As Sete Taças da Ira (Apocalipse 16:1-21)

1 Então ouvi uma forte voz que vinha do santuário dizendo aos sete anjos: “Vão derramar sobre a terra as sete taças da ira de Deus”.

2 O primeiro anjo foi e derramou a sua taça pela terra, e abriram-se feridas malignas e dolorosas naqueles que tinham a marca da besta e adoravam a sua imagem.

3 O segundo anjo derramou a sua taça no mar, e este se transformou em sangue como de um morto, e morreu toda criatura que vivia no mar.

4 O terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes de águas, e eles se transformaram em sangue.

5 Então ouvi o anjo que tem autoridade sobre as águas dizer: “Tu és justo, tu, o Santo, que és e que eras, porque julgaste estas coisas;

6 pois eles derramaram o sangue dos teus santos e dos teus profetas, e tu lhes deste sangue para beber, como eles merecem”.

7 E ouvi o altar responder: “Sim, Senhor Deus todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos”.

8 O quarto anjo derramou a sua taça no sol, e foi dado poder ao sol para queimar os homens com fogo.

9 Estes foram queimados pelo forte calor e amaldiçoaram o nome de Deus, que tem domínio sobre estas pragas; contudo se recusaram a se arrepender e a glorificá-lo.

10 O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, cujo reino ficou em trevas. De tanta agonia, os homens mordiam a própria língua,

11 e blasfemavam contra o Deus do céu, por causa das suas dores e das suas feridas; contudo, recusaram-se a arrepender-se das obras que haviam praticado.

12 O sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates, e secaram-se as suas águas para que fosse preparado o caminho para os reis que vêm do Oriente.

13 Então vi saírem da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs.

14 São espíritos de demônios que realizam sinais miraculosos; eles vão aos reis de todo o mundo, a fim de reuni-los para a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso.

15 “Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha”.

16 Então os três espíritos os reuniram no lugar que, em hebraico, é chamado Armagedom.

17 O sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e do santuário saiu uma forte voz que vinha do trono, dizendo: “Está feito! “

18 Houve, então, relâmpagos, vozes, trovões e um forte terremoto. Nunca havia ocorrido um terremoto tão forte como esse desde que o homem existe sobre a terra.

19 A grande cidade foi fracionada em três partes, e as cidades das nações se desmoronaram. Deus lembrou-se da grande Babilônia e lhe deu o cálice do vinho do furor da sua ira.

20 Todas as ilhas fugiram, e as montanhas desapareceram.

21 Caíram sobre os homens, vindas do céu, enormes pedras de granizo, de cerca de trinta e cinco quilos cada; eles blasfemaram contra Deus por causa do granizo, pois a praga fora terrível.

Apocalipse

A Primeira Taça: Feridas Dolorosas (Apocalipse 16:2)

O primeiro anjo despeja sua taça sobre a terra, infligindo feridas dolorosas àqueles que possuem a marca da besta e adoram sua imagem. Essas feridas representam a punição divina pela rejeição do verdadeiro Deus e a adesão à idolatria.

A Segunda Taça: Mar Transformado em Sangue (Apocalipse 16:3)

O mar torna-se como sangue, matando todas as criaturas vivas nele. Essa praga simboliza o julgamento de Deus sobre as nações que se opuseram a Ele e perseguiram seu povo.

A Terceira Taça: Rios e Fontes Transformados em Sangue (Apocalipse 16:4)

Rios e fontes de água são contaminados com sangue, tornando-se impróprios para beber. Isso demonstra a corrupção do mundo e a necessidade de purificação por meio do sangue de Cristo.## A Voz do Santuário e o Derramamento das Taças (Apocalipse 16:1-2)

Uma voz estrondosa ecoou do santuário, instruindo os sete anjos a despejar as taças da ira de Deus sobre a terra. O primeiro anjo obedeceu, lançando sua taça na terra, causando feridas dolorosas naqueles que seguiam a besta e sua imagem.

As Águas Contaminadas (Apocalipse 16:3-7)

O segundo anjo derramou sua taça sobre o mar, transformando-o em sangue e matando toda a vida marinha. O terceiro anjo seguiu, contaminando os rios e fontes de água, também transformando-os em sangue. A justiça de Deus foi proclamada por derramar sangue sobre aqueles que derramaram sangue inocente (Apocalipse 16:5-7).

O Sol Ardente e o Trono da Besta (Apocalipse 16:8-11)

O quarto anjo derramou sua taça sobre o sol, intensificando seu calor para queimar impiedosamente os homens. Apesar do sofrimento, eles amaldiçoaram a Deus e se recusaram a se arrepender (Apocalipse 16:9). O quinto anjo atingiu o trono da besta, mergulhando seu reino na escuridão. Os homens morderam suas línguas em angústia e blasfemaram contra Deus, mas permaneceram impenitentes (Apocalipse 16:10-11).## As Sete Taças da Ira: Um Julgamento Justo sobre a Terra

Primeiro Anjo: Feridas Dolorosas (Apocalipse 16:2)

O primeiro anjo derrama sua taça sobre a terra, infligindo feridas malignas e dolorosas naqueles marcados pela besta e naqueles que adoram sua imagem. Este julgamento visa aqueles que rejeitaram a Deus e seguiram um caminho de pecado e rebelião.

Segundo Anjo: Sangue no Mar (Apocalipse 16:3)

O segundo anjo derrama sua taça no mar, transformando-o em sangue como o de um morto. Este julgamento simboliza a destruição da vida marinha e o desespero daqueles que dependem dela. Isso nos lembra da importância de valorizar e proteger o mundo natural dado por Deus.

Terceiro Anjo: Rios e Fontes de Água em Sangue (Apocalipse 16:4)

O terceiro anjo derrama sua taça nos rios e fontes de água, transformando-os em sangue. Este julgamento representa a contaminação das fontes de vida e a dificuldade que os justos terão em encontrar refúgio. Isso nos ensina a confiar em Deus como nossa Fonte de água viva e a buscar a pureza espiritual.## Derramamento das Taças da Ira (Apocalipse 16:1-21)

Preparação para o Derramamento (Apocalipse 16:1-2)

O chamado divino: Uma voz do santuário ordena aos sete anjos que derramem as taças da ira de Deus sobre a terra.

O primeiro derramamento: O primeiro anjo derrama sua taça sobre a terra, causando feridas dolorosas naqueles que possuem a marca da besta e a adoram.

A Ira sobre o Mar e as Águas (Apocalipse 16:3-7)

O segundo derramamento: O segundo anjo transforma o mar em sangue, matando toda a vida marinha.

O terceiro derramamento: O terceiro anjo derrama sua taça sobre os rios e fontes de água, tornando-os sangue.

O julgamento divino: O anjo encarregado das águas declara o justo julgamento de Deus sobre aqueles que perseguiram seus santos, retribuindo-lhes com sangue para beber.

A Ira sobre o Sol e o Trono da Besta (Apocalipse 16:8-11)

O quarto derramamento: O quarto anjo derrama sua taça sobre o sol, tornando-o escaldante e queimando os homens com fogo.

Sofrimento e blasfêmia: Os homens sofrem intensamente e amaldiçoam a Deus, mas se recusam a arrepender-se e glorificar seu nome.

O quinto derramamento: O quinto anjo derrama sua taça sobre o trono da besta, lançando seu reino em trevas. Os homens sofrem agonia e mordem suas línguas, mas ainda blasfemam e se recusam a se arrepender.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo