A Verdadeira Causa das Contendas (Tiago 4:1-17)

1 De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?

2 Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.

3 Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

4 Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

5 Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?

6 Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

7 Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.

8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

9 Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza.

10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.

11 Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz.

12 Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?

13 Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”.

14 Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.

15 Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.

16 Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.

17 Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Tiago

A Origem das Contendas (Tiago 4:1-2)

A discórdia e o conflito surgem das paixões egoístas que lutam dentro de nós. Cobiçamos o que não temos e nos tornamos violentos e invejosos quando não conseguimos obter o que desejamos. O resultado é uma vida marcada por conflitos e brigas, pois não pedimos a Deus o que precisamos.

Pedidos Errados e Motivações Egoístas (Tiago 4:3)

Quando fazemos pedidos a Deus, eles devem ser motivados por necessidades genuínas e não por desejos egoístas. Deus nos concede graça, mas resiste aos orgulhosos. Precisamos nos aproximar dele com humildade e confessar nossos pecados, reconhecendo que só ele pode satisfazer nossas necessidades mais profundas.

Amizade com o Mundo e Inimizade com Deus (Tiago 4:4-5)

Aliar-se ao mundo é se opor a Deus. O Espírito Santo que reside em nós anseia por nossa totalidade, e qualquer compromisso com o mundo nos separa dele. Deus nos dá graça para superar nossas tendências pecaminosas e nos voltar para ele.

Submissão a Deus e Resistência ao Diabo (Tiago 4:7)

A chave para a vitória espiritual é nos submetermos a Deus e resistir ao diabo. Quando nos humilhamos diante do Senhor, ele nos exalta. Devemos resistir às tentações e nos aproximar de Deus em oração. Ele nos fortalecerá para vencer as forças da escuridão.## Paixões Internas e Contendas Externas (Tiago 4:1-3)

As guerras e contendas emanam das paixões internas que guerreiam dentro de nós. Cobiçamos, matamos e invejamos, mas nossos desejos permanecem insatisfeitos. Lutamos e fazemos guerras porque não pedimos a Deus o que necessitamos. Mesmo quando pedimos, nossos motivos podem estar corrompidos, visando prazeres egoístas.

Amizade com o Mundo e Inimizade com Deus (Tiago 4:4-6)

A amizade com o mundo é inimizade com Deus. O Espírito Santo, que habita em nós, anseia por nossa atenção exclusiva. Deus concede graça aos humildes, mas se opõe aos orgulhosos. Portanto, submetamo-nos a Deus e resistamos ao diabo, que fugirá de nós.

Aproximação de Deus e Humilhação (Tiago 4:7-10)

Aproximemo-nos de Deus e Ele se aproximará de nós. Limpemos nossas mãos e purifiquemos nosso coração. Entristeçamo-nos, lamentemos e choremos, trocando o riso pela dor. Humilhemo-nos diante do Senhor, e Ele nos exaltará.

Julgamento e Humildade (Tiago 4:11-12)

Abster-se do julgamento de outros é essencial. Falar mal ou julgar o irmão é equivalente a falar contra a Lei. Somente Deus pode julgar e salvar, então humildemente nos submetamos à Sua vontade.## A Verdadeira Causa das Guerras e Contendas (Tiago 4:1-3)

As lutas e contendas entre os cristãos surgem das paixões interiores (Tiago 4:1). A cobiça, o assassinato e a inveja são evidências de desejos insatisfeitos, levando à violência e conflitos. Quando pedimos a Deus, mas não recebemos, pode ser porque pedimos por motivos errados (Tiago 4:3). Devemos buscar a orientação divina antes de tomar decisões que possam prejudicar nosso relacionamento com Deus e com os outros.

A Amizade com o Mundo é Inimizade com Deus (Tiago 4:4-6)

Aqueles que buscam a amizade com o mundo se tornam inimigos de Deus (Tiago 4:4). O Espírito Santo dentro de nós é ciumento e não tolera a infidelidade. Deus concede graça aos humildes, enquanto resiste aos orgulhosos (Tiago 4:6). A verdadeira humildade envolve reconhecer nossa dependência de Deus e buscar sua vontade acima da nossa.

Submissão a Deus e Resistência ao Diabo (Tiago 4:7-10)

Para vencer as paixões pecaminosas, devemos nos submeter a Deus e resistir ao diabo (Tiago 4:7). Ao nos aproximarmos de Deus, ele se aproximará de nós. Devemos purificar nossas mãos e corações, renunciando ao pecado e buscando a pureza. A humildade diante do Senhor traz exaltação, enquanto o orgulho e a contenda levam à condenação.

Não Julguem Seus Irmãos (Tiago 4:11-12)

Os cristãos não devem falar mal uns dos outros ou julgar seus irmãos (Tiago 4:11). Quando julgamos a lei, nos colocamos acima dela e desafiamos a autoridade de Deus. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que tem o poder de salvar e destruir. Devemos evitar presumir o julgamento sobre nossos semelhantes e confiar em Deus para julgar com justiça.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo