33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
34 Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
Romanos
A Insondável Sabedoria de Deus (Romanos 11:33-36)
33: A Insondável Profundidade
“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus!” (v. 33)
Deus é o criador de todas as coisas e possuidor de conhecimento infinito. Sua sabedoria e compreensão são insondáveis, muito além da capacidade humana de entender.
34: Os Caminhos Inescrutáveis
“Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (v. 33)
Os caminhos de Deus são misteriosos e incompreensíveis para nós. Ele age de maneiras que muitas vezes desafiam nossa lógica e compreensão. No entanto, podemos confiar que Seus planos são para o bem.
35: A Soberania de Deus
“Por que quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?” (v. 34)
Deus é soberano e faz o que quer. Ele não precisa consultar ninguém nem pedir permissão. Sua vontade é a mais alta, e Seus propósitos são realizados independentemente de nossa compreensão ou consentimento.
36: A Glória de Deus
“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (v. 36)
Tudo que existe se originou em Deus, é sustentado por Ele e existe para Sua glória. Devemos reconhecer Sua soberania e dar-Lhe glória por todas as coisas.## A Insondável Sabedoria de Deus (Romanos 11:33-36)
A Profundidade das Riquezas de Deus (v. 33)
O apóstolo Paulo exclama: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus!” (v. 33). Ele reconhece que a sabedoria e o conhecimento de Deus são vastos e insondáveis. Nossos pensamentos e conceitos humanos são limitados em comparação com a infinita compreensão de Deus.
A Insondabilidade dos Seus Juízos (v. 33)
Paulo continua: “Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (v. 33). Os propósitos e planos de Deus são misteriosos e ultrapassam nossa compreensão. Ele trabalha de maneiras que não conseguimos entender completamente, mas podemos confiar em Sua sabedoria e perfeição.
A Incompreensibilidade da Mente de Deus (v. 34)
“Porque quem compreendeu a mente do Senhor?” (v. 34), questiona Paulo. Nenhum ser humano pode compreender totalmente a mente de Deus. O conhecimento Dele é demasiado elevado para nós. Podemos apenas nos maravilhar com Sua sabedoria e confiar em Seus caminhos, mesmo que não os compreendamos.
A Glória Devida a Deus (v. 36)
Concluindo, Paulo enfatiza: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (v. 36). Tudo o que existe se origina de Deus, é sustentado por Ele e existe para Seus propósitos. Portanto, a glória por tudo o que temos e somos deve ser dada a Ele, que é digno de eterno louvor e adoração.## A Insondável Sabedoria de Deus (Romanos 11:33-36)
A Profundidade de Deus (Romanos 11:33)
- “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus!” (Romanos 11:33)
A sabedoria e o conhecimento de Deus são vastos e incompreensíveis. Como um oceano sem fim, a Sua compreensão transcende a nossa capacidade de sondar ou medir. Nossos pensamentos são finitos, enquanto os Seus caminhos são infinitos.
Os Caminhos Enigmáticos de Deus (Romanos 11:33-34)
- “Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (Romanos 11:33)
- “Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?” (Romanos 11:34)
Os planos e propósitos de Deus estão além do nosso entendimento. Seus caminhos são insondáveis, e Seus julgamentos são inescrutáveis. Não podemos questionar ou desafiar Sua soberania, pois nossas mentes são muito limitadas para compreender a grandeza de Sua sabedoria.
A Soberania de Deus (Romanos 11:35-36)
- “Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?” (Romanos 11:35)
- “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (Romanos 11:36)
Deus é a fonte, o meio e o fim de todas as coisas. Ele não precisa de nada de nós, e tudo o que temos vem Dele. Nossa existência e tudo o que possuímos são dádivas graciosas de Sua mão. Por isso, Toda a glória e honra pertencem a Ele para sempre.