43 No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.
44 E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
45 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
46 Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
João
O Chamado de Filipe (João 1:43)
“No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.”
Este versículo marca o início do chamado de Jesus a Filipe, um dos seus primeiros discípulos. Jesus inicia o relacionamento com Filipe, encontrando-o e convidando-o a segui-Lo. O chamado de Filipe demonstra a iniciativa de Jesus em buscar e chamar indivíduos para fazerem parte do Seu propósito.
A Cidade de Filipe (João 1:44)
“E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.”
Este versículo fornece uma informação geográfica sobre Filipe, que era de Betsaida, a mesma cidade que André e Pedro. A menção a André e Pedro sugere que Filipe já conhecia Jesus através deles e pode ter testemunhado o Seu ministério anterior.
O Testemunho de Filipe a Natanael (João 1:45)
“Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.”
O entusiasmo de Filipe é evidente quando ele encontra Natanael e compartilha a notícia de que encontraram “aquele” de quem as Escrituras profetizaram. A afirmação de Filipe de que Jesus é “o filho de José” pode ter sido uma forma de identificar Jesus como um homem comum, tornando Seu chamado mais relacionável.## Jesus Chama Filipe (João 1:43)
- Versículo 43: “No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.”
Filipe, um discípulo de Betsaida, foi convidado por Jesus para segui-lo. Este chamado foi um convite à salvação, um pedido para deixar a vida antiga e se tornar um seguidor de Cristo.
Felipe encontra Natanael (João 1:45)
- Versículo 45: “Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.”
Filipe compartilhou sua descoberta com Natanael, anunciando que eles encontraram o Messias prometido nas Escrituras. Ele reconheceu Jesus como o cumprimento das profecias do Antigo Testamento.
A Dúvida de Natanael (João 1:46)
- Versículo 46: “Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.”
Natanael inicialmente duvidou do testemunho de Filipe, questionando se algo bom poderia vir de Nazaré, uma cidade desprezada. No entanto, Filipe o encorajou a investigar por si mesmo, reconhecendo que o próprio encontro de Natanael com Jesus dissiparia suas dúvidas.
O Chamado de Filipe e Natanael e a Grande Comissão (João 1:43-46)
### O Encontro com Filipe (João 1:43)
- “No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.”
Jesus, tendo chamado seus primeiros discípulos, se volta para Filipe, da cidade de Betsaida. Com o simples convite, “Segue-me”, Jesus o chama para uma jornada de discipulado. Este não é apenas um convite, mas uma comissão para servir a Deus e espalhar a mensagem do evangelho.
### A Busca por Natanael (João 1:45)
- “Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.”
Filipe, tendo aceitado o chamado de Jesus, agora compartilha as boas novas com Natanael. Ele proclama que Jesus é o Messias, aquele predito nas Escrituras, o Filho de Deus. O entusiasmo de Filipe reflete a urgência da Grande Comissão, pois ele busca compartilhar a mensagem do evangelho com todos os que encontra.
### As Dúvidas de Natanael (João 1:46)
- “Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.”
As dúvidas de Natanael sobre a possibilidade de algo bom vir de Nazaré são compreensíveis, dado o status humilde da cidade. Porém, a resposta de Filipe, “Vem, e vê”, desafia essas dúvidas e convida Natanael a experimentar pessoalmente a verdade das palavras de Filipe. Esta resposta encapsula o princípio da fé, que é baseada na experiência e não na suposição.