Carta de Jeremias aos Exilados em Babilônia (Jeremias 29:1-32)

1 Eu escrevi uma carta aos judeus que Nabucodonosor havia levado como prisioneiros de Jerusalém para a Babilônia: autoridades, sacerdotes, profetas e todo o povo. 2 Isso aconteceu depois de terem saído de Jerusalém o rei Joaquim, a sua mãe, os oficiais do palácio, as autoridades de Judá e de Jerusalém, os carpinteiros e os outros operários especializados. 3 O rei Zedequias, de Judá, mandou que Elasa, filho de Safã, e Gemarias, filho de Hilquias, levassem a carta ao rei Nabucodonosor, da Babilônia. Ela dizia:

4 “O Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, diz o seguinte a todos os judeus que ele deixou Nabucodonosor levar como prisioneiros de Jerusalém para a Babilônia: 5 ‘Construam casas e morem nelas. Plantem árvores frutíferas e comam as suas frutas. 6 Casem e tenham filhos. E que os filhos casem e também tenham filhos. Vocês devem aumentar em número e não diminuir. 7 Trabalhem para o bem da cidade para onde eu os mandei como prisioneiros. Orem a mim, pedindo em favor dela, pois, se ela estiver bem, vocês também estarão. 8 Eu, o Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, os estou avisando para que não se deixem enganar pelos profetas que vivem no meio de vocês nem por aqueles que dizem que podem adivinhar o futuro. Não deem atenção aos sonhos deles. 9 Eles dizem mentiras em meu nome. Eu não os enviei. Eu, o Senhor, estou falando.’

10 “O Senhor Deus diz ainda: ‘Quando os setenta anos da Babilônia passarem, eu mostrarei que me interesso por vocês e cumprirei a minha promessa de trazê-los de volta à pátria. 11 Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando. 12 Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. 13 Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. 14 Sim! Eu afirmo que vocês me encontrarão e que eu os levarei de volta à pátria. Eu os ajuntarei de todos os países e de todos os lugares por onde os espalhei. E levarei vocês de volta à terra de onde os tirei e levei como prisioneiros. Eu, o Senhor, estou falando.’

15 “Vocês dizem que o Senhor lhes deu profetas aí na Babilônia. 16 Prestem atenção no que ele diz a respeito do rei que ocupa o trono de Davi e a respeito dos moradores de Jerusalém, isto é, dos parentes que não foram levados com vocês como prisioneiros. 17 O Senhor Todo-Poderoso diz: ‘Eu mandarei contra eles guerra, fome e doença; e farei com que sejam como figos estragados, ruins demais para serem comidos. 18 Eu os perseguirei com guerra, fome e doença; e as nações do mundo ficarão horrorizadas com o que virem. Em todos os lugares para onde eu os espalhar, as pessoas ficarão chocadas e horrorizadas com o que aconteceu com eles. Zombarão deles e usarão o seu nome para rogar pragas. 19 Isso acontecerá porque não obedeceram à mensagem que eu sempre lhes enviei por meio dos meus servos, os profetas. Eles não quiseram me ouvir. 20 Mas agora todos vocês, que eu deixei o rei da Babilônia levar de Jerusalém como prisioneiros, escutem o que eu, o Senhor, estou dizendo.’

21 “O Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, falou contra Acabe, filho de Colaías, e contra Zedequias, filho de Maaseias, que estão usando o nome de Deus para anunciar mentiras. Deus disse que os entregará nas mãos do rei Nabucodonosor, da Babilônia, e que este os mandará matar diante dos olhos de vocês. 22 Quando aqueles que foram levados como prisioneiros de Jerusalém para a Babilônia quiserem amaldiçoar alguém, vão dizer assim: ‘Que o Senhor Deus faça com você o que fez com Zedequias e Acabe, que foram assados vivos por ordem do rei da Babilônia!’ 23 Isso acontecerá com Zedequias e Acabe porque a sua conduta foi vergonhosa — cometeram adultério e, contra a vontade de Deus, contaram mentiras em seu nome. Deus sabe o que fizeram e é testemunha contra eles. O Senhor falou.”

24,25 O Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, me mandou dizer o seguinte a Semaías, da cidade de Neelão:

— Você enviou cartas em seu próprio nome a todo o povo de Jerusalém, a Sofonias, filho do sacerdote Maaseias, e a todos os outros sacerdotes. Nessas cartas, você dizia a Sofonias: 26 “O Senhor Deus o fez sacerdote em lugar de Joiada, e agora você é o chefe dos serviços do Templo. É seu dever mandar prender qualquer louco que quiser passar por profeta e pôr uma coleira de ferro no pescoço dele. 27 Então, por que é que você não repreendeu Jeremias, da cidade de Anatote, que tem bancado o profeta no meio do povo? 28 Jeremias deve ser repreendido porque mandou dizer aos prisioneiros na Babilônia que eles iam ficar ali por muito tempo e que por isso deviam construir casas, morar nelas, plantar árvores frutíferas e comer as suas frutas.”

