A Superioridade de Cristo aos Anjos (Hebreus 1:1-14)

1 Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,

2 mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

3 O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

4 tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles.

5 Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Tu és meu Filho; eu hoje te gerei”? E outra vez: “Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho”?

6 E ainda, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, diz: “Todos os anjos de Deus o adorem”.

7 Quanto aos anjos, ele diz: “Ele faz dos seus anjos ventos, e dos seus servos, clarões reluzentes”.

8 Mas a respeito do Filho, diz: “O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.

9 Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com óleo de alegria”.

10 E também diz: “No princípio, Senhor, firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

11 Eles perecerão, mas tu permanecerás; envelhecerão como vestimentas.

12 Tu os enrolarás como um manto, como roupas eles serão trocados. Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim”.

13 A qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Senta-te à minha direita, até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”?

14 Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?

Hebreus

A Superioridade do Filho aos Anjos: Natureza e Função Distintas (Hebreus 1:1-14)

A Revelação de Deus por Meio do Filho (v. 1-2)

Deus se comunicou com a humanidade através dos profetas ao longo dos séculos. No entanto, nestes últimos dias, Ele falou decisivamente por meio de Seu Filho, Jesus Cristo. Jesus é o herdeiro de todas as coisas, por meio de quem o universo foi criado.

A Natureza Superior do Filho (v. 3-4)

O Filho é o resplendor da glória de Deus, a expressão exata de Sua essência. Ele sustenta todas as coisas por Sua palavra poderosa. A supremacia de Jesus sobre os anjos é evidenciada pelo fato de Deus o ter exaltado à direita da Majestade nas alturas, tornando-o herdeiro de um nome superior ao deles.

A Confirmação da Superioridade do Filho (v. 5-14)

Passagens das Escrituras atestam a superioridade de Jesus aos anjos. Deus o declarou Seu Filho e Seu Pai. Ele ordenou que os anjos o adorassem. Além disso, os anjos são servos e mensageiros, enquanto Jesus é o herdeiro e o Soberano, que governa com retidão e justiça. Deus o exaltou à direita e lhe deu autoridade sobre seus inimigos até que eles se tornem seu escabelo. Os anjos são espíritos ministradores, enviados para servir os herdeiros da salvação, enquanto Jesus é o Salvador e o Senhor dos anjos e da humanidade.## Deus Falou Através dos Profetas e do Filho (Hebreus 1:1-2)

No Antigo Testamento, Deus falou por meio de profetas, mas nestes últimos dias, Ele falou através de Seu Filho, Jesus Cristo. Jesus é o herdeiro de todas as coisas e o Criador do universo, demonstrando Sua superioridade aos profetas e anjos.

Superioridade à Criação (Hebreus 1:3-6)

Cristo é o resplendor da glória de Deus, sustentando o universo por Sua palavra. Ele purificou os pecados e se assentou à direita de Deus, acima de todas as criaturas. Os anjos, por outro lado, são meros servos e adoram Cristo como seu Senhor.

Superioridade ao Trono (Hebreus 1:7-13)

Enquanto os anjos são como ventos e chamas, Cristo reina em um trono eterno. Sua justiça e oposição à iniqüidade o elevam acima dos anjos. Ele é o Criador do universo, que permanecerá eterno, enquanto os anjos são temporais. Deus concede a Cristo a honra suprema, convidando-o a se sentar à Sua direita até que todos os Seus inimigos sejam derrotados.

Anjos Como Ministros (Hebreus 1:14)

Todos os anjos são espíritos ministradores, enviados para servir aqueles que herdarão a salvação. Eles são mensageiros de Deus e cumprem Seus propósitos, mas nunca devem ser adorados ou vistos como iguais a Cristo. Jesus é o Filho de Deus, o Salvador do mundo, e merece toda honra e adoração.## O Verbo da Criação (Hebreus 1:1-3)

  • Deus revelou-se aos profetas (v. 1)
  • Mas agora, falou por meio de Jesus, o Filho (v. 2)
  • Jesus criou o universo e alicerça todas as coisas (v. 2-3)

Filho Unigênito e Herdeiro (Hebreus 1:4-6)

  • Jesus é superior aos anjos, pois é o Filho de Deus (v. 4)
  • Deus afirma-o como Filho e promete ser seu Pai (v. 5)
  • Quando Deus trouxe Jesus ao mundo, os anjos o adoraram (v. 6)

Anjos como Servos (Hebreus 1:7-14)

  • Os anjos são ventos e chamas de fogo (v. 7)
  • Mas Jesus é Deus, cujo trono subsiste para sempre (v. 8)
  • Ele é ungido com o óleo da alegria e julga com justiça (v. 9)
  • Os céus e a terra perecerão, mas Jesus permanece (v. 10-12)
  • Deus lhe deu um lugar de honra à sua direita (v. 13)
  • Os anjos são apenas servos que auxiliam os herdeiros da salvação (v. 14)

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo