Aliança de Deus com Abrão (Gênesis 15:1-21)

1 Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! “

2 Mas Abrão perguntou: “Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco? “

3 E acrescentou: “Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro! “

4 Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”.

5 Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.

6 Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.

7 Disse-lhe ainda: “Eu sou o Senhor, que o tirei de Ur dos caldeus para dar-lhe esta terra como herança”.

8 Perguntou-lhe Abrão: “Ó Soberano Senhor, como posso saber que tomarei posse dela? “

9 Respondeu-lhe o Senhor: “Traga-me uma novilha, uma cabra e um carneiro, todos com três anos de vida, e também uma rolinha e um pombinho”.

10 Abrão trouxe todos esses animais, cortou-os ao meio e colocou cada metade em frente à outra; as aves, porém, ele não cortou.

11 Nisso, aves de rapina começaram a descer sobre os cadáveres, mas Abrão as enxotava.

12 Ao pôr-do-sol, Abrão foi tomado de sono profundo, e eis que vieram sobre ele trevas densas e apavorantes.

13 Então o Senhor lhe disse: “Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatrocentos anos.

14 Mas eu castigarei a nação a quem servirão como escravos e, depois de tudo, sairão com muitos bens.

15 Você, porém, irá em paz a seus antepassados e será sepultado em boa velhice.

16 Na quarta geração, os seus descendentes voltarão para cá, porque a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa”.

17 Depois que o sol se pôs e veio a escuridão, eis que um fogareiro esfumaçante, com uma tocha acesa, passou por entre os pedaços dos animais.

18 Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: “Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates:

19 a terra dos queneus, dos quenezeus, dos cadmoneus,

20 dos hititas, dos ferezeus, dos refains,

21 dos amorreus, dos cananeus, dos girgaseus e dos jebuseus”.

Gênesis

A visão de Deus e a promessa de proteção (Gênesis 15:1-4)

Deus aparece a Abrão em uma visão, garantindo não temer, pois Ele é o seu escudo e sua recompensa será grande. No entanto, Abrão expressa sua preocupação com a falta de um herdeiro, temendo que um servo herde seus bens. Deus revela que seu próprio filho será seu herdeiro e que sua descendência será tão numerosa quanto as estrelas do céu.

A aliança da fé (Gênesis 15:5-6)

Deus leva Abrão para fora da tenda e o instrui a olhar para o céu e contar as estrelas, se possível. Abrão crê na palavra do Senhor, e Deus declara que essa fé lhe será creditada como justiça. Assim, Deus estabelece uma aliança com Abrão com base na fé dele.

A previsão do exílio (Gênesis 15:7-16)

Deus revela que os descendentes de Abrão serão estrangeiros em uma terra estranha por 400 anos, onde sofrerão escravidão e opressão. No entanto, Deus promete castigar a nação que os escravizar e libertá-los com grande riqueza. Abrão também é informado que ele morrerá pacificamente e seus descendentes retornarão à terra prometida após quatro gerações.

A aliança entre os pedaços (Gênesis 15:7-21)

Deus instrui Abrão a sacrificar vários animais e cortar seus corpos ao meio. Ele ordena as metades opostas, mas não corta as aves. Aves de rapina tentam atacar os corpos, mas Abrão as afugenta. Ao pôr do sol, Abrão cai em um sono profundo e trevas o envolvem. Deus faz uma aliança com Abrão, prometendo dar a seus descendentes a terra que se estende do Egito ao rio Eufrates, abrangendo as terras dos queneus aos jebuseus. Esta aliança é simbolizada por um fogareiro fumegante e uma tocha acesa passando entre os pedaços dos animais sacrificados.## O Pedido de Abrão e Sua Fé (Gênesis 15:1-3)

Embora Deus tenha prometido a Abrão descendentes inumeráveis, o patriarca continuou sem filhos. Desesperado, ele perguntou a Deus sobre herdeiro, oferecendo seu servo Eliézer como alternativa. No entanto, a resposta do Senhor foi clara: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro” (v. 4).

A Visão das Estrelas e a Aliança (Gênesis 15:4-6)

Deus levou Abrão para fora de sua tenda e disse-lhe para olhar para o céu e contar as estrelas. Ele prometeu que a descendência de Abrão seria tão numerosa quanto as estrelas (v. 5). Abrão creu em Deus, e essa fé foi “creditada como justiça” (v. 6), estabelecendo um padrão para a salvação pela fé.

A Aliança com Abrão (Gênesis 15:18-21)

Deus fez uma aliança com Abrão, prometendo-lhe a posse da terra de Canaã, desde o Rio Nilo até o Rio Eufrates (v. 18). Isso incluía os territórios de dez povos cananeus específicos (vv. 19-21). Deus confirmou sua aliança ao passar um “fogareiro fumegante” e uma “tocha acesa” entre os pedaços de animais sacrificados (v. 17).

Uma Profecia Preditiva (Gênesis 15:13-16)

Apesar da promessa de bênçãos futuras, Deus também profetizou que os descendentes de Abrão se tornariam estrangeiros e escravos em uma terra estrangeira por 400 anos (vv. 13-14). No entanto, ele prometeu libertá-los e dar-lhes uma herança abundante (vv. 14-16).

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo