**Avaliação e Consagração de Pessoas e Bens** (Levítico 27:1-34)

1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando alguém fizer particular voto, segundo a tua avaliação serão as pessoas ao Senhor.

3 Se for a tua avaliação de um homem, da idade de vinte anos até a idade de sessenta, será a tua avaliação de cinqüenta siclos de prata, segundo o siclo do santuário.

4 Porém, se for mulher, a tua avaliação será de trinta siclos.

5 E, se for de cinco anos até vinte, a tua avaliação de um homem será vinte siclos e da mulher dez siclos.

6 E, se for de um mês até cinco anos, a tua avaliação de um homem será de cinco siclos de prata, e a tua avaliação pela mulher será de três siclos de prata.

7 E, se for de sessenta anos e acima, pelo homem a tua avaliação será de quinze siclos e pela mulher dez siclos.

8 Mas, se for mais pobre do que a tua avaliação, então apresentar-se-á diante do sacerdote, para que o sacerdote o avalie; conforme as posses daquele que fez o voto, o avaliará o sacerdote.

9 E, se for animal dos que se oferecem em oferta ao Senhor, tudo quanto der dele ao Senhor será santo.

10 Não o mudará, nem o trocará bom por mau, ou mau por bom; se porém de alguma maneira trocar animal por animal, tanto um como o outro, será santo.

11 E, se for algum animal imundo, dos que não se oferecem em oferta ao Senhor, então apresentará o animal diante do sacerdote,

12 E o sacerdote o avaliará, seja bom ou seja mau; segundo a avaliação do sacerdote, assim será.

13 Porém, se de alguma maneira o resgatar, então acrescentará a sua quinta parte sobre a tua avaliação.

14 E quando alguém santificar a sua casa para ser santa ao Senhor, o sacerdote a avaliará, seja boa ou seja má; como o sacerdote a avaliar, assim será.

15 Mas, se o que a santificou resgatar a sua casa, então acrescentará a quinta parte do dinheiro sobre a tua avaliação, e será sua.

16 Se também alguém santificar ao Senhor uma parte do campo da sua possessão, então a tua avaliação será segundo a sua semente: um ômer de semente de cevada será avaliado por cinqüenta siclos de prata.

17 Se santificar o seu campo desde o ano do jubileu, conforme à tua avaliação ficará.

18 Mas, se santificar o seu campo depois do ano do jubileu, então o sacerdote lhe contará o dinheiro conforme aos anos restantes até ao ano do jubileu, e isto se abaterá da tua avaliação.

19 E se aquele que santificou o campo de alguma maneira o resgatar, então acrescentará a quinta parte do dinheiro da tua avaliação, e ficará seu.

20 E se não resgatar o campo, ou se vender o campo a outro homem, nunca mais se resgatará.

21 Porém havendo o campo saído no ano do jubileu, será santo ao Senhor, como campo consagrado; a possessão dele será do sacerdote.

22 E se alguém santificar ao Senhor o campo que comprou, e não for parte do campo da sua possessão,

23 Então o sacerdote lhe contará o valor da tua avaliação até ao ano do jubileu; e no mesmo dia dará a tua avaliação como coisa santa ao Senhor.

24 No ano do jubileu o campo tornará àquele de quem o comprou, àquele de quem era a possessão do campo.

25 E toda a tua avaliação se fará conforme ao siclo do santuário; o siclo será de vinte geras.

26 Mas o primogênito de um animal, por já ser do SENHOR, ninguém o santificará; seja boi ou gado miúdo, do SENHOR é.

27 Mas, se for de um animal imundo, o resgatará, segundo a tua estimação, e sobre ele acrescentará a sua quinta parte; e se não se resgatar, vender-se-á segundo a tua estimação.

28 Todavia, nenhuma coisa consagrada, que alguém consagrar ao Senhor de tudo o que tem, de homem, ou de animal, ou do campo da sua possessão, se venderá nem resgatará; toda a coisa consagrada será santíssima ao Senhor.

29 Toda a coisa consagrada que for consagrada do homem, não será resgatada; certamente morrerá.

30 Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor.

31 Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.

32 No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor.

33 Não se investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo; não serão resgatados.

34 Estes são os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.

Levítico

Avaliação Específica de Pessoas (Levítico 27:2-8)

O valor da avaliação variava de acordo com a idade e o gênero da pessoa. Homens de 20 a 60 anos eram avaliados em 50 siclos de prata, enquanto mulheres eram avaliadas em 30 siclos. Indivíduos mais pobres poderiam apresentar-se ao sacerdote para uma avaliação personalizada com base em suas posses.

Avaliação de Animais (Levítico 27:9-13)

Animais ofertados como sacrifícios eram considerados santos e não podiam ser trocados. Animais impuros podiam ser resgatados por uma avaliação mínima, juntamente com uma adição de 20%.

Consagração de Propriedades (Levítico 27:14-25)

Propriedades consagradas eram avaliadas pelo sacerdote. Se resgatadas, o consagrador precisava adicionar 20% à avaliação. Campos comprados e consagrados voltavam ao proprietário original no ano do Jubileu.

Dízimos e Ofertas Especiais (Levítico 27:30-34)

Todas as dízimas eram sagradas para Deus. No entanto, uma décima parte das dízimas poderia ser resgatada com uma adição de 20%. Todos os animais que passassem sob a vara do pastor eram considerados dízimos santos para o Senhor.## Avaliação de Pessoas (Levítico 27:3-7)

O valor da pessoa para dedicação ao Senhor era definido pela idade e sexo. Homens entre 20 e 60 anos eram avaliados em 50 siclos de prata, enquanto mulheres nessa faixa etária eram avaliadas em 30 siclos. Pessoas entre 5 e 20 anos tinham avaliações reduzidas, e aquelas com mais de 60 anos tinham avaliações ainda menores.

Avaliação de Animais (Levítico 27:9-13)

Animais destinados à oferta ao Senhor deviam ser avaliados por um sacerdote. Se o animal fosse considerado bom, o valor da avaliação era pago ao santuário. Animais impuros, que não podiam ser oferecidos ao Senhor, podiam ser resgatados pelo dono pagando uma quinta parte do valor da avaliação.

Avaliação de Propriedades (Levítico 27:14-25)

Casas e campos podiam ser santificados ao Senhor. O valor da avaliação era determinado pelo sacerdote e pago ao santuário. A propriedade poderia ser resgatada pelo dono pagando uma quinta parte do valor da avaliação. Se não fosse resgatada, ela se tornava propriedade do sacerdote no ano do jubileu.

Coisas Consagradas e Dízimos (Levítico 27:26-34)

Animais primogênitos pertenciam ao Senhor e não podiam ser santificados. Animais impuros que não podiam ser oferecidos ao Senhor podiam ser resgatados com uma quinta parte do valor da avaliação. Coisas consagradas, como pessoas ou propriedades, não podiam ser vendidas ou resgatadas e eram consideradas sagradas. Dízimos, como parte da colheita ou do gado, eram considerados santos e deviam ser entregues ao Senhor.Avaliação e Consagração de Pessoas

(Levítico 27:1-8)

O preço de redenção para uma pessoa variava de acordo com sua idade e sexo. Homens de 20 a 60 anos eram avaliados em 50 siclos de prata, enquanto mulheres eram avaliadas em 30 siclos. Para crianças, os valores diminuíam gradativamente com a idade. Aqueles que não podiam pagar o valor total podiam apresentar-se ao sacerdote para avaliação e pagamento conforme suas posses.

Avaliação e Consagração de Animais

(Levítico 27:9-13)

Animais limpos oferecidos ao Senhor eram considerados santos e não podiam ser trocados ou resgatados. Animais impuros podiam ser resgatados, mas a avaliação do sacerdote deveria ser adicionada à quinta parte do seu valor.

Avaliação e Consagração de Casas e Campos

(Levítico 27:14-25)

As casas e campos consagrados ao Senhor eram avaliados pelo sacerdote. O preço de redenção incluía uma quinta parte do valor adicionada à avaliação. No ano do Jubileu, o campo consagrado voltava ao seu dono original.

Coisas Consagradas e Dízimos

(Levítico 27:26-34)

Os primogênitos dos animais eram propriedade do Senhor e não podiam ser santificados. As coisas consagradas ao Senhor de outro modo eram consideradas santíssimas e não podiam ser vendidas ou resgatadas. Os dízimos do campo e do rebanho eram sagrados e de propriedade do Senhor.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo