegardes ao restante destas nações que ainda ficou entre vós, e com elas vos aparentardes, e vós a elas entrardes, e elas a vós,

13 Sabei certamente que o Senhor vosso Deus não continuará a expulsar estas nações de diante de vós, mas elas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos; até que pereçais desta boa terra que vos deu o Senhor vosso Deus.

14 E eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós bem sabeis, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma, que nem uma só palavra falhou de todas as boas coisas que falou de vós o Senhor vosso Deus; todas vos sobrevieram, nenhuma delas falhou.

15 E será que, assim como sobre vós vieram todas estas boas coisas, que o Senhor vosso Deus vos disse, assim trará o Senhor sobre vós todas aquelas más coisas, até vos destruir de sobre a boa terra que vos deu o Senhor vosso Deus.

16 Quando transgredirdes a aliança do Senhor vosso Deus, que vos tem ordenado, e fordes e servirdes a outros deuses, e a eles vos inclinardes, então a ira do Senhor sobre vós se acenderá, e logo perecereis de sobre a boa terra que vos deu.

Josué

Versículo 1: Um Chamado à Reflexão

Josué 23:1

Com o passar do tempo, Josué reconheceu que seu fim estava próximo. Chamou os líderes de Israel, lembrando-os das bênçãos que haviam recebido do Senhor. As vitórias que conquistaram não foram fruto de seu próprio poder, mas da intervenção divina. Deus havia lutado por eles, concedendo-lhes descanso de seus inimigos.

Versículos 4-10: O Legado de Deus e a Responsabilidade de Israel

Josué 23:4-10

Deus havia dividido a terra entre as tribos de Israel, mas ainda havia nações inimigas a serem expulsas. Josué exortou o povo a obedecer fielmente à lei de Deus, para que pudessem continuar a possuir a terra prometida. Ele os alertou contra a tentação de adorar outros deuses, lembrando-os do poder de Deus que havia derrotado nações fortes.

Versículos 11-13: O Cuidado de Deus e os Perigos da Desobediência

Josué 23:11-13

Josué enfatizou a necessidade de amar a Deus de todo o coração. Se eles se desviassem e se misturassem com os povos pagãos, Deus não mais os protegeria e os abençoaria. Em vez disso, as nações inimigas se tornariam uma fonte de problemas e sofrimento, levando-os à ruína.

Versículos 14-16: A Fidelidade de Deus e as Consequências da Rebelião

Josué 23:14-16

Josué testemunhou a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas. Ele alertou que Deus também cumpriria suas ameaças de castigo se eles violassem a aliança que haviam feito com ele. A desobediência traria a ira de Deus e o extermínio da terra prometida.## O Chamado de Josué (Josué 23:1-2)

Josué, já avançado em idade, convocou o povo de Israel, incluindo líderes espirituais e civis. Reconhecendo sua idade e a proximidade de sua morte, Josué se dirigiu a eles com palavras de sabedoria e exortação.

O Sucesso Passado de Israel (Josué 23:3-10)

Josué relembrou a jornada de Israel e as vitórias que Deus havia concedido a eles. Ele enfatizou que o Senhor havia lutado por eles e os abençoado com a vitória sobre nações poderosas. Ele exortou o povo a continuar confiando em Deus e a permanecer fiel a ele.

A Advertência de Josué (Josué 23:11-13)

Josué alertou o povo sobre os perigos de abandonar Deus. Ele disse que, se eles se desviassem, as nações que restavam se tornariam um perigo para eles. Essas nações seriam como armadilhas, chicotes e espinhos, levando-os à destruição.

A Exortação Final de Josué (Josué 23:14-16)

Josué reconheceu que seu tempo na terra estava chegando ao fim. No entanto, ele enfatizou que todas as promessas de Deus haviam se cumprido e que Deus continuaria a abençoá-los ou castigá-los de acordo com sua obediência ou desobediência. Ele exortou o povo a amar a Deus, guardar sua aliança e evitar a idolatria, para que continuassem a desfrutar das bênçãos de Deus.## Guarda a Palavra de Deus (Josué 23:6-8)

Josué exortou Israel a seguir fielmente a Lei de Moisés, que representava a Palavra de Deus. Adverteu que desviar-se dela, se quer à direita ou esquerda, traria o desfavor divino. O povo deveria se apegar ao Senhor e resistir às influências das divindades pagãs. Guardar a Palavra de Deus implica em obedecer seus mandamentos, seguir seus princípios e encontrar nela orientação e consolo.

Permanecer na Fidelidade (Josué 23:11-13)

O Senhor protegeu Israel de nações poderosas, devido à Sua fidelidade à aliança. No entanto, se desviassem e se envolvessem com outras nações e seus deuses, esse favor divino cessaria. Em vez disso, enfrentariam oposição e sofrimento. A fidelidade a Deus requer dedicação exclusiva, evitando influências externas que possam comprometer nosso relacionamento com Ele.

O Julgamento de Deus (Josué 23:14-16)

Josué reconheceu que seu fim estava próximo e lembrou ao povo que Deus havia cumprido todas as suas promessas, tanto boas quanto más. As bênçãos vieram por sua obediência, enquanto os julgamentos ocorreram por sua desobediência. A transgressão da aliança com Deus levaria à remoção do Seu favor e à destruição. O julgamento de Deus é justo e inevitável para aqueles que persistem no pecado e rejeitam Sua graça.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo