**A Lei de Deus para Seu Povo** (Deuteronômio 6:1-25)

1 Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças, que o Senhor, o seu Deus ordenou que eu lhes ensinasse, para que vocês os cumpram na terra para a qual estão indo para dela tomar posse.

2 Desse modo vocês, seus filhos e seus netos temerão ao Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa.

3 Ouça e obedeça, ó Israel! Assim tudo lhe irá bem e você será muito numeroso numa terra onde manam leite e mel, como lhe prometeu o Senhor, o Deus dos seus antepassados.

4 Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

5 Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

6 Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.

7 Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.

8 Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.

9 Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.

10 O Senhor, o seu Deus, os conduzirá à terra que jurou aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, que daria a vocês, terra com grandes e boas cidades que vocês não construíram,

11 com casas cheias de tudo que há de melhor, de coisas que vocês não produziram, com cisternas que vocês não cavaram, com vinhas e oliveiras que não plantaram. Quando isso acontecer, e vocês comerem e ficarem satisfeitos,

12 tenham cuidado! Não esqueçam o Senhor que os tirou do Egito, da terra da escravidão.

13 Temam o Senhor, o seu Deus, e só a ele prestem culto, e jurem somente pelo seu nome.

14 Não sigam outros deuses, os deuses dos povos ao redor;

15 pois o Senhor, o seu Deus, que está no meio de vocês, é Deus zeloso; a ira do Senhor, o seu Deus, se acenderá contra vocês, e ele os banirá da face da terra.

16 Não ponham à prova o Senhor, o seu Deus, como fizeram em Massá.

17 Obedeçam cuidadosamente aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e aos preceitos e decretos que ele lhes ordenou.

18 Façam o que é justo e bom perante o Senhor, para que tudo lhes vá bem e vocês entrem e tomem posse da boa terra que o Senhor prometeu, sob juramento, a seus antepassados,

19 expulsando todos os seus inimigos de diante de vocês, conforme o Senhor prometeu.

20 No futuro, quando o seu filho lhes perguntar: “O que significam estes preceitos, decretos e ordenanças que o Senhor, o nosso Deus, ordenou a vocês? “

21 Vocês lhe responderão: “Fomos escravos do faraó no Egito, mas o Senhor nos tirou do Egito com mão poderosa.

22 O Senhor realizou, diante dos nossos olhos, sinais e maravilhas grandiosas e terríveis contra o Egito e contra o faraó e toda a sua família.

23 Mas ele nos tirou de lá para nos trazer para cá e nos dar a terra que, sob juramento, prometeu a nossos antepassados.

24 O Senhor nos ordenou que obedecêssemos a todos estes decretos e que temêssemos o Senhor, o nosso Deus, para que sempre fôssemos bem sucedidos e preservados em vida, como hoje se pode ver.

25 E, se nós nos aplicarmos a obedecer a toda essa lei perante o Senhor, o nosso Deus, conforme ele nos ordenou, esta será a nossa justiça”.

Deuteronômio

A Importância da Obediência (Deuteronômio 6:1-3)

Deus ordena ao Seu povo que obedeça aos Seus decretos e mandamentos para que temam ao Senhor, obedeçam às Suas leis e tenham vida longa. Ele os promete que, se ouvirem e obedecerem, prosperarão e serão numerosos em uma terra de abundância.

A Exclusividade de Deus (Deuteronômio 6:4)

Deus declara que Ele é o único Senhor e que não há outros que devam ser adorados. Ele é um Deus zeloso que não tolerará a idolatria e punirá aqueles que se desviarem do Seu caminho.

O Amor a Deus (Deuteronômio 6:5)

Os israelitas são instruídos a amar a Deus com todo o seu coração, alma e força. Este amor deve ser demonstrado por meio da obediência aos Seus mandamentos e do temor reverente por Ele.

A Transmissão da Fé (Deuteronômio 6:6-9)

Os pais são responsáveis por ensinar a seus filhos sobre Deus e Seus ensinamentos. Eles devem conversar sobre essas coisas constantemente e torná-las visíveis em suas vidas, escrevendo-as em suas casas e portões como um lembrete de sua fidelidade a Deus.A Lei de Deus para Seu Povo (Deuteronômio 6:1-25)

A Obediência Traz Bênçãos (Deuteronômio 6:1-3)

Deus ordenou que Seu povo obedecesse às Suas leis e decretos para temer ao Senhor e obedecê-Lo. A obediência resultaria em uma vida longa e próspera em uma terra abundante, como o Senhor prometeu aos seus antepassados.

O Senhor é o Único Deus (Deuteronômio 6:4-9)

O povo de Israel deveria ouvir e saber que o Senhor é o único Deus. Eles deveriam amá-Lo de todo o coração, alma e força. Suas palavras deveriam estar em seus corações, ensinadas a seus filhos e lembradas em todas as ocasiões.

Cuidado com a Idolatria e a Rebelião (Deuteronômio 6:10-15)

Apesar da bênção de Deus, o povo deveria ter cuidado para não esquecer o Senhor. Eles só deveriam adorar a Ele e jurar em Seu nome. Seguir outros deuses incitaria o ciúme divino e levaria ao exílio.

Obedeça e Faça o Bem (Deuteronômio 6:16-25)

Deus ordenou que Seu povo obedecesse aos Seus mandamentos, preceitos e decretos, e fizesse o que era justo e bom. A obediência traria sucesso e posse da terra prometida, expulsando seus inimigos. O povo deveria transmitir essas leis às gerações futuras, explicando seu significado e enfatizando que a obediência era a chave para a justiça e o favor de Deus.## O Mandamento de Amar a Deus (Deuteronômio 6:4-5)

O primeiro e maior mandamento é amar a Deus com todo o nosso coração, alma e forças. Este amor não é meramente uma emoção, mas um compromisso profundo de obedecer aos seus mandamentos e viver de acordo com sua vontade. Amar a Deus é reconhecer sua soberania sobre nossas vidas e priorizar sua glória em todas as nossas ações.

A Lei Escrita no Coração (Deuteronômio 6:6-9)

Para ajudar seu povo a lembrar e obedecer seus mandamentos, Deus instruiu Moisés a escrever suas leis em seus corações e a exibi-las como sinais visíveis. Ao amarrar as palavras da lei em seus braços e cabeças, os israelitas seriam lembrados constantemente de sua aliança com Deus e de seu dever de obedecê-lo.

Fidelidade a Deus e Advertências Contra a Idolatria (Deuteronômio 6:10-15)

Deus prometeu conduzir seu povo para a Terra Prometida, mas os advertiu para não esquecerem sua fidelidade. Eles deveriam temer e adorar somente a Deus e não se envolverem em idolatria. A ira de Deus arde contra aqueles que o rejeitam e buscam outros deuses, pois ele é um Deus zeloso que não tolera rivais.

O Teste de Massá (Deuteronômio 6:16)

Em Massá, os israelitas testaram a paciência de Deus murmurando e questionando sua provisão. Deus os puniu por sua incredulidade, lembrando-os de que ele é um Deus que deve ser temido e obedecido. O teste de Massá serve como um lembrete de que devemos confiar em Deus, mesmo em tempos de dificuldade.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo