Chamado à Santificação e Comunhão com Deus (2 Coríntios 6:1-18)

1 Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

2 Pois ele diz: “Eu o ouvi no tempo favorável e o socorri no dia da salvação”. Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação!

3 Não damos motivo de escândalo a ninguém, em circunstância alguma, para que o nosso ministério não caia em descrédito.

4 Pelo contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas;

5 em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns;

6 em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero;

7 na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque, quer de defesa;

8 por honra e por desonra; por difamação e por boa fama; tidos por enganadores, sendo verdadeiros;

9 como desconhecidos, apesar de bem conhecidos; como morrendo, mas eis que vivemos; espancados, mas não mortos;

10 entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.

11 Falamos abertamente a vocês, coríntios, e lhes abrimos todo o nosso coração!

12 Não lhes estamos limitando nosso afeto, mas vocês nos estão limitando o afeto que têm por nós.

13 Numa justa compensação, falo como a meus filhos, abram também o coração para nós!

14 Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?

15 Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?

16 Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

17 Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei”

18 “e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor Todo-poderoso.

2 Coríntios

Chamado à Santificação: O Tempo É Agora (2 Coríntios 6:1-2)

Deus nos exorta a não receber em vão Sua graça, pois agora é o tempo favorável, o dia da salvação. O apóstolo Paulo, como cooperador de Deus, enfatiza a urgência de abraçar esta graça e viver em santidade.

Servindo com Excelência: Paciência e Perseverança (2 Coríntios 6:3-10)

Como servos de Deus, devemos nos recomendar por meio da paciência em meio a sofrimentos, privações e tristezas. A pureza, o conhecimento, a paciência e a bondade são virtudes que refletem o caráter de Cristo em nós. Em meio às provações, devemos manter a alegria, por sabermos que somos enriquecidos por Deus, mesmo que possamos parecer pobres materialmente.

Abertura e Afetuosidade (2 Coríntios 6:11-13)

Paulo se abre sinceramente aos coríntios, revelando seu profundo afeto por eles. Ele os exorta a retribuir esse amor, alargando seus corações para com ele e os outros crentes.

Separação do Mundo: União com Deus (2 Coríntios 6:14-18)

O cristão não deve se associar com os descrentes, pois a justiça não se mistura com a maldade. Somos templos do Espírito Santo, habitados por Deus. Portanto, devemos nos separar dos ídolos e da impureza, buscando comunhão e santidade com Deus. Ao fazermos isso, seremos reconhecidos como Seus filhos e filhas, recebendo Sua proteção e bênçãos.## Cooperadores de Deus e a Graça de Deus (2 Coríntios 6:1-2)

Como cooperadores de Deus, devemos evitar receber a graça de Deus em vão. Este é o “tempo favorável”, o “dia da salvação”. Portanto, devemos aproveitar esta oportunidade única para nos reconciliarmos com Deus através de Seu Filho, Jesus Cristo.

O Ministério Cristão e a Conduta Cristã (2 Coríntios 6:3-10)

Como servos de Deus, devemos nos recomendar de todas as formas, mesmo em meio às dificuldades. Devemos viver em pureza, conhecimento, paciência e bondade, confiando no Espírito Santo e no amor sincero. Devemos ser honestos, confiáveis e amorosos, mesmo quando enfrentamos oposição.

Separando-se do Mundo (2 Coríntios 6:14-18)

Não devemos nos unir a descrentes ou participantes de práticas ímpias. Jesus e Belial não têm nada em comum, e a luz e as trevas não podem coexistir. Como templos do Deus vivo, devemos nos separar da impureza e nos dedicar a Deus. Ao fazermos isso, experimentaremos Sua proteção, amor e bênçãos eternas.## O Tempo Favorável da Salvação (2 Coríntios 6:1-2)

Deus nos exorta a aproveitar a graça oferecida, pois o momento atual é propício para a salvação. Ele nos ouve e nos socorre em tempos de angústia.

Recomendações como Servos de Deus (2 Coríntios 6:3-10)

Os servos de Deus devem evitar escândalos e se recomendar por meio de perseverança, sofrimento, pureza e amor. Eles enfrentam desafios com honra e desonra, alegria e tristeza, possuindo nada material, mas tudo espiritualmente.

Chamado à Santidade e Separação (2 Coríntios 6:11-18)

Deus nos ama profundamente e deseja abrir nossos corações para Ele. Devemos evitar o jugo desigual com incrédulos e nos separar da impureza. Ao fazer isso, experimentamos a paternidade de Deus e nos tornamos Seus filhos e filhas.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo