A Hipocrisia dos Líderes Religiosos (Mateus 23:1-39)

1 Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos:

2 “Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés.

3 Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam.

4 Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los.

5 “Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas;

6 gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas,

7 de serem saudados nas praças e de serem chamados ‘rabis’.

8 “Mas vocês não devem ser chamados ‘rabis’; um só é o mestre de vocês, e todos vocês são irmãos.

9 A ninguém na terra chamem ‘pai’, porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus.

10 Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo.

11 O maior entre vocês deverá ser servo.

12 Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

13 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo.

14 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados mais severamente.

15 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês.

16 “Ai de vocês, guias cegos!, pois dizem: ‘Se alguém jurar pelo santuário, isto nada significa; mas se alguém jurar pelo ouro do santuário, está obrigado por seu juramento’.

17 Cegos insensatos! Que é mais importante: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?

18 Vocês também dizem: ‘Se alguém jurar pelo altar, isto nada significa; mas se alguém jurar pela oferta que está sobre ele, está obrigado por seu juramento’.

19 Cegos! Que é mais importante: a oferta, ou o altar que santifica a oferta?

20 Portanto, aquele que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele.

21 E o que jurar pelo santuário, jura por ele e por aquele que nele habita.

22 E aquele que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele se assenta.

23 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.

24 Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo.

25 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça.

26 Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo.

27 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície.

28 Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.

29 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês edificam os túmulos dos profetas e adornam os monumentos dos justos.

30 E dizem: ‘Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos tomado parte com eles no derramamento do sangue dos profetas’.

31 Assim, vocês testemunham contra si mesmos que são descendentes dos que assassinaram os profetas.

32 Acabem, pois, de encher a medida do pecado dos seus antepassados!

33 “Serpentes! Raça de víboras! Como vocês escaparão da condenação ao inferno?

34 Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade.

35 E, assim, sobre vocês recairá todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem vocês assassinaram entre o santuário e o altar.

36 Eu lhes asseguro que tudo isso sobrevirá a esta geração.

37 “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.

38 Eis que a casa de vocês ficará deserta.

39 Pois eu lhes digo que vocês não me verão desde agora, até que digam: ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor’”.

Mateus

A Conduta Hipócrita dos Líderes Religiosos (Mateus 23:1-12)

  • Obedeçam os Seus Ensinamentos, mas Evitem Suas Ações (Mateus 23:2-3)
    Jesus instruiu Seus seguidores a seguir os ensinamentos dos mestres e fariseus, mas a rejeitar suas ações hipócritas. Eles pregavam a justiça, mas não a praticavam, sobrecarregando as pessoas com regras pesadas enquanto se recusavam a ajudar.

  • A Busca pela Fama e Reconhecimento (Mateus 23:5-7)
    Os líderes religiosos se preocupavam mais com sua aparência e status do que com o bem-estar espiritual daqueles que seguiam. Eles usavam roupas ostensivas, ocupavam os melhores assentos e buscavam honras e títulos vãos.

  • Autoridade Verdadeira e Humildade (Mateus 23:8-12)
    Jesus enfatizou que a verdadeira autoridade vem de Deus, não de títulos ou posições terrenas. Ele ensinou a humildade e o serviço, demonstrando que o maior entre os Seus seguidores é aquele que serve aos outros.

Cuidado com o Julgamento Hipocrita (Mateus 23:13-28)

  • Fechar o Reino dos Céus (Mateus 23:13)
    Os mestres e fariseus impediam as pessoas de conhecer a salvação em Jesus, ensinando tradições humanas em vez da verdade de Deus.

  • Exploração e Longas Orações (Mateus 23:14)
    Eles exploravam as viúvas e usavam longas orações hipócritas para esconder sua ganância e injustiça.

  • Conversão Falsificada (Mateus 23:15)
    Apesar de fingirem buscar conversos, os líderes religiosos, na verdade, afastavam as pessoas de Deus, levando-as a um estado ainda pior do que antes.

  • Juramentos Vãos (Mateus 23:16-22)
    Jesus expôs a hipocrisia dos mestres e fariseus ao mostrar que eles valorizavam as coisas terrenas mais do que as espirituais, quebrando seus juramentos e buscando justificativas vazias.

Crítica à Observância Externa (Mateus 23:23-28)

  • Negligência da Justiça e Misericórdia (Mateus 23:23)
    Os líderes religiosos se concentravam em observâncias externas, como dízimos, enquanto negligenciavam os preceitos mais importantes da lei: justiça, misericórdia e fidelidade.

  • Aparências Enganosas (Mateus 23:25-28)
    Eles eram como sepulcros caiados, parecendo justos por fora, mas podres e imundos por dentro. Suas ações não refletiam sua aparência piedosa.## Obedeçam aos Escribas e Fariseus, mas não os Imitem (Mateus 23:1-3)

Jesus reconheceu a posição de autoridade dos escribas e fariseus, mas advertiu seus discípulos para não seguirem suas ações hipócritas. Eles eram estudiosos da Lei, mas falhavam em praticá-la. Em vez disso, impunham fardos pesados sobre os outros, enquanto evitavam fazer qualquer esforço.

Os Motivos Egoístas dos Líderes Religiosos (Mateus 23:5-7)

As ações dos líderes religiosos eram motivadas pelo desejo de reconhecimento e admiração. Eles alargavam seus filactérios (pequenas caixas contendo passagens das Escrituras) e as franjas de suas vestes para parecerem mais piedosos. Buscavam os primeiros lugares nos banquetes e nas sinagogas e exigiam ser chamados de “rabis”.

A Humildade é o Caminho para a Grandeza (Mateus 23:8-12)

Jesus enfatizou que a humildade deve ser a marca de seus seguidores. Ninguém deve ser chamado de “rabi”, pois Deus é o único Mestre. Todos devem ser considerados irmãos e iguais. A verdadeira grandeza é encontrada em servir aos outros, não em buscar posição ou privilégios.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo