54 Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “A morte foi destruída pela vitória”.
55 “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? “
56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Coríntios
A Imortalidade na Vitória sobre a Morte (1 Coríntios 15:54)
“Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: ‘A morte foi destruída pela vitória'” (1 Coríntios 15:54)
Com a vitória sobre a morte, o que é corruptível e mortal receberá incorruptibilidade e imortalidade. Isso ocorre porque a promessa de Deus não pode ser quebrada e se cumprirá no momento apropriado, trazendo esperança e alegria aos crentes.
O Triunfo sobre a Morte (1 Coríntios 15:55)
“Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?” (1 Coríntios 15:55)
Através da vitória de Jesus Cristo, a morte não mais tem poder sobre os crentes. Sua vitória é um triunfo sobre a morte, removendo seu aguilhão, que é o pecado e a condenação. Desse modo, a morte não pode mais nos separar de Deus ou nos privar da vida eterna.
O Pecado como o Aguilhão da Morte (1 Coríntios 15:56)
“O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei” (1 Coríntios 15:56)
O pecado é o que dá poder à morte, e a lei expõe nossa culpa e condenação. No entanto, a graça de Deus nos oferece vitória sobre o pecado por meio de Jesus Cristo, que carregou nossos pecados e quebrou o poder da lei.
A Vitória por Meio de Jesus Cristo (1 Coríntios 15:57)
“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:57)
Graças a Deus por nos conceder a vitória sobre a morte e o pecado através de Seu Filho, Jesus Cristo. Através da fé em Jesus, recebemos a vida eterna, livres do medo da morte e do poder do pecado. Por isso, podemos viver com esperança e propósito, sabendo que a vitória é nossa em Cristo.## A Vitória Sobre a Morte (1 Coríntios 15:54-57) – Parte 2
Versículo 54: A Transformação Final
“Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: ‘A morte foi destruída pela vitória’.”
Este versículo antecipa a transformação final dos fiéis na ressurreição. Nosso corpo corrupto e mortal será revestido de incorruptibilidade e imortalidade, cumprindo a promessa profética de que a morte será finalmente derrotada.
Versículo 55: A Provocação à Morte
“Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?”
Paulo, triunfantemente, confronta a morte, questionando sua aparente vitória. A morte, outrora um inimigo temível, agora é reduzida a nada antes da vitória esmagadora de Cristo.
Versículo 56: A Fonte da Derrota da Morte
“O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.”
O pecado é a fonte da picada mortal da morte, pois nos separa de Deus e nos condena à morte eterna. A lei, embora boa em si mesma, revela o pecado e nos torna ainda mais conscientes de nossa mortalidade.
Versículo 57: A Vitória por meio de Cristo
“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Em meio à vitória sobre a morte, Paulo expressa sua gratidão a Deus. Por meio do sacrifício de Jesus Cristo, somos libertados do pecado e da morte, recebendo a vida eterna e a vitória final sobre o inimigo.