**As Tentações de Jesus no Deserto** (Mateus 4:1-11)

1 Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

2 Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.

3 O tentador aproximou-se dele e disse: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães”.

4 Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”.

5 Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:

6 “Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”.

7 Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”.

8 Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.

9 E lhe disse: “Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar”.

10 Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”.

11 Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.

12 Quando Jesus ouviu que João tinha sido preso, voltou para a Galiléia.

13 Saindo de Nazaré, foi viver em Cafarnaum, que ficava junto ao mar, na região de Zebulom e Naftali,

14 para cumprir o que fora dito pelo profeta Isaías:

15 “Terra de Zebulom e terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios;

16 o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”.

17 Daí em diante Jesus começou a pregar: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.

18 Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores.

19 E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”.

20 No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.

21 Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou,

22 e eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, o seguiram.

23 Jesus foi por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo.

24 Notícias sobre ele se espalharam por toda a Síria, e o povo lhe trouxe todos os que estavam padecendo vários males e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos; e ele os curou.

25 Grandes multidões o seguiam, vindas da Galiléia, Decápolis, Jerusalém, Judéia e da região do outro lado do Jordão.

Mateus

A Tentação da Fome (Mateus 4:2-4)

Após jejuar por 40 dias, Jesus foi tentado a transformar pedras em pão para saciar sua fome física. No entanto, Ele resistiu, afirmando que “o homem não viverá só de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Deuteronômio 8:3). Esta tentação testa o foco de nossa fé e nos lembra que nossas verdadeiras necessidades espirituais devem ter prioridade sobre nossos desejos materiais.

A Tentação da Presunção (Mateus 4:5-7)

O diabo levou Jesus ao pináculo do templo e sugeriu que Ele se jogasse, confiante de que os anjos o protegeriam. Novamente, Jesus resistiu, citando as Escrituras que nos advertem contra “colocar o Senhor nosso Deus à prova” (Deuteronômio 6:16). Esta tentação nos alerta contra confiar excessivamente em nossa própria força ou nas promessas de Deus, lembrando-nos que a verdadeira fé envolve humildade e dependência.

A Tentação do Poder (Mateus 4:8-10)

O diabo mostrou a Jesus todos os reinos do mundo e ofereceu-Lhos se Ele se prostrasse e o adorasse. Mais uma vez, Jesus resistiu, afirmando “o Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (Deuteronômio 6:13). Esta tentação nos ensina que o poder verdadeiro vem da obediência e lealdade a Deus, não do domínio sobre os outros ou das possessões materiais.

A Consequência da Resistência (Mateus 4:11)

Após Jesus resistir a todas as tentações, o diabo o deixou e anjos vieram e o serviram. Esta recompensa demonstra que a resistência às tentações fortalece nossa fé, aproxima-nos de Deus e nos permite experimentar Seu favor e proteção.## A Tentação da Fome (Mateus 4:2-4)

Após 40 dias de jejum, Satanás tentou Jesus com o desejo de satisfazer sua fome física. No entanto, Jesus resistiu, citando a Escritura: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Esta tentação nos lembra a importância de priorizar as necessidades espirituais acima das materiais.

A Tentação da Confiança (Mateus 4:5-7)

Satanás transportou Jesus para o topo do Templo, sugerindo que ele provasse sua identidade divina pulando do alto. Mas Jesus se recusou, citando novamente a Escritura: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus”. Esta tentação nos ensina a confiar em Deus, mesmo quando as circunstâncias parecem desafiadoras.

A Tentação do Poder (Mateus 4:8-10)

Mostrando todos os reinos do mundo a Jesus, Satanás ofereceu-lhe dominação em troca de adoração. Mais uma vez, Jesus resistiu, declarando: “Adore o Senhor, seu Deus e só a ele preste culto”. Esta tentação nos adverte contra os perigos da ambição e da idolatria.

O Ministério de Jesus na Galiléia (Mateus 4:12-25)

Após as tentações, Jesus retornou à Galiléia e começou seu ministério de pregação, ensino e cura. Multidões o seguiam, atraídas por sua mensagem de arrependimento e esperança. Esta seção destaca o início do ministério de Jesus e seu impacto nas pessoas ao seu redor.## A Tentação no Deserto (Mateus 4:1-11)

O Jejum e a Fome (Mateus 4:1-2)

  • Jesus foi levado ao deserto pelo Espírito Santo para enfrentar a tentação.
  • Após quarenta dias e noites de jejum, Jesus sentiu fome física, tornando-o vulnerável à tentação.

A Primeira Tentação: Alimento (Mateus 4:3-4)

  • O Diabo tentou Jesus para transformar pedras em pães, apelando à sua necessidade física.
  • Jesus respondeu com a Palavra de Deus, enfatizando que o homem vive não apenas de pão, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.

A Segunda Tentação: Orgulho (Mateus 4:5-7)

  • O Diabo levou Jesus ao topo do templo e o desafiou a pular, confiante na proteção angelical.
  • Jesus novamente citou a Palavra de Deus, proibindo tentar o Senhor.

A Terceira Tentação: Poder (Mateus 4:8-10)

  • O Diabo mostrou a Jesus todos os reinos do mundo, prometendo-os se Ele o adorasse.
  • Jesus repreendeu o Diabo, afirmando que somente Deus deve ser adorado.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo