A Aliança quebrantada: Maldição e Castigo (Jeremias 11:1-23)

1 A palavra que veio a Jeremias, da parte do SENHOR, dizendo:

2 Ouvi as palavras desta aliança, e falai aos homens de Judá, e aos habitantes de Jerusalém.

3 Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Maldito o homem que não escutar as palavras desta aliança,

4 Que ordenei a vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, da fornalha de ferro, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e fazei conforme a tudo quanto vos mando; e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.

5 Para que confirme o juramento que fiz a vossos pais de dar-lhes uma terra que manasse leite e mel, como se vê neste dia. Então eu respondi, e disse: Amém, ó Senhor.

6 E disse-me o Senhor: Apregoa todas estas palavras nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, dizendo: Ouvi as palavras desta aliança, e cumpri-as.

7 Porque deveras adverti a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, até ao dia de hoje, madrugando, e protestando, e dizendo: Dai ouvidos à minha voz.

8 Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, antes andaram cada um conforme o propósito do seu coração malvado; por isso trouxe sobre eles todas as palavras desta aliança que lhes mandei que cumprissem, porém não cumpriram.

9 Disse-me mais o Senhor: Uma conspiração se achou entre os homens de Judá, entre os habitantes de Jerusalém.

10 Tornaram às maldades de seus primeiros pais, que não quiseram ouvir as minhas palavras; e eles andaram após outros deuses para os servir; a casa de Israel e a casa de Judá quebraram a minha aliança, que tinha feito com seus pais.

11 Portanto assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre eles, de que não poderão escapar; e clamarão a mim, mas eu não os ouvirei.

12 Então irão as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém e clamarão aos deuses a quem eles queimaram incenso; estes, porém, de nenhum modo os livrarão no tempo do seu mal.

13 Porque, segundo o número das tuas cidades, são os teus deuses, ó Judá! E, segundo o número das ruas de Jerusalém, levantastes altares à impudência, altares para queimardes incenso a Baal.

14 Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor nem oração; porque não os ouvirei no tempo em que eles clamarem a mim, por causa do seu mal.

15 Que direito tem a minha amada na minha casa, visto que com muitos tem cometido grande lascívia? Crês que os sacrifícios e as carnes santificadas poderão afastar de ti o mal? Então saltarias de prazer.

16 Denominou-te o Senhor oliveira verde, formosa por seus deliciosos frutos, mas agora à voz de um grande tumulto acendeu fogo ao redor dela e se quebraram os seus ramos.

17 Porque o Senhor dos Exércitos, que te plantou, pronunciou contra ti o mal, pela maldade da casa de Israel e da casa de Judá, que para si mesma fizeram, pois me provocaram à ira, queimando incenso a Baal.

18 E o Senhor me fez saber, e assim o soube; então me fizeste ver as suas ações.

19 E eu era como um cordeiro, como um boi que levam à matança; porque não sabia que maquinavam propósitos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com o seu fruto, e cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome.

20 Mas, ó Senhor dos Exércitos, justo Juiz, que provas os rins e o coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti descobri a minha causa.

21 Portanto, assim diz o Senhor acerca dos homens de Anatote, que buscam a tua vida, dizendo: Não profetizes no nome do Senhor, para que não morras às nossas mãos.

22 Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que eu os castigarei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e suas filhas morrerão de fome.

23 E não haverá deles um remanescente, porque farei vir o mal sobre os homens de Anatote, no ano da sua visitação.

Jeremias

A maldição sobre os que rompem a aliança (Jeremias 11:1-4)

Jeremias 11:1-2
O profeta Jeremias recebe a palavra de Deus, que deverá ser anunciada aos habitantes de Judá e Jerusalém. Uma aliança havia sido feita entre Deus e o povo de Israel, e aqueles que não obedecessem às suas palavras seriam amaldiçoados.

Jeremias 11:3-4
Deus ordenou que ouvissem sua voz e cumprissem todas as suas ordens. Em troca, ele seria seu Deus e eles seriam seu povo. Esta aliança foi feita quando Deus os libertou da escravidão no Egito, e ele os havia conduzido a uma terra prometida que fluía “leite e mel”.

A quebra da aliança (Jeremias 11:5-10)

Jeremias 11:5-8
O povo de Judá, no entanto, não ouviu as palavras de Deus. Eles andaram de acordo com seus próprios corações maus, negligenciando a aliança que haviam feito. Portanto, Deus trouxe sobre eles todas as maldições que lhes havia advertido, mas eles continuaram a desobedecer.

Jeremias 11:9-10
Jeremias profetizou que uma conspiração havia sido tramada entre os habitantes de Judá e Jerusalém. Eles retornaram à idolatria de seus ancestrais, servindo a outros deuses e quebrando a aliança que Deus havia feito com seus pais.## A Maldição da Desobediência (Jeremias 11:1-4)

Jeremias é encarregado por Deus de proclamar a maldição sobre aqueles que não obedecem à Sua aliança. Esta aliança, estabelecida na libertação do Egito (v. 4), exigia obediência à voz de Deus em troca de bênçãos e prosperidade.

A Rebelião e a Idolatria (Jeremias 11:9-13)

Apesar dos avisos de Deus, o povo de Judá se voltou para a idolatria e quebrou sua aliança (v. 10). Eles estabeleceram altares para adorar Baal e outros falsos deuses, multiplicando seus deuses conforme o número de suas cidades e ruas (v. 13).

A Ira de Deus (Jeremias 11:11, 16-17)

A desobediência e a idolatria do povo provocaram a ira de Deus. Ele declara que trará mal sobre eles, do qual não poderão escapar (v. 11). A oliveira verde que representava Judá (v. 16) é incendiada, simbolizando a destruição que virá sobre a nação (v. 17).

A Vingança Divina (Jeremias 11:20-23)

Apesar dos apelos do profeta (v. 14), Deus não ouvirá as orações do povo (v. 11). Ele julgará os homens de Anatote, que perseguiram Jeremias (v. 21), e não restará nenhum remanescente deles (v. 23).A Maldição da Desobediência (Jeremias 11:3-8)

O Senhor amaldiçoa aqueles que não obedecem à sua aliança, pois eles quebraram o juramento que Deus fez com seus pais. Não escutando sua voz e seguindo seus próprios caminhos malignos, eles trouxeram sobre si todas as palavras da aliança que lhes foi ordenada que cumprissem.

A Conspiração dos Judeus (Jeremias 11:9-13)

Deus revela uma conspiração entre os homens de Judá e os habitantes de Jerusalém que voltaram às maldades de seus antepassados. Eles abandonaram as palavras do Senhor e adoraram outros deuses, quebrando assim a aliança divina com Israel e Judá. Por isso, Deus trará mal sobre eles, e seus clamores não serão ouvidos.

A Idolatra Perdida (Jeremias 11:14-17)

Apesar das muitas bênçãos que Deus concedeu a Judá, eles se envolveram em atos de luxúria e afastaram-se de seu Deus. Deus os compara a uma oliveira verde, outrora bela e frutífera, mas agora queimada pelo fogo de sua ira devido à sua idolatria. Ele os acusa de provocá-lo à ira com suas ofertas a Baal.

A Visão de Jeremias (Jeremias 11:18-23)

O Senhor faz com que Jeremias testemunhe a maldade dos homens de Judá, e o profeta fica chocado com sua ignorância sobre os planos malignos tramados contra ele. No entanto, ele clama a Deus por justiça, confiante de que o Senhor vingará sua causa. Deus afirma que punirá os homens de Anatote, que buscaram matar Jeremias, e não deixará nenhum remanescente entre eles.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo