A Alegria de Deus por Pecadores Arrependidos (Lucas 15:1-32)

1 Todos os publicanos e “pecadores” estavam se reunindo para ouvi-lo.

2 Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: “Este homem recebe pecadores e come com eles”.

3 Então Jesus lhes contou esta parábola:

4 “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?

5 E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros

6 e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’.

7 Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se”.

8 “Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la?

9 E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’.

10 Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

11 Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos.

12 O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.

13 “Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.

14 Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade.

15 Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos.

16 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.

17 “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!

18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.

19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.

20 A seguir, levantou-se e foi para seu pai. “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.

21 “O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.

22 “Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.

23 Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar.

24 Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.

25 “Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança.

26 Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo.

27 Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’.

28 “O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele.

29 Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.

30 Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! ’

31 “Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.

32 Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ “.

Lucas

A Rejeição dos Fariseus (Lucas 15:1-2)

Os publicanos e pecadores eram desprezados pela sociedade, mas Jesus os recebia com amor e compaixão. Isso irritou os fariseus e mestres da lei, que o acusaram de se associar com pessoas impuras.

A Alegria de Deus pelo Arrependimento (Lucas 15:3-7)

Para ilustrar a alegria de Deus pelos pecadores arrependidos, Jesus contou a parábola da ovelha perdida e da moeda perdida. Essas histórias enfatizam que Deus busca ativamente aqueles que se desviaram e se alegra grandemente quando eles retornam.

O Filho Pródigo (Lucas 15:11-24)

A parábola do filho pródigo retrata o amor incondicional de Deus por todos os pecadores. O filho mais novo desperdiçou sua herança e viveu uma vida dissoluta, mas quando ele se arrependeu e voltou para casa, seu pai o recebeu com alegria e celebração.

A Inveja do Filho Mais Velho (Lucas 15:25-32)

O filho mais velho ficou com ciúmes do perdão e da celebração concedidos ao seu irmão. Ele sentiu que sua justiça havia sido desprezada. No entanto, o pai explicou que a alegria de encontrar o perdido superava qualquer ressentimento que ele pudesse sentir.## A Alegria de Jesus por Pecadores Arrependidos (Lucas 15:1-32)

Os Fariseus Críticos (Lucas 15:1-2)

Jesus Recebe Pecadores (Lucas 15:1-2)

Os fariseus e mestres da lei criticaram Jesus por receber e comer com os pecadores. Eles consideravam os pecadores como impuros e indignos da companhia de pessoas justas. No entanto, Jesus desafiou essa visão, mostrando que Deus ama mesmo os pecadores e deseja o seu arrependimento.

Parábolas da Ovelha Perdida e da Moeda Perdida (Lucas 15:3-10)

A Ovelha Perdida (Lucas 15:3-7)

Jesus contou a parábola da ovelha perdida para ilustrar a alegria que Deus sente pelo arrependimento de um pecador. Ele enfatizou que Deus deixa de lado os justos para buscar e resgatar os perdidos. A recuperação da ovelha representa a alegria do céu por um pecador que se arrepende.

A Moeda Perdida (Lucas 15:8-10)

De forma semelhante, a parábola da moeda perdida destaca a alegria da mulher ao encontrar sua moeda perdida. Deus também se alegra quando um pecador se arrepende e volta para ele. O arrependimento traz alegria não apenas ao pecador, mas também a Deus e aos anjos.

A Parábola do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32)

O Filho Perdido (Lucas 15:11-24)

O filho mais novo representa os pecadores que se afastam de Deus e desperdiçam suas vidas. No entanto, ele experimenta arrependimento e retorna ao seu pai. O pai representa o amor e a compaixão de Deus, que recebe de volta o pecador arrependido com alegria.

O Filho Mais Velho (Lucas 15:25-32)

O filho mais velho representa aqueles que são religiosos, mas não têm um relacionamento com Deus. Ele fica ressentido com a alegria expressa pelo pai pelo retorno do irmão perdido. No entanto, o pai o lembra que ele sempre esteve com ele e que tudo o que ele tem pertence também ao irmão.## A Alegria de Deus por Pecadores Arrependidos (Lucas 15:1-10)

Jesus narra parábolas para ilustrar a alegria divina pelo arrependimento dos pecadores. A parábola da ovelha perdida (Lucas 15:3-7) retrata o amor inabalável de Deus pelos perdidos, enquanto a mulher que perdeu sua moeda (Lucas 15:8-10) simboliza a alegria dos anjos pela restauração do pecador.

“Os Publicanos e os Pecadores” (Lucas 15:1-2)

Os fariseus e escribas criticavam Jesus por acolher pecadores e publicanos, considerados impuros e indignos. No entanto, Jesus desafiou essa mentalidade, enfatizando o chamado de Deus para alcançar os perdidos (Lucas 19:10).

“A Alegria do Céu” (Lucas 15:7, 10)

Jesus ensina que a alegria do céu é maior por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento. Essa alegria celeste é um reflexo do profundo amor e misericórdia de Deus, que anseia pela restauração de todos (Efésios 2:4-7).

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo