Comunhão com Deus
16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.
20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
2 Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
13 Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
14 A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
24 E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.
20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
3 O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
45 E habitarei no meio dos filhos de Israel, e lhes serei o seu Deus,
7 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.
Comunhão com Deus: Um Templo Sagrado
Paz com Deus pela Fé (Romanos 5:1-2)
Somos justificados pela fé, o que nos concede paz com Deus por meio de Jesus Cristo. Essa justificação nos dá acesso à graça, na qual podemos permanecer firmes e nos gloriar na esperança da glória de Deus.
Unidade em Cristo (João 17:20-23)
Jesus orou pela unidade entre todos aqueles que acreditam Nele. Essa unidade reflete a perfeição da Trindade e demonstra ao mundo o amor e a autoridade de Deus.
A Presença de Deus (1 Coríntios 3:16; 2 Coríntios 6:16; Apocalipse 21:3)
Deus habita em nós como Seu templo, Seu santuário sagrado. Como Seus filhos, somos um com Ele, e Ele promete andar entre nós, ser nosso Deus e nos tornar Seu povo.
Comunhão pela Oração (Mateus 18:20)
Quando nos reunimos em nome de Jesus, Ele está presente entre nós. A oração nos aproxima de Deus, conectando-nos com Sua vontade e Seu poder. É uma forma vital de cultivar a comunhão e fortalecer nossa fé.## Comunhão com Deus: O Templo Sagrado (1 Coríntios 3:16; 1 João 4:16)
O Templo de Deus (1 Coríntios 3:16)
Deus habita em nós como um templo sagrado. Ele é fiel e nos chamou para a comunhão com seu Filho, Jesus Cristo. Ao permanecermos nele, somos unidos em amor e propósito, testemunhando ao mundo a unidade de Deus.
A Reconciliação em Cristo (2 Coríntios 5:17-21)
Por meio de Cristo, somos reconciliados com Deus. Nossas velhas naturezas passam, e somos criados de novo, recebendo o ministério da reconciliação. Deus, em Cristo, nos perdoou e nos confiou a mensagem de reconciliação.
A Presença de Deus (Apocalipse 3:20)
Deus bate à porta de nossos corações. Quando o convidamos para entrar, ele se revela a nós, compartilhando sua glória e sua presença. Ao nos aproximarmos dele, ele se aproxima de nós, purificando nossos corações e nos capacitando a viver em comunhão com ele.
O Amor Fraternal (1 João 4:7-12)
O amor é a essência de Deus. Ao amar uns aos outros, refletimos o caráter de Deus e demonstramos que nascemos dele. O amor nos traz perto de Deus, aprofundando nossa comunhão com ele e com os outros.## Comunhão com Deus: Um Templo Sagrado
1 João 4:16 – Deus é Amor
- “Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.” (1 João 4:16)
- Esta passagem destaca a natureza fundamental de Deus como amor. A comunhão com Deus é uma experiência de amor divino, onde somos abraçados pelo cuidado e pela benevolência de Deus.
Apocalipse 3:10-13 – Guardando a Palavra de Deus
- “Porque guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentaçãoo, que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” (Apocalipse 3:10)
- Esta passagem enfatiza a importância da obediência à palavra de Deus. Ao guardar seus mandamentos, nos alinhamos com a vontade de Deus e experimentamos sua proteção e orientação.
Tiago 4:8-10 – Aproximando-se de Deus
- “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e purificai os corações, vós de duplo ânimo.” (Tiago 4:8)
- Aqui, somos encorajados a nos aproximarmos de Deus com corações limpos e intenções puras. Ao buscarmos a presença de Deus, ele se revelará a nós e fortalecerá nosso relacionamento.
Apocalipse 20:6 – Participação na Primeira Ressurreição
- “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” (Apocalipse 20:6)
- Esta passagem nos lembra que a comunhão com Deus não é apenas para esta vida, mas se estende à vida eterna. Aqueles que participam da primeira ressurreição herdarão a promessa de reinar com Cristo e experimentarão a plenitude da comunhão divina para sempre.