29 O sacerdote Sofonias leu esta carta para mim. 30-32 Então o Senhor Deus me ordenou que mandasse a todos os prisioneiros na Babilônia a seguinte mensagem a respeito de Semaías: “Eu, o Senhor, castigarei Semaías e todos os seus descendentes. Eu não o enviei, mas ele falou com vocês como se fosse profeta e fez com que acreditassem em mentiras. Por isso, ele não terá descendentes no meio de vocês. Ele procurou levar o povo a se revoltar contra mim e por isso não viverá para ver as boas coisas que eu farei pelo meu povo. Eu, o Senhor, falei.”

Jeremias

A Mensagem de Jeremias aos Exilados: Esperança e Fidelidade

Instruções de Deus para os Exilados (Jeremias 29:4-7)

Deus instrui os exilados a viverem de acordo com as leis universais da sociedade: construir casas, formar famílias e trabalhar pelo bem da cidade. Ele os orienta a buscar a prosperidade da Babilônia, pois o bem-estar deles está ligado à sua prosperidade. Eles devem confiar em Deus, pois Ele está com eles, mesmo na terra do exílio.

Cuidado contra os Falsos Profetas (Jeremias 29:8-9)

Jeremias alerta os exilados sobre os falsos profetas que pregam mentiras em Seu nome. Esses falsos profetas oferecem esperança vazia, afirmando que os exilados retornarão em breve. Jeremias enfatiza que Deus não os enviou e que suas palavras não são confiáveis. Os exilados devem confiar apenas em Deus e em Sua palavra autêntica.

A Promessa de Retorno e Renovação (Jeremias 29:10-14)

Deus promete aos exilados que, após 70 anos de cativeiro, Ele os trará de volta à sua terra. Ele conhece Seus planos para eles, planos de prosperidade e segurança, não de calamidade. Eles devem buscar a Deus em oração e arrependimento, e Ele os encontrará e restaurará. Deus permanecerá fiel à Sua aliança, mesmo no exílio.## A Carta de Jeremias aos Exilados (Jeremias 29:1-3)

Contexto da Carta:
A carta foi escrita após a queda de Jerusalém e o exílio do povo judeu para a Babilônia (versículo 1). Jeremias escreveu aos exilados, incluindo autoridades, sacerdotes, profetas e o povo em geral, para transmitir uma mensagem de esperança e orientação espiritual.

Instruções de Deus:
Deus instruiu os exilados a se estabelecerem na Babilônia, construindo casas, plantando árvores frutíferas, casando e tendo filhos (versículos 5-6). Ele os incentivou a orar pela paz da cidade onde estavam e a buscar o bem-estar de seus moradores (versículo 7).

Advertência contra Falsos Profetas:
Deus alertou os exilados para não se deixarem enganar por falsos profetas que pregavam mentiras em Seu nome (versículo 8). Ele enfatizou que não os havia enviado e que aqueles que os seguissem enfrentariam consequências (versículo 9).

Promessa de Restauração:
Apesar do exílio, Deus prometeu que mostraria Sua bondade aos exilados e cumpriria Sua promessa de restaurá-los à sua terra natal após 70 anos (versículo 10). Ele os encorajou a perseverar em oração e a buscar Sua presença de todo o coração (versículos 12-14).## Versículo 4: O Consolo do Senhor

(Jeremias 29:4) O Senhor declara seu cuidado e amor pelos exilados, prometendo-lhes prosperidade em meio ao cativeiro. Ele os encoraja a se estabelecerem em suas novas terras, construir casas e famílias, e buscar o bem-estar de suas comunidades.

Versículo 11: Os Planos de Deus para Prosperidade

(Jeremias 29:11) Deus revela seus planos de prosperidade e paz para os exilados. Ele afirma que eles têm um futuro cheio de esperança, livre da desgraça. Esta promessa oferece conforto e encorajamento ao povo oprimido, lembrando-os do amor e da proteção de Deus.

Versículo 14: Retorno e Restauração

(Jeremias 29:14) O Senhor promete trazer os exilados de volta à sua terra natal depois do período de setenta anos. Ele os reunirá de todas as nações e os restaurará em sua herança. Esta promessa traz esperança e expectativa, antecipando o momento em que o povo retornará à sua casa.

Versículo 25: A Mensagem Falsa de Semaías

(Jeremias 29:25) O Senhor denuncia Semaías por enviar cartas falsas aos exilados, afirmando que Jeremias era um falso profeta. Semaías tentou desacreditar a mensagem de esperança e restauração de Jeremias, mas o Senhor promete castigá-lo e seus descendentes por seus falsos ensinamentos.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo