1 E Davi tomou conselho com os capitães dos milhares, e das centenas, e com todos os líderes.
2 E disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se isto vem do Senhor nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas nas suas cidades e nos seus arrabaldes, para que se reúnam conosco;
3 E tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul.
4 Então disse toda a congregação que se fizesse assim; porque este negócio pareceu reto aos olhos de todo o povo.
5 Convocou, pois, Davi a todo o Israel desde Sior do Egito até chegar a Hamate; para trazer a arca de Deus de Quiriate-Jearim.
6 E então Davi com todo o Israel subiu a Baalá de Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, o Senhor que habita entre os querubins, sobre a qual é invocado o seu nome.
7 E levaram a arca de Deus, da casa de Abinadabe, sobre um carro novo; e Uzá e Aiô guiavam o carro.
8 E Davi e todo o Israel, alegraram-se perante Deus com todas as suas forças; com cânticos, e com harpas, e com saltérios, e com tamborins, e com címbalos, e com trombetas.
9 E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam.
10 Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus.
11 E Davi se encheu de tristeza porque o Senhor havia aberto brecha em Uzá; pelo que chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.
12 E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus?
13 Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
14 Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.
1 Crônicas
Convocando o Povo para Trazer a Arca (1 Crônicas 13:1-5)
Davi consultou seus líderes e a congregação de Israel, propondo trazer a arca de volta a Jerusalém. O povo concordou prontamente, e Davi convocou todo o Israel, desde o Egito até Hamate, para auxiliar na tarefa.
Trasladando a Arca (1 Crônicas 13:6-8)
Davi e todo o Israel subiram a Baalá de Quiriate-Jearim para trazer a arca. Ela foi transportada em um carro novo, com Uzá e Aiô guiando. O povo se alegrou com cânticos e música, celebrando a presença de Deus entre eles.
A Tragédia com Uzá (1 Crônicas 13:9-11)
Ao chegar na eira de Quidom, os bois tropeçaram e Uzá estendeu a mão para estabilizar a arca. A ira de Deus se acendeu contra ele por tocar a arca sem ser autorizado, e ele foi ferido e morto. Davi ficou consternado e temeroso.
A Arca na Casa de Obede-Edom (1 Crônicas 13:12-14)
Davi decidiu não levar a arca para Jerusalém, temendo a ira de Deus novamente. Em vez disso, ele a levou para a casa de Obede-Edom, o giteu. A arca permaneceu lá por três meses, e Deus abençoou a casa de Obede-Edom e tudo o que ele possuía.## Convocação para Trazer a Arca (1 Crônicas 13:1-4)
Davi reuniu os líderes de Israel para consultar sobre a possibilidade de buscar a Arca da Aliança, perdida desde o reinado de Saul. Reconhecendo a importância de agir de acordo com a vontade de Deus, Davi propôs enviar mensageiros por toda Israel para reunir o povo e os levitas. A sugestão foi bem recebida, pois era evidente que haviam negligenciado a arca durante a liderança de Saul.
Busca pela Arca (1 Crônicas 13:5-8)
Davi convocou todo Israel para buscar a arca, enviando mensageiros desde o sul (Sihor do Egito) até o norte (Hamate). Com todo Israel unido, eles caminharam para Quiriate-Jearim, onde a arca estava guardada. Davi e o povo celebraram com alegria, louvando a Deus com cânticos, instrumentos e danças.
Tragédia na Eira de Quidom (1 Crônicas 13:9-12)
Ao chegarem à eira de Quidom, os bois que transportavam a arca tropeçaram. Uzá, que não era levita, estendeu a mão para estabilizá-la. Sua ação impetuosa provocou a ira de Deus, que o feriu mortalmente. O incidente encheu Davi de temor e fez com que questionasse a forma como havia lidado com a arca.
A Arca na Casa de Obede-Edom (1 Crônicas 13:13-14)
Após a tragédia, Davi decidiu não levar a arca para Jerusalém, mas colocá-la na casa de Obede-Edom, um giteu. A arca permaneceu ali por três meses, e Deus abençoou a casa e tudo o que nela havia. Este incidente ensinou a Davi a importância de tratar a arca com a devida reverência e acordo com os preceitos divinos.## Conselho de Davi (1 Crônicas 13:1-2)
Davi reuniu seus líderes e a congregação de Israel para discutir a possibilidade de trazer a arca de Deus para Jerusalém. Ele acreditava que era a vontade de Deus e queria o apoio do povo.
Convocação de Israel (1 Crônicas 13:3-5)
A congregação aprovou a proposta de Davi, e ele convocou todo Israel, de Sihor do Egito até Hamate, para participar da tarefa de trazer a arca.
Busca pela Arca (1 Crônicas 13:6-8)
Davi e todo o Israel foram a Baalá de Quiriate-Jearim, em Judá, e levaram a arca de Deus da casa de Abinadabe em um carro novo. Eles se alegraram perante Deus com cânticos e celebrações jubilosas.
Erro de Uzá (1 Crônicas 13:9-12)
Enquanto transportavam a arca, os bois tropeçaram e Uzá estendeu a mão para segurá-la. A ira de Deus se acendeu contra ele e o feriu por tocar na arca, e ele morreu na presença de Deus. Davi ficou profundamente triste e temeroso com o acontecimento.