A Profecia de Zacarias contra as Nações (Zacarias 9:1-17)

1 A advertência do Senhor é contra a terra de Hadraque e cairá sobre Damasco, porque os olhos do Senhor estão sobre toda a humanidade e sobre todas as tribos de Israel,

2 e também sobre Hamate que faz fronteira com Damasco, e sobre Tiro e Sidom, embora sejam muito sábias.

3 Tiro construiu para si uma fortaleza; acumulou prata como pó, e ouro como lama das ruas.

4 Mas o Senhor se apossará dela e lançará no mar suas riquezas, e ela será consumida pelo fogo.

5 Ao ver isso Ascalom ficará com medo; Gaza também se contorcerá de agonia, assim como Ecrom, porque a sua esperança fracassou. Gaza perderá o seu rei, e Ascalom ficará deserta.

6 Um povo bastardo ocupará Asdode, e assim eu acabarei com o orgulho dos filisteus.

7 Tirarei o sangue de suas bocas, e a comida proibida dentre os seus dentes. Aquele que restar pertencerá ao nosso Deus e se tornará chefe em Judá, e Ecrom será como os jebuseus.

8 Defenderei a minha casa contra os invasores. Nunca mais um opressor passará por cima do meu povo, porque agora eu vejo isso com os meus próprios olhos.

9 Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

10 Ele destruirá os carros de guerra de Efraim e os cavalos de Jerusalém, e os arcos de batalha serão quebrados. Ele proclamará paz às nações e dominará de um mar a outro, e do Eufrates até aos confins da terra.

11 Quanto a você, por causa do sangue da minha aliança com você, libertarei os seus prisioneiros de um poço sem água.

12 Voltem à sua fortaleza, ó prisioneiros da esperança; pois hoje mesmo anuncio que restaurarei tudo em dobro para vocês.

13 Quando eu curvar Judá como se curva um arco e usar Efraim como flecha, levantarei os filhos de Sião contra os filhos da Grécia, e farei você semelhante à espada de um guerreiro.  

14 Então o Senhor aparecerá sobre eles; sua flecha brilhará como o relâmpago. O Soberano Senhor tocará a trombeta e marchará em meio às tempestades do sul;

15 o Senhor dos Exércitos os protegerá. Eles pisotearão e destruirão as pedras das atiradeiras. Eles beberão o sangue do inimigo como se fosse vinho; estarão cheios como a bacia usada para aspergir água nos cantos do altar.

16 Naquele dia o Senhor, o seu Deus, os salvará como rebanho do seu povo, e como jóias de uma coroa brilharão em sua terra.

17 Ah! Como serão belos! Como serão formosos! O trigo dará vigor aos rapazes, e o vinho novo às moças.

Zacarias

A Terra de Hadraque e as Cidades Pagãs (Zacarias 9:1-4)

O Senhor adverte Hadraque, Damasco, Hamate, Tiro e Sidom sobre o julgamento vindouro. A riqueza e sabedoria de Tiro serão despojadas, e suas riquezas serão lançadas ao mar e consumidas pelo fogo. O orgulho dessas cidades pagãs será quebrado, prevendo o triunfo final de Deus.

A Humilhação dos Filisteus (Zacarias 9:5-8)

Ascalom, Gaza e Ecrom ficarão aterrorizadas com a queda de Tiro. Gaza perderá seu rei, e Ascalom será abandonada. Um povo ilegítimo habitará Asdode, e o orgulho dos filisteus será aniquilado. Deus purificará seu povo, removendo o sangue e carnes proibidas de suas bocas. Os sobreviventes pertencerão a Deus e se tornarão líderes em Judá. Deus protegerá sua casa contra invasores, estabelecendo uma nova era de paz e segurança.

A Vinda do Rei Messiânico (Zacarias 9:9-10)

Sião e Jerusalém são chamadas a se alegrar pela vinda do Rei Messiânico. Ele será justo, vitorioso e humilde, entrando em Jerusalém montado em um jumento. Ele destruirá as armas de guerra e proclamará paz entre as nações. Seu domínio se estenderá de um mar a outro, simbolizando o alcance universal de seu reino.

Libertação e Restauração (Zacarias 9:11-17)

Por causa da aliança de Deus com seu povo, ele libertará os prisioneiros de “um poço sem água”. Os exilados retornarão fortificados e restaurados. Deus usará Judá e Efraim como instrumentos de julgamento contra a Grécia. Ele aparecerá com poder, destruindo os inimigos e protegendo seu povo. No final, Deus salvará seu povo como um rebanho e os adornará como joias em sua terra. A bênção de Deus trará prosperidade e alegria, com “o trigo dando vigor aos rapazes, e o vinho novo às moças”.## A Advertência Contra as Nações (Zacarias 9:1-8)

Deus adverte as nações pagãs de Hadraque, Damasco, Hamate, Tiro, Sidom e Ascalom pelo seu orgulho e iniquidade. Ele promete destruir as suas fortalezas, riquezas e exércitos. Aos filisteus, Ele promete enviar um povo bastardo para humilhá-los e acabar com o seu orgulho. O Senhor protegerá o Seu povo do terror e da opressão.

A Vinda do Rei Messiânico (Zacarias 9:9-17)

Sião é convidada a alegrar-se, pois o seu Rei, Jesus, vem em humildade e paz. Ele é justo e vitorioso e trará paz e prosperidade ao Seu povo. O Senhor libertará os seus prisioneiros e restaurará tudo em dobro. Ele se levantará contra os inimigos de Judá e Efraim, os derrotando e estabelecendo o Seu reino.

O Triunfo Final de Israel (Zacarias 9:16-17)

O Senhor salvará o Seu povo como um rebanho e eles brilharão como jóias de uma coroa. A terra será abundante e as pessoas serão saudáveis e felizes. O trigo e o vinho novo simbolizam a prosperidade e a bênção que Deus derramará sobre o Seu povo. Israel será um testemunho do Seu amor e fidelidade.## A Advertência de Deus Contra as Nações

A profecia inicia com uma advertência divina contra Hadraque, Damasco, Hamate, Tiro e Sidom (Zacarias 9:1-2). Deus expressa seu desdém pela sabedoria mundana e riqueza material dessas nações. Ele promete destruir Tiro e lançar suas riquezas no mar, deixando-a desolada (Zacarias 9:3-4).

O Julgamento das Cidades Filisteias

O julgamento de Deus também se estende às cidades filisteias de Ascalom, Gaza e Ecrom. Elas enfrentarão medo, agonia e perda (Zacarias 9:5). Asdode será ocupada por um povo ilegítimo, simbolizando a humilhação dos filisteus (Zacarias 9:6).

Restauração e Proteção de Judá

Em meio ao julgamento, Deus promete restaurar e proteger Judá. Ele expulsará opressores, e seu povo não mais sofrerá sob a opressão (Zacarias 9:8). Deus declara que seu rei entrará em Jerusalém com humildade e anuncia paz às nações (Zacarias 9:9-10).

Libertação e Vitória para Israel

Deus liberta os prisioneiros de Judá e restaura sua força. Ele os compara a um arco e flecha, simbolizando seu poder para derrotar seus inimigos (Zacarias 9:13). A presença do Senhor os protege, e eles triunfam sobre seus adversários (Zacarias 9:14-15).

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo