Aliança com Abraão (Gênesis 17:1-27)

1 Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

2 Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência”.

3 Abrão prostrou-se, rosto em terra, e Deus lhe disse:

4 “De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações.

5 Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações.

6 Eu o tornarei extremamente prolífero; de você farei nações e de você procederão reis.

7 Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

8 Toda a terra de Canaã, onde agora você é estrangeiro, darei como propriedade perpétua a você e a seus descendentes; e serei o Deus deles.

9 “De sua parte”, disse Deus a Abraão, “guarde a minha aliança, tanto você como os seus futuros descendentes.

10 Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne.

11 Terão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês.

12 Da sua geração em diante, todo menino de oito dias de idade entre vocês terá que ser circuncidado, tanto os nascidos em sua casa quanto os que forem comprados de estrangeiros e que não forem descendentes de vocês.

13 Sejam nascidos em sua casa, sejam comprados, terão que ser circuncidados. Minha aliança, marcada no corpo de vocês, será uma aliança perpétua.

14 Qualquer do sexo masculino que for incircunciso, que não tiver sido circuncidado, será eliminado do meio do seu povo; quebrou a minha aliança”.

15 Disse também Deus a Abraão: “De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara.

16 Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos”.

17 Abraão prostrou-se, rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: “Poderá um homem de cem anos de idade gerar filhos? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos? “

18 E Abraão disse a Deus: “Permite que Ismael seja o meu herdeiro! “

19 Então Deus respondeu: “Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes.

20 E no caso de Ismael, levarei em conta o seu pedido. Também o abençoarei; eu o farei prolífero e multiplicarei muito a sua descendência. Ele será pai de doze príncipes e dele farei um grande povo.

21 Mas a minha aliança, eu a estabelecerei com Isaque, filho que Sara lhe dará no ano que vem, por esta época”.

22 Quando terminou de falar com Abraão, Deus subiu e retirou-se da presença dele.

23 Naquele mesmo dia Abraão tomou seu filho Ismael, todos os nascidos em sua casa e os que foram comprados, todos os do sexo masculino de sua casa, e os circuncidou, como Deus lhe ordenara.

24 Abraão tinha noventa e nove anos quando foi circuncidado,

25 e seu filho Ismael tinha treze;

26 Abraão e seu filho Ismael foram circuncidados naquele mesmo dia.

27 E com ele foram circuncidados todos os de sua casa, tanto os nascidos em casa como os comprados de estrangeiros.

Gênesis

Deus Estabelece Sua Aliança com Abraão (Gênesis 17:1-14)

Deus se revela a Abraão como “o Deus Todo-poderoso” e lhe ordena a andar em integridade (v. 1). Como sinal de sua aliança, Deus promete multiplicar a descendência de Abraão (v. 2). Abraão recebe o novo nome de “Abraão” (v. 5), que significa “pai de muitas nações”. Deus promete também tornar Abraão extremamente frutífero e estabelecer uma aliança eterna com ele e seus descendentes (vv. 6-8). Como sinal da aliança, Deus institui o rito da circuncisão, que deve ser realizado em todos os homens do sexo masculino de oito dias de idade em diante (vv. 10-14).

Sara: Uma Nova Identidade e Promessa (Gênesis 17:15-18)

Deus também muda o nome de Sarai para “Sara”, que significa “princesa” (v. 15). Ele promete abençoá-la e dar a Abraão um filho por meio dela, apesar de sua idade avançada (vv. 16-18). Abraão, em resposta, expressa dúvidas sobre a capacidade de Sara de gerar filhos e propõe seu filho Ismael como herdeiro (v. 18).

Estabelecimento da Aliança com Isaque (Gênesis 17:19-21)

Deus insiste que a aliança será estabelecida por meio do filho que Sara dará à luz, Isaque (v. 19). Ele abençoará Ismael, mas a aliança eterna será com Isaque (v. 20). Deus reafirma sua promessa a Abraão de que Sara lhe dará um filho no ano seguinte (v. 21).

Circuncisão: Um Sinal da Aliança (Gênesis 17:22-27)

Imediatamente após a conversa com Deus, Abraão circuncida a si mesmo, seu filho Ismael e todos os homens de sua casa (vv. 23-27). A circuncisão serve como um sinal visível da aliança entre Deus e o povo de Abraão. Os homens que se recusarem a ser circuncidados serão excluídos da aliança (v. 14).## Deus Revela Sua Aliança a Abraão (Gênesis 17:1-14)

Deus, o Todo-Poderoso (Gênesis 17:1)
Deus apareceu a Abraão aos noventa e nove anos, revelando Seu nome como “Deus Todo-Poderoso” e instruindo-o a viver em integridade e de acordo com a Sua vontade.

Promessa de Multiplicação e Bênçãos (Gênesis 17:2-8)
Deus fez uma aliança com Abraão, prometendo multiplicar sua descendência e torná-lo pai de muitas nações. Ele também concedeu a Abraão e seus descendentes a propriedade perpétua da terra de Canaã, tornando-se seu Deus.

Sinal da Aliança: Circuncisão (Gênesis 17:9-14)
Como sinal desta aliança, Deus ordenou que Abraão e todos os homens de sua casa fossem circuncidados. Esta circuncisão seria uma marca perpétua da aliança e um lembrete da fidelidade de Deus. A remoção da circuncisão resultaria em ser cortado do povo de Deus.

A Mudança de Nome e a Promessa de Isaque (Gênesis 17:15-21)

Renomeação de Sarai para Sara (Gênesis 17:15-16)
Deus mudou o nome de Sarai para Sara, simbolizando Sua bênção e a promessa de um filho. Ele prometeu que Sara daria à luz um filho, Isaque, com quem Deus estabeleceria uma aliança eterna.

Promessa para Ismael (Gênesis 17:20)
Embora não fosse a aliança prometida, Deus também abençoou Ismael, o filho de Abraão com Agar, prometendo torná-lo próspero e o pai de doze príncipes.

Confirmação da Aliança com Isaque (Gênesis 17:21)
Deus enfatizou que Sua aliança seria estabelecida especificamente com Isaque, que nasceria de Sara no ano seguinte.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo