1 E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
2 E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.
3 E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve.
4 E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos.
5 Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.
6 Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.
7 Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito.
8 E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos.
9 E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram.
10 Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão.
11 E, quando iam, eis que alguns da guarda, chegando à cidade, anunciaram aos príncipes dos sacerdotes todas as coisas que haviam acontecido.
12 E, congregados eles com os anciãos, e tomando conselho entre si, deram muito dinheiro aos soldados,
13 Dizendo: Dizei: Vieram de noite os seus discípulos e, dormindo nós, o furtaram.
14 E, se isto chegar a ser ouvido pelo presidente, nós o persuadiremos, e vos poremos em segurança.
15 E eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. E foi divulgado este dito entre os judeus, até ao dia de hoje.
16 E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Mateus
O Terremoto e o Anjo (Mateus 28:2-4)
Um terremoto poderoso abalou o sepulcro quando um anjo desceu do céu. Com sua aparência brilhante e vestes brancas, o anjo removeu a pedra da entrada e se sentou sobre ela. Os guardas ficaram paralisados de medo, como se estivessem mortos.
O Anúncio da Ressurreição (Mateus 28:5-7)
O anjo tranquilizou as mulheres, assegurando-lhes que elas buscavam Jesus, o crucificado. Ele proclamou que Ele não estava mais lá, pois havia ressuscitado como havia dito. O anjo instruiu as mulheres a irem e anunciar a ressurreição aos discípulos, garantindo que Jesus os encontraria na Galiléia.
O Encontro com Jesus (Mateus 28:9)
Enquanto as mulheres corriam para contar aos discípulos, Jesus apareceu diante delas e as saudou. Elas se ajoelharam e o adoraram, cheias de alegria e temor. Jesus novamente instruiu as mulheres a dizerem a seus irmãos para irem à Galiléia, onde Ele se encontraria com eles.
A Conspiração dos Guardas (Mateus 28:11-15)
Alguns guardas informaram aos principais sacerdotes sobre o que havia acontecido. Eles conspiraram e pagaram os soldados para mentir, dizendo que os discípulos roubaram o corpo de Jesus durante a noite. O boato se espalhou entre os judeus e permanece até hoje.## O Anúncio do Anjo (Mateus 28:5-7)
O anjo tranquiliza as mulheres que choravam na tumba vazia, anunciando a ressurreição de Jesus. Ele as instrui a transmitir a notícia aos discípulos e a seguir Jesus para a Galileia. Este anúncio foi um momento decisivo, marcando a vitória sobre a morte e a esperança da vida eterna.
Jesus Encontra as Mulheres (Mateus 28:8-10)
As mulheres deixam rapidamente o túmulo e correm para contar aos discípulos sobre o encontro com Jesus. Ao encontrá-las, Jesus as saúda e as encoraja a não temerem. Ele os envia para a Galileia, prometendo revelar-se a eles lá.
O Suborno dos Guardas (Mateus 28:11-15)
Alguns guardas que testemunharam os acontecimentos relatam aos líderes judeus sobre a ressurreição de Jesus. Os líderes conspiram para subornar os guardas para mentirem, alegando que os discípulos roubaram o corpo de Jesus. Esta mentira foi uma tentativa de sufocar a verdade e manter seu poder.
A Grande Comissão (Mateus 28:16-20)
Jesus aparece aos discípulos na Galileia, dando-lhes a “Grande Comissão” de fazer discípulos de todas as nações, batizando-os e ensinando-os a obedecer aos Seus mandamentos. Ele promete estar com eles sempre, mesmo até o fim dos tempos. Este mandato é o alicerce da missão da igreja e continua a guiar os cristãos hoje.## O Terremoto e o Anjo (Mateus 28:1-4)
No amanhecer do primeiro dia da semana, após o sábado, Maria Madalena e a outra Maria, dirigiram-se ao túmulo. De repente, um terremoto sacudiu a terra e um anjo do Senhor desceu do céu. Ele rolou a pesada pedra que cobria a entrada do túmulo e sentou-se sobre ela. Seu semblante brilhava como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. A visão aterrorizante fez com que os guardas desmaiados de medo.
A Mensagem do Anjo (Mateus 28:5-7)
O anjo tranquilizou as mulheres temerosas, dizendo: “Não tenham medo, pois sei que vocês procuram Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, pois ressuscitou, assim como havia dito. Venham e vejam o lugar onde ele estava deitado. Então, vão imediatamente e contem aos seus discípulos que ele ressuscitou dentre os mortos. Ele os encontrará na Galiléia.”
As Reações das Mulheres (Mateus 28:8-10)
Cheias de medo e alegria, as mulheres correram para contar aos discípulos a boa notícia. Elas encontraram Jesus no caminho, que as saudou e disse: “Não temam, contem aos meus irmãos que devem ir para a Galiléia, onde me verão.”
A Reação dos Guardas (Mateus 28:11-15)
Quando alguns dos guardas chegaram à cidade, informaram aos sumos sacerdotes sobre os acontecimentos. Os líderes religiosos pagaram aos soldados para que mentissem, dizendo que os discípulos de Jesus haviam roubado seu corpo durante a noite enquanto eles dormiam. Essa mentira se espalhou entre os judeus até os dias atuais.