A Batalha de Sidim e a Vitória de Abrão (Gênesis 14:1-24)

1 Naquela época Anrafel, rei de Sinear, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim,

2 foram à guerra contra Bera, rei de Sodoma, contra Birsa, rei de Gomorra, contra Sinabe, rei de Admá, contra Semeber, rei de Zeboim, e contra o rei de Belá, que é Zoar.

3 Todos esses últimos juntaram suas tropas no vale de Sidim, onde fica o mar Salgado.

4 Doze anos estiveram sujeitos a Quedorlaomer, mas no décimo terceiro ano se rebelaram.

5 No décimo quarto ano, Quedorlaomer e os reis que a ele se aliaram derrotaram os refains em Asterote-Carnaim, os zuzins em Hã, os emins em Savé-Quiriataim

6 e os horeus desde os montes de Seir até El-Parã, próximo ao deserto.

7 Depois, voltaram e foram para En-Mispate, que é Cades, e conquistaram todo o território dos amalequitas e dos amorreus que viviam em Hazazom-Tamar.

8 Então os reis de Sodoma, de Gomorra, de Admá, de Zeboim e de Belá, que é Zoar, marcharam e tomaram posição de combate no vale de Sidim

9 contra Quedorlaomer, rei de Elão, contra Tidal, rei de Goim, contra Anrafel, rei de Sinear, e contra Arioque, rei de Elasar. Eram quatro reis contra cinco.

10 Ora, o vale de Sidim era cheio de poços de betume e, quando os reis de Sodoma e de Gomorra fugiram, alguns dos seus homens caíram nos poços e o restante escapou para os montes.

11 Os vencedores saquearam todos os bens de Sodoma e de Gomorra e todo o seu mantimento, e partiram.

12 Levaram também Ló, sobrinho de Abrão, e os bens que ele possuía, visto que morava em Sodoma.

13 Mas alguém que tinha escapado veio e relatou tudo a Abrão, o hebreu. Abrão vivia próximo aos carvalhos de Manre, o amorreu, irmão de Escol e de Aner, aliados de Abrão.

14 Quando Abrão ouviu que seu parente fora levado prisioneiro, mandou convocar os trezentos e dezoito homens treinados, nascidos em sua casa, e saiu em perseguição aos inimigos até Dã.

15 Atacou-os durante a noite em grupos, e assim os derrotou, perseguindo-os até Hobá, ao norte de Damasco.

16 Recuperou todos os bens e trouxe de volta seu parente Ló com tudo o que possuía, juntamente com as mulheres e o restante dos prisioneiros.

17 Voltando Abrão da vitória sobre Quedorlaomer e sobre os reis que a ele se haviam aliado, o rei de Sodoma foi ao seu encontro no vale de Savé, isto é, o vale do Rei.

18 Então Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho

19 e abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra.

20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos”. E Abrão lhe deu o dízimo de tudo.

21 O rei de Sodoma disse a Abrão: “Dê-me as pessoas e pode ficar com os bens”.

22 Mas Abrão respondeu ao rei de Sodoma: “De mãos levantadas ao Senhor, Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra, juro

23 que não aceitarei nada do que lhe pertence, nem mesmo um cordão ou uma correia de sandália, para que você jamais venha a dizer: ‘Eu enriqueci Abrão’.

24 Nada aceitarei, a não ser o que os meus servos comeram e a porção pertencente a Aner, Escol e Manre, os quais me acompanharam. Que eles recebam a sua porção”.

Gênesis

A Batalha das Quatro Alianças (Gênesis 14:1-12)

1. Início da Guerra: Quatro reis orientais (Anrafel, Arioque, Quedorlaomer e Tidal) declaram guerra a cinco reis locais (de Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Belá) que se rebelaram após 12 anos de submissão (v. 1-4).
2. Campanha Militar: Os reis orientais conquistam várias tribos e cidades em seu caminho (v. 5-7).
3. Batalha no Vale de Sidim: Os cinco reis locais enfrentam os quatro reis orientais no Vale de Sidim (v. 8-9). Os exércitos de Sodoma e Gomorra sofrem pesadas perdas e fogem, alguns caindo em poços de betume (v. 10).
4. Saque e Captura: Os reis orientais saquearam Sodoma e Gomorra, levando muitos bens e prisioneiros, incluindo Ló, sobrinho de Abrão (v. 11-12).

A Busca de Resgate de Abrão (Gênesis 14:13-16)

1. Notícias da Captura: Abrão recebe a notícia de que seu parente Ló foi levado cativo (v. 13).
2. Forças de Resgate: Abrão reúne 318 guerreiros treinados de sua casa e persegue os exércitos inimigos (v. 14).
3. Ataque Noturno: Abrão ataca os inimigos à noite, dividindo seus homens em grupos para dispersá-los (v. 15).
4. Vitória e Resgate: Abrão derrota os reis orientais, resgatando Ló e todos os bens e prisioneiros (v. 16).

O Encontro com Melquisedeque e o Dízimo de Abrão (Gênesis 14:17-24)

1. Encontro no Vale de Savé: Abrão é saudado pelo rei de Sodoma no Vale de Savé (v. 17).
2. Melquisedeque, o Sacerdote: Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, traz pão e vinho para Abrão (v. 18).
3. Bênção de Melquisedeque: Melquisedeque abençoa Abrão e seu Deus por sua vitória (v. 19).
4. O Dízimo de Abrão: Abrão dá a Melquisedeque o dízimo de tudo o que recuperou (v. 20).
5. A Oferta do Rei de Sodoma: O rei de Sodoma oferece a Abrão os prisioneiros em troca dos bens (v. 21).
6. A Recusa de Abrão: Abrão recusa a oferta, declarando que não se beneficiará da batalha (v. 22-24).## Batalha de Sidim e a Vitória de Abrão: Alianças e Submissão (Gênesis 14:1-4)

Os reis das cidades do vale de Sidim, Bera, Birsa, Sinabe, Semeber e o rei de Belá, Zoar, formaram uma aliança para se rebelar contra o domínio do rei Quedorlaomer de Elão, após 12 anos de submissão. Esta rebelião marca o início de uma série de acontecimentos que culminarão na vitória de Abrão e na bênção de Deus.

Conquistas de Quedorlaomer (Gênesis 14:5-7)

Retornando com seus aliados, Quedorlaomer e seus exércitos conquistaram vários povos na região, incluindo os refains, zuzins, emins e horeus. Esses sucessos militares demonstram o poder e a influência de Quedorlaomer e sugerem que os reis das cidades do vale de Sidim enfrentariam um desafio formidável.

Derrota e Saque de Sodoma e Gomorra (Gênesis 14:8-12)

Os reis das cidades do vale de Sidim enfrentaram Quedorlaomer e seus aliados no vale de Sidim. No entanto, eles foram derrotados e os vencedores saquearam Sodoma e Gomorra, levando também Ló, sobrinho de Abrão, que morava na cidade.

Perseguição e Vitória de Abrão (Gênesis 14:13-16)

Quando Abrão soube do cativeiro de Ló, ele reuniu seus 318 homens treinados e perseguiu os inimigos até Dã. Utilizando táticas de guerrilha, Abrão derrotou os perseguidores e resgatou Ló e os outros cativos, recuperando todos os bens saqueados.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo