Admoestação aos Presbíteros e Vocação dos Jovens (1 Pedro 5:1-11)

1 Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:

2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;

3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.

4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

5 Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.

11 A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.

12 Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi brevemente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.

13 A vossa co-eleita em babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.

14 Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém.

1 Pedro

Deveres dos Presbíteros (1 Pedro 5:1-4)

Pedro exorta os presbíteros a serem pastores exemplares do rebanho de Deus, cuidando dele com disposição e dedicação. Eles devem evitar a dominação ou a ganância, mas sim liderar com humildade e amor. A recompensa eterna aguarda aqueles que permanecerem fiéis até o retorno de Cristo.

Submissão e Humildade dos Jovens (1 Pedro 5:5-7)

Os jovens são encorajados a se sujeitarem aos anciãos e a se revestir de humildade. Deus exalta os humildes e concede graça aos orgulhosos. Os jovens devem confiar em Deus e lançar sobre Ele suas ansiedades, pois Ele se importa com eles.

Vigilância e Resistência ao Mal (1 Pedro 5:8-9)

Pedro adverte sobre a astúcia do diabo, que busca devorar os crentes. Os cristãos devem permanecer vigilantes e resistir ao mal com fé firme. Eles devem saber que as provações são comuns entre os seguidores de Cristo em todo o mundo.

Chamado Divino e Crescimento Espiritual (1 Pedro 5:10-11)

Deus, em sua graça, chamou os crentes para a glória eterna em Cristo Jesus. Após as provações temporárias, Ele os aperfeiçoará, confirmará, fortalecerá e estabelecerá. A glória e o poderio pertencem somente a Deus para sempre.Deveres dos Presbíteros (1 Pedro 5:1-4)

Pedro exorta os presbíteros a pastorearem o rebanho de Deus com cuidado e de boa vontade, não por ganância ou domínio, mas servindo de exemplo. Eles devem esperar a recompensa da “incorruptível coroa da glória” quando o Sumo Pastor aparecer.

Sujeição e Humildade (1 Pedro 5:5-6)

Os jovens são instruídos a serem submissos aos mais velhos e a todos mostrarem humildade. Deus resiste aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. A humildade sob a mão poderosa de Deus leva à exaltação.

Cuidando das Preocupações (1 Pedro 5:7)

Os crentes são encorajados a lançarem suas preocupações sobre Deus, pois ele cuida deles. A confiança em seu cuidado alivia o fardo da ansiedade.

Resistindo ao Diabo (1 Pedro 5:8-9)

O diabo é um adversário astuto que busca devorar os crentes. Devem permanecer firmes na fé, cientes das aflições enfrentadas por outros cristãos. A resistência ao diabo requer vigilância e sobriedade.## Apascentai o Rebanho de Deus (1 Pedro 5:2-4)

Pedro exorta os presbíteros a cuidar do rebanho de Deus com amor e prontidão, não por ganância, mas como exemplos fiéis. Eles devem apascentar, proteger e guiar o povo de Deus, lembrando que a verdadeira autoridade vem do serviço humilde. Quando Cristo, o Sumo Pastor, aparecer, eles receberão uma coroa imperecível de glória.

Submissão e Humildade (1 Pedro 5:5-7)

Pedro instrui os jovens a submeterem-se aos anciãos e a praticarem humildade, pois Deus resiste aos orgulhosos. Ele os encoraja a se humilharem sob a mão de Deus, confiando que Ele os exaltará a seu tempo. Lançando suas ansiedades sobre Deus, eles podem descansar em Seu cuidado e provisão.

Vigilância e Resistência (1 Pedro 5:8-9)

Pedro adverte sobre o Diabo, o inimigo, que busca destruir. Ele exorta os crentes a serem sóbrios e vigilantes, resistindo firmemente na fé. Eles devem saber que outros cristãos também estão sofrendo provações, mas que Deus lhes concede graça para perseverar.

A Graça de Deus (1 Pedro 5:10-11)

Pedro conclui com um lembrete da graça abundante de Deus, que os chamou para Sua glória eterna. Após sofrerem por um tempo, Ele os aperfeiçoará, confirmará, fortalecerá e estabelecerá. A glória e o poder pertencem a Deus para sempre.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo