18 Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora.
1 João
18 Filhinhos, esta é a última hora
Este versículo inicia a passagem sobre o anticristo. João adverte que a última hora chegou e que já surgiram muitos anticristos. Isso indica que estamos nos aproximando do fim dos tempos e que devemos estar vigilantes contra as falsas doutrinas e falsos profetas.
E, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido
João se refere a profecias anteriores sobre o anticristo e enfatiza que elas estão se cumprindo. Os muitos anticristos que surgiram são sinais de que o tempo do fim está próximo. Eles negam a verdadeira fé, ensinam doutrinas falsas e desviam as pessoas do caminho certo.
Por isso sabemos que esta é a última hora
O surgimento de muitos anticristos é uma evidência clara de que estamos nos aproximando do final. João usa este fato para nos lembrar da urgência do tempo. Devemos viver nossas vidas de acordo com os ensinamentos de Deus e estar preparados para o retorno de Jesus Cristo.## 1 João 2:18a – A Última Hora
“Filhinhos, esta é a última hora“. Esta declaração aponta para o tempo iminente da volta de Cristo. A vida de Jesus na Terra foi a hora primeira, e Sua segunda vinda será a última hora.
1 João 2:18b – Surgimento dos Anticristos
“Assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora“. O versículo prevê o surgimento de falsos mestres e pretensos salvadores, que negam a verdade de Cristo e Sua obra redentora. Este surgimento de anticristos é um sinal dos tempos do fim.
1 João 2:18c – Negação da Encarnação
João enfatiza que o espírito do anticristo já está operando no mundo, negando que “Jesus Cristo veio em carne” (1 João 4:2). Esta negação essencial da encarnação é uma característica marcante dos anticristos. Aqueles que rejeitam a verdade de que Deus se tornou homem negam a própria essência da fé cristã.## Versículo 18: Muitas Manifestações do Anticristo
O versículo 18 afirma que “muitos anticristos têm surgido”, indicando uma proliferação de falsos professores e enganadores nos últimos dias. Eles negam a divindade de Cristo (1 João 2:22), promovem heresias (2 João 7) e perseguem os verdadeiros crentes (Apocalipse 12:17). A presença desses anticristos é um sinal de que estamos nos aproximando da “última hora”, o tempo que antecede a segunda vinda de Cristo.
I João 2:18a: “Filhinhos, esta é a última hora…”
Este versículo é um apelo aos crentes para que estejam vigilantes e preparados para os desafios dos últimos dias. João adverte que o tempo está se esgotando e que é essencial reconhecer e resistir aos falsos ensinos e espíritos anticristos que estão surgindo.
I João 2:18b: “…e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo…”
João se refere a profecias anteriores sobre o anticristo, como em 2 Tessalonicenses 2:3 e Apocalipse 13. Ele destaca que a manifestação do anticristo é um sinal dos tempos e que os crentes devem estar preparados para sua chegada.
I João 2:18c: “…já agora muitos anticristos têm surgido…”
A frase enfática “muitos anticristos têm surgido” alerta os crentes sobre o perigo de serem enganados por falsos mestres. João exorta os leitores a testar os espíritos e a discernir aqueles que são de Deus e aqueles que não são (1 João 4:1-6).