1 “Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.
2 “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.
3 Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita,
4 de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará”.
5 “E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.
6 Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.
7 E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.
8 Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.
9 Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.
10 Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
11 Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
12 Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.
13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.
14 Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.
15 Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas”.
16 “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa.
17 Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto,
18 para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará”.
19 “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.
20 Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
21 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
22 “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
23 Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
24 “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.
25 “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?
26 Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
27 Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
28 “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
29 Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
30 Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
31 Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’
32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
34 Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”.
Mateus
Obras de Justiça Diante dos Homens (Mateus 6:1-4)
Jesus adverte contra a prática de boas ações para ser visto pelos outros, pois isso anula a recompensa do Pai celestial. Em vez disso, devemos dar esmola em segredo, para que nosso Pai, que vê em segredo, nos recompense.
Oração Verdadeira (Mateus 6:5-13)
A oração autêntica é feita em secreto, onde nosso Pai celestial nos ouve. Não devemos repetir as mesmas palavras, mas sim orar sinceramente, pedindo por nosso pão diário, perdão e livramento da tentação. Jesus ensina a oração do Pai Nosso como um modelo, lembrando-nos do perdão que devemos conceder aos outros.
Jejum Gen uíno (Mateus 6:16-18)
O jejum também deve ser feito em segredo, sem ostentação. Devemos cuidar de nossa aparência para evitar chamar a atenção e orar a nosso Pai, que vê em segredo e nos recompensará.
Tesouros no Céu (Mateus 6:19-21)
Jesus exorta-nos a acumular tesouros no céu, onde eles estão seguros dos ladrões e da destruição. Ele nos lembra de que onde nosso tesouro está, ali estará nosso coração.## Obras de Justiça (Mateus 6:1-4)
Cuidado com a ostentação: Jesus adverte contra a prática da caridade por reconhecimento ou louvor humano, pois isso anula sua recompensa celestial. Em vez disso, as boas ações devem ser feitas em segredo, onde Deus vê e recompensa (v. 1-4).
Oração Sincera (Mateus 6:5-8)
Evite hipocrisia: A oração não deve ser um show público, mas sim um encontro íntimo com Deus. Jesus aconselha oração privada, afastada de distrações (v. 5-6).
Foco em Deus: Repetições mecânicas são inúteis. Em vez disso, devemos confiar na sabedoria de Deus, que conhece nossas necessidades (v. 7-8).
A Oração Modelo: (Mateus 6:9-15)
Santificação do nome divino: Reconhecer a santidade e o poder supremos de Deus (v. 9).
Santificação do reino: Oração pela vinda do reino de Deus e pela realização de sua vontade (v. 10).
Provisão diária: Depender de Deus para o sustento físico, confiando que ele suprirá nossas necessidades (v. 11).
Perdão: Pedir o perdão de Deus por nossos pecados e estendê-lo a outros que nos feriram (v. 12-15).## Escolas de Pensamento Humano (Mateus 6:1-18)
A Motivação da Recompensa (Mateus 6:1-4)
Jesus adverte contra ações realizadas simplesmente para obter reconhecimento ou elogios humanos, afirmando que esses atos não recebem recompensa de Deus. Ele orienta seus seguidores a praticar a caridade em segredo, pois é a intenção do coração que importa, não a demonstração externa.
A Humildade na Oração (Mateus 6:5-15)
Assim como a caridade, a oração deve ser feita em particular, evitando ostentação ou repetições sem sentido. A Oração do Senhor, fornecida por Jesus, serve como um modelo de humildade e gratidão, reconhecendo a santidade de Deus, pedindo perdão e orientação.
O Jejum Discreto (Mateus 6:16-18)
O jejum também deve ser praticado em segredo, sem exibicionismo, pois é um ato de autodisciplina espiritual e não uma forma de autopromoção. Deus observa e recompensa aqueles que buscam intimidade com Ele com sinceridade genuína.
O Tesouro Verdadeiro (Mateus 6:19-24)
Jesus enfatiza a importância de valorizar as riquezas celestiais acima das terrenas, que são temporárias e frágeis. Ele adverte contra a preocupação excessiva com as necessidades materiais, pois Deus provê para aqueles que colocam sua confiança nEle